Quem são os alunos com necessidades especiais para a declaração de salamanca?

Documento elaborado na Conferência Mundial sobre Educação Especial, em Salamanca, na Espanha, em 1994, com o objetivo de fornecer diretrizes básicas para a formulação e reforma de políticas e sistemas educacionais de acordo com o movimento de inclusão social.

Show

Qual é a importância da Declaração de Salamanca?

O documento reforça o direito à uma educação de qualidade e que considere as características e os interesses únicos de cada educando, evitando-se assim, discriminações e a exclusão escolar. Nesse sentido, propõe que as escolas se organizem e se capacitem para atender a todos.

Como citar a Declaração de Salamanca 1994?

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, 1994, Salamanca-Espanha. FOUCAULT, Michel. Os Anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Quem são os alunos com necessidades especiais para a Declaração de Salamanca?

Devem acolher crianças com deficiência e crianças bem dotadas; crianças que vivem nas ruas e que trabalham; crianças de populações distantes ou nômades; crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças Page 7 7 de outros grupos ou zonas desfavorecidas ou marginalizadas (Declaração de Salamanca, 1994, ...

O que a Declaração de Salamanca menciona sobre os seguintes aspectos que seriam a base da escola inclusiva?

O que a Declarao de Salamanca menciona sobre os seguintes aspectos que seriam a base da Escola Inclusiva: ... Escolas deveriam, portanto, prover oportunidades curriculares que sejam apropriadas a criana com habilidades e interesses diferentes.

Como resultado da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais realizada em 1994 na cidade espanhola de Salamanca a Declaração de Salamanca trata de princípios políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais a Declaração de Salamanca foi um documento assinado por vários países e se constituiu como um importante marco?

Como resultado da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, realizada entre 7 e 10 de junho de 1994, na cidade espanhola de Salamanca, a Declaração de Salamanca trata de princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais.

Porque a Declaração de Salamanca 1994 é considerada um marco internacional?

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (1994) A Declaração de Salamanca é, portanto, o documento resultante da Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais. E, por isso, ela é outro marco internacional no contexto da garantia dos direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais e deficiência.

Qual o foco atual da educação inclusiva?

Declaração Universal dos Direitos Humanos. Qual o foco atual da educação inclusiva no processo ensino-aprendizagem? Potencializar habilidades e competências do aluno. Reeducar o comportamento e a atitude do aluno.

O que trata as necessidades educativas especiais?

Consideram-se estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) aqueles que, por apresentarem determinadas condições específicas, podem necessitar de um conjunto de recursos educativos particulares, durante todo ou parte do seu percurso escolar, de forma a facilitar o seu desenvolvimento académico, pessoal e sócio ...

Quais são as necessidades educacionais especiais?

São necessidades relacionadas aos alunos que apresentam elevada capacidade ou dificuldades de aprendizagem. Esses alunos não são, necessariamente, portadores de deficiências, mas são aqueles que passam a ser especiais quando exigem respostas específicas adequadas.

O que significa tipo de inscrição NEE?

NEE quer dizer Necessidades Educativas Especiais e é um conceito atual em Educação. ... O conceito de NEE só foi adotado e redefinido a partir da Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), passando a abranger todas as crianças e jovens cujas necessidades envolvam deficiências ou dificuldades de aprendizagem.

O que é um aluno com NEE?

Pessoas com problemas ou dificuldades de ordem física ou mental são conhecidas como portadores de NEE (Necessidades Educativas Especiais). Segundo a LDB no Art. 58. ... Inserir os alunos de NEE em turmas que corresponda a sua faixa etária com a finalidade de estabelecer uma idade social.

O que quer dizer a sigla NEE?

O termo Necessidades Educativas Especiais (NEE) está associado a pessoas com problemas sensoriais, físicos, intelectuais e emocionais e com dificuldades de aprendizagem derivadas de fatores orgânicos e/ou ambientais.

Como trabalhar com alunos com necessidades especiais?

Como trabalhar a educação especial em sala de aula?

  1. Sempre manter a calma. ...
  2. O professor de educação especial precisa ter múltiplas funções. ...
  3. O professor de educação especial precisa ser flexível. ...
  4. Planeje aulas divertidas. ...
  5. Trabalhar o respeito em sala de aula. ...
  6. O debate da inclusão deve acontecer dentro da escola.

O que é ANEEs?

A Lei Distrital nº 3.

Porque incluir alunos com necessidades especiais?

Aprendizagem. Equidade. O direito do aluno com necessidades educativas especiais e de todos os cidadãos à educação é um direito constitucional. ... Esta valorização se efetua pelo resgate dos valores culturais, os que fortalecem identidade individual e coletiva, bem como pelo respeito ao ato de aprender e de construir.

Qual foi a primeira legislação a contemplar o atendimento educacional as pessoas com deficiência?

Qual foi a primeira legislação a contemplar o atendimento educacional às pessoas com deficiência? ... LDBEN, Lei 4.

Quais são as características necessárias para a formação de professores na Política Nacional de Educação Especial e nas diretrizes da educação especial para a educação básica?

§ 3º Os professores especializados em educação especial deverão comprovar: I - formação em cursos de licenciatura em educação especial ou em uma de suas áreas, preferencialmente de modo concomitante e associado à licenciatura para educação infantil ou para os anos iniciais do ensino fundamental; II - complementação de ...

O que é Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica?

A Resolução n° 2/2001, aprovada pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, coloca para os sistemas de ensino o desafio de se organizar para incluir os alunos e atender suas necessidades educacionais especiais.

Qual é a modalidade de ensino que o estudante do Público-alvo da educação especial tem direito ao acesso permanência e aprendizagem?

Na educação superior, a educação especial se efetiva por meio de ações que promovam o acesso, a permanência e a participação dos estudantes. ... O atendimento educacional especializado para esses estudantes é ofertado tanto na modalidade oral e escrita quanto na língua de sinais.

Qual a posição da Constituição Federal em relação à educação especial faça um breve relato?

A Constituição Federal estabelece o direito das pessoas com necessidades especiais receberem educação, preferencialmente, na rede regular de ensino ( inciso III do art. ... como forma de assegurar o mais plenamente possível o direito de integração na sociedade.

O que diz a Constituição de 1988 em relação à educação?

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Como é a educação inclusiva no Brasil?

A educação inclusiva no Brasil Hoje, com as novas diretrizes do PNE, escolas regulares recebem alunos com necessidades especiais. Para que isso ocorra, as instituições de ensino precisam passar por adaptações, como a implementação de rampas de acesso. ... Assim, um estudante com deficiência visual pode acessá-lo.

Como a Lei de Diretrizes e Bases define o público da educação especial?

DA EDUCAÇÃO ESPECIAL Art. 58 . Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.

O que a LDB fala sobre a educação inclusiva?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no 9.

Qual a contribuição da Lei 9.394 das Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 para a educação especial?

1) Qual a contribuição da Lei 9.

Pode reprovar um aluno especial?

Portanto, é possível sim que um aluno com deficiência, caso não tenha atingido as metas estipuladas para Ele. O fato é que qualitativamente falando o aluno sempre progredirá e atingirá alguma meta, no entanto, se a Escola adotar o método quantitativo para avaliá-lo então o mesmo poderá ser reprovado.

Pode reprovar na educação infantil?

Com a atualização na LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação, crianças com 4 e 5 anos de idade não poderão ser retidas ou reprovadas na pré-escola. O processo de avaliação das crianças nessa etapa de ensino ocorrerá mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças.

Qual a lei que diz que o aluno não pode ser reprovado?

Não há norma do Ministério do Educação (MEC) sobre o assunto. O que existe é uma resolução do CNE, ainda não homologada pelo ministério, que recomendou que redes de ensino e colégios de todo o País evitem aumento da reprovação de estudantes em 2020.

Como avaliar o aluno com necessidade especial?

INCLUSÃO. As atividades desenvolvidas pelos estudantes com deficiência intelectual em sala de aula podem ser adaptadas, desde que o currículo tenha sido adequado, conforme orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais. A avaliação deve ser feita de acordo com as potencialidades e os conhecimentos adquiridos pelo aluno.