O coração dos mamíferos como os das aves tem

No sistema cardiovascular, o coração atua propulsionando o sangue. Esse órgão muscular diferencia-se entre os vertebrados pela quantidade de câmaras que apresenta.

O coração dos mamíferos como os das aves tem
O coração humano, assim como o dos demais mamíferos, apresenta quatro cavidades

O coração é um órgão muscular presente no sistema cardiovascular que atua como uma bomba. Dessa forma, ele pode contrair-se (sístole) e relaxar (diástole) de forma rítmica, propulsionando o sangue para fluir por todo o corpo e retornar até ele.

O coração é constituído por duas ou mais câmaras. As câmaras por onde o sangue adentra o coração são denominadas de átrios, e as câmaras por onde o sangue deixa o coração são denominadas de ventrículos. A quantidade de câmaras varia entre os diversos grupos de vertebrados.

O coração dos mamíferos como os das aves tem

Os corações dos vertebrados podem ser diferenciados pela quantidade de cavidades que apresentam

→ Coração nos vertebrados

Os corações dos animais vertebrados podem ser diferenciados pela quantidade de câmaras que apresentam:

  • Peixes: coração apresenta duas câmaras (um átrio e um ventrículo);

  • Anfíbios: coração apresenta três câmaras (dois átrios e um ventrículo), sendo o septo atrial incompleto em algumas espécies;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Répteis: coração apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos), no entanto, em algumas espécies, o ventrículo é parcialmente dividido;

  • Aves: coração apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos);

  • Mamíferos: coração apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos).

Coração humano

O coração humano é formado pelo músculo cardíaco (miocárdio), revestido externamente por uma membrana denominada pericárdio e internamente pelo endocárdio. Ele está situado dentro da caixa torácica, o que lhe confere maior proteção, e seu tamanho é aproximadamente o mesmo do punho fechado do indivíduo.

Assim como o dos demais mamíferos, o coração humano apresenta quatro câmaras, sendo dois átrios e dois ventrículos. Entre os átrios e ventrículos, encontram-se orifícios pelos quais essas câmaras se comunicam. Esses orifícios são protegidos por valvas, a valva atrioventricular direita (ou tricúspide) e a valva atrioventricular esquerda (bicúspide ou mitral).

Para saber o caminho do sangue no nosso corpo, leia nosso texto sobre circulação sistêmica e pulmonar.

Por Helivania Sardinha dos Santos

O coração é um órgão muscular pertencente ao sistema cardiovascular. Apresenta como função o bombeamento de sangue por todo o corpo, sendo responsável, portanto, por garantir o transporte de nutrientes e gases. Todos os animais vertebrados possuem esse órgão, mas é possível observar diferenças anatômicas entre os grupos.

Coração dos peixes

Os peixes são animais aquáticos que possuem um coração relativamente primitivo, que é composto por duas câmaras dispostas em série: um átrio e um ventrículo. O sangue que passa pelo coração dos peixes é rico em gás carbônico e é bombeado pelo coração até as brânquias para que ocorram as trocas gasosas. Esse sangue, que se tornou rico em oxigênio após as trocas gasosas, é levado para todo o corpo, retornando posteriormente rico em gás carbônico para o coração. A circulação dos peixes é, portanto, simples, pois passa apenas uma vez por esse órgão para completar o circuito.

Coração dos anfíbios

O coração dos anfíbios apresenta três cavidades: dois átrios completamente separados e um ventrículo. Pelo átrio esquerdo, o coração recebe sangue rico em oxigênio proveniente dos pulmões. O átrio direito recebe sangue venoso proveniente do corpo. Os dois tipos de sangue encontram-se no ventrículo. É importante salientar que, nos anfíbios, em virtude da respiração cutânea, o sangue que realizou trocas gasosas na pele e está rico em oxigênio junta-se ao sangue rico em gás carbônico no átrio direito. Diferentemente dos peixes, a circulação dos anfíbios é dupla, uma vez que o sangue passa duas vezes pelo coração para completar um circuito.

O coração dos mamíferos como os das aves tem

Observe as diferenças anatômicas dos corações dos diferentes grupos de vertebrados

Coração dos répteis

O coração dos répteis apresenta algumas diferenças entre o próprio grupo. O coração dos répteis crocodilianos é diferente do observado em répteis não crocodilianos. Nesse último grupo, observa-se ainda uma divisão incompleta do ventrículo; nos crocodilianos, todas as câmaras estão completamente divididas.

O sangue que chega ao lado esquerdo do coração é rico em oxigênio e é proveniente do pulmão, e o sangue que chega pelo átrio direito é rico em gás carbônico e é proveniente do corpo. Nos não crocodilianos, ocorre o encontro desses tipos de sangue no ventrículo. Nos crocodilianos, apesar de o coração apresentar quatro câmeras, há o encontro de sangue em uma região chamada de forame de Panizza, que conecta o arco aórtico sistêmico direito e esquerdo. Em répteis, a circulação é dupla.

Coração das aves e dos mamíferos

As aves e os mamíferos possuem um coração bastante semelhante. Nesses grupos, é possível observar a presença de um coração com quatro cavidades. Do lado esquerdo, há sangue rico em oxigênio e, do lado direito, há sangue rico em gás carbônico. Nesses grupos, a circulação também é dupla.


Por Ma. Vanessa dos Santos

As aves são animais com sistema circulatório fechado, duplo e completo. No sistema circulatório fechado, o sangue desses animais circula somente no interior de vasos; no sistema de circulação dupla, o sangue das aves passa duas vezes pelo coração; e no sistema circulatório completo, o sangue arterial não se mistura com o sangue venoso.

O coração das aves apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos) que se encontram totalmente separadas. O sangue venoso (rico em gás carbônico) proveniente do corpo do animal é levado até o átrio direito através de veias; enquanto que o sangue arterial (rico em oxigênio), proveniente dos pulmões, chega ao átrio esquerdo. Através de sístoles simultâneas, o sangue dos dois átrios é impulsionado para os respectivos ventrículos (átrio direito para o ventrículo direito; e átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo). De cada ventrículo, o sangue é impulsionado para as artérias.

A artéria que se liga ao ventrículo direito é a artéria pulmonar e é por ela que o sangue venoso chega até os pulmões, sendo que a artéria que está ligada ao ventrículo esquerdo é a artéria aorta, que leva sangue arterial para todos os órgãos e tecidos do corpo do animal.

O sistema circulatório das aves se assemelha ao dos mamíferos, com pequenas diferenças, por exemplo: as hemácias das aves são dotadas de núcleo e com formas ovais, enquanto que as hemácias nos mamíferos são desprovidas de núcleo (anucleadas) e de formato arredondado. Outra diferença é que, nas aves, a artéria aorta que sai do ventrículo esquerdo é voltada para a direita, enquanto que nos mamíferos, a artéria aorta está voltada para a esquerda.

O fato de as aves possuírem circulação dupla e completa dá a esses animais uma maior disponibilidade de oxigênio e, consequentemente, uma maior disponibilidade de energia para que o animal consiga alçar voo e também para que ele mantenha sua temperatura corporal constante (homeotermia).

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto: