Texto sobre danças populares brasileiras

* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

O Brasil é um país muito rico culturalmente, o que torna as danças brasileiras um sucesso entre os habitantes do país e com fãs no mundo todo. Entre as mais populares, há ritmos regionais que remetem a celebrações tradicionais e outras que tocam em rádios pelo mundo todo. 

O Festival Ginga promovido pelo Rio Quente celebra todos esses gêneros unindo uma experiência incrível no resort com a oportunidade de aprender novos ritmos durante a sua viagem. Que tal experimentar e se tornar um pé de valsa? 

Abaixo, conheça alguns tipos de danças brasileiras que estarão presentes nas nossas aulas de dança, oficinas e shows. Lembrando que a programação pode sofrer alterações sem aviso prévio.

Uma das danças populares brasileiras preferidas para casais é o forró. Ele é um ritmo originário do nordeste do Brasil e domina as festas juninas. O ritmo é influenciado por outras músicas tipicamente brasileiras, como o xote, o baião e o xaxado. 

Em uma canção de forró, não pode faltar o trio instrumental composto pelo acordeão ou sanfona, zabumba e triângulo. Para dançar, é preciso soltar o corpo e arrastar o pé. Os movimentos são circulares e envolvem giros, saltos e aberturas laterais. Outro passo consiste em caminhar para frente e para trás ao realizar os movimentos.

A dança afro-brasileira é inspirada nos movimentos realizados em celebrações características da cultura africana, como casamentos, nascimento e colheita. O ritmo é ditado por instrumentos de percussão e pelo batuque de tambores.

Alguns movimentos típicos das danças afro-brasileiras são a roda e o uso de fileiras para organizar os bailarinos. Entre os exemplos de gêneros estão a congada, de cunho religioso; o maracatu, ritmo tradicional no nordeste brasileiro e a capoeira, uma mistura de dança com prática esportiva. 

Assim como os exemplos acima, o samba possui influência em ritmos africanos. Desta forma, é possível classificá-lo em subgêneros. Existe a vertente composta pelas passistas de escola de samba; o ritmo promovido em gafieiras e dançado a dois; o samba de roda, que mescla a cultura africana com a portuguesa e o samba-canção, que ganhou as rádios brasileiras nos anos 1950. 

O que une todos os subgêneros é a presença de instrumentos de percussão. No entanto, o samba tradicional utiliza-se mais de  tambores, triângulo e pratos, enquanto o samba atual adicionou instrumentos como  pandeiro, surdo, tamborim, cuíca e ganzá, além de instrumentos de corda. 

Texto sobre danças populares brasileiras

O Hip Hop surgiu como uma dança de rua promovida por grupo minoritários no Estados Unidos na década de 1980. Entre eles estavam jamaicanos, latinos e afro-americanos. 

No Brasil, o gênero ganhou os primeiros adeptos na cidade de São Paulo, em suas variadas expressões como o rap, o beat box, o breakdance e o graffiti. O principal destaque dos movimentos de dança deste ritmo é a improvisação. Giros com as mãos no chão, alternância dos pés e movimentos acrobáticos compõem essa dança enérgica. 

Um exemplo entre as danças regionais brasileiras que conquistou o país todo foi o axé. O ritmo envolvente da Bahia é presente em carnavais de todo Brasil e possui influência do frevo, reggae, merengue, forró, ritmos do candomblé, pop-rock, entre outros gêneros. 

O termo “axé” é originário do candomblé e quer dizer “energia positiva”. O ritmo dançante inspira passos cheios de gingado, com coreografias ensaiadas e sensuais. Uma aula de axé é uma ótima atividade aeróbica.

Para quem, como nós, é apaixonado por música, venha curtir o Festival Ginga, que reúne apresentações de dança e oficinas para quem quer aprender coreografia de  danças brasileiras e muito mais. 

O parque aquático e resort Rio Quente fica localizado em Goiás e é um paraíso de águas quentinhas. O local é ideal para receber pessoas de todas as idades, pois conta com uma programação de atividades, shows e espetáculos que agradam a todos! Tudo isso em um cenário paradisíaco em meio à natureza do Cerrado. 

Contamos com apresentações musicais de diversos ritmos para animar suas noites conosco. Por aqui, samba, pagode, rock, pop, MPB e danças tradicionais brasileiras ganham os palcos e as pistas. 

Esperamos você para viver momentos inesquecíveis! Conheça nossos pacotes promocionais e faça a sua viagem em um local que está apto para recebê-lo em segurança. 

As danças folclóricas representam um conjunto de danças sociais, peculiares de cada estado brasileiro, oriundas de antigos rituais mágicos e religiosos.

As danças folclóricas possuem diversas funções como a comemoração de datas religiosas, homenagens, agradecimentos, saudações às forças espirituais, etc.

Principais Danças Folclóricas

No Brasil, o folclore brasileiro possui muitas danças que representam as tradições e as culturas de determinada região.

No país, as danças folclóricas surgiram da fusão das culturas europeia, indígena e africana. Elas são celebradas em festas populares caracterizadas por músicas, figurinos e cenários representativos.

Confira abaixo as principais danças folclóricas brasileiras:

Bumba meu boi

Texto sobre danças populares brasileiras
Texto sobre danças populares brasileiras

Esta dança folclórica, conhecida em outras regiões brasileiras como o boi-bumbá, é típica do norte e do nordeste.

O Bumba meu boi possui uma origem diversificada, pois apresenta traços das culturas espanhola, portuguesa, africana e indígena.

Trata-se de uma dança na qual a representação teatral é um fator marcante. Assim, a história da vida e da morte do boi é declamada enquanto os personagens realizam suas danças.

Você também pode se interessar por: Cultura do Norte

Samba de Roda

Texto sobre danças populares brasileiras

O samba de roda surgiu no estado da Bahia no século XIX e representa uma dança associada à capoeira e ao culto dos orixás.

Surgiu como forma de preservação da cultura dos escravos africanos. O samba de roda é uma variante do samba, que embora tenha se disseminado por várias partes do Brasil, é tradicional da região do Recôncavo Baiano.

Texto sobre danças populares brasileiras

O frevo é uma dança típica do carnaval pernambucano surgida no século XIX. Diferente de outras marchinhas carnavalescas, ele é caracterizado pela ausência de letras onde os dançarinos seguram pequenos guarda-chuvas coloridos como elemento coreográfico.

A palavra "frevo" é originária do verbo "ferver", representando, desta maneira, particularidades desta dança demasiadamente frenética.

Maracatu

Texto sobre danças populares brasileiras

O maracatu, termo africano que significa "dança" ou "batuque", é uma dança típica da região nordeste com grande destaque para a região de Pernambuco.

Esse ritmo e dança apresentam fortes características religiosas, composto por uma mistura de elementos indígenas, europeus e afro-brasileiros.

Baião

Texto sobre danças populares brasileiras

O baião é uma dança e canto típicos do nordeste brasileiro que recebeu, em suas origens, influências das danças indígenas e da música caipira.

Com movimentos que se aproximam do forró, o baião é dançado em pares e sua temática é baseada no cotidiano e nas dificuldades da vida dos nordestinos.

Quadrilha

Texto sobre danças populares brasileiras

A quadrilha foi popularizada no Brasil a partir do Século XIX mediante influência da Corte Portuguesa.

É uma dança típica das festas juninas, bailada em duplas de casais caracterizados com vestimenta tipicamente caipira. Atualmente, a quadrilha abrange todas as regiões do Brasil.

Catira

Texto sobre danças populares brasileiras

A catira ou cateretê é uma dança folclórica presente em vários estados brasileiros. Há controvérsias em relação à sua origem, entretanto, acredita-se que ela contém influências indígena, africana, espanhola e portuguesa.

A catira apresenta muitos elementos ligados à cultura caipira caracterizada pelo figurino dos dançarinos acompanhados ao som das violas.

Jongo

Texto sobre danças populares brasileiras

Dança folclórica de origem africana e em alguns lugares é conhecida pelo nome "caxambu". O jongo é uma dança da zona rural, acompanhada por instrumentos de percussão. Muitas vezes ela é considerada uma variante do samba.

Outras Danças Folclóricas Brasileiras

  • Pezinho
  • Xote (Xote Carreirinho, Xote Bragantino, Xote Duas Damas)
  • Dança do Siriá
  • Dança da Fita
  • Pastoris
  • Reisado
  • Çairé
  • Fandango
  • Bate Coxa
  • Carimbó
  • Marabaixo
  • Lundu
  • Marujada
  • Xaxado
  • Pericom
  • Ticumbi
  • Chula
  • Congada
  • Coco Alagoana
  • Samba de Matuto
  • Batuque
  • Dança do Boi de Mamão

Curiosidade

Foi Luís Gonzaga (1912-1989), sanfoneiro pernambucano e compositor popular brasileiro, o grande divulgador do Baião, do Xote e do Xaxado. Por isso, ele é popularmente conhecido com o “Rei do Baião”.

Texto sobre danças populares brasileiras
Flamenco, uma dança folclórica típica da Espanha

Todos os países possuem suas danças folclóricas, por exemplo, o flamenco espanhol, a tarantela italiana, o tango argentino, o fandango português, etc.

Não pare por aqui. Tem mais textos muito úteis para você:

Quiz do Folclore

Texto sobre danças populares brasileiras

🔽