Por que eu suo demais

Por que eu suo demais
Fot: Shutterstock

Parte da diversão da corrida no calor é reclamar do suor excessivo. Sentimos informar, mas sair pingando faz sim parte do esporte – há chances de você suar mesmo correndo nos dias frios. E é também uma função corporal super importante! Sua capacidade de suar é o que impede você de superaquecer. Desse modo, você consegue terminar os treinos em execução.

Por que eu suo demais

Mas se você está preocupado com o fato de que parece que tomou uma chuva enquanto seus colegas nem sequer começaram a se molhar, veja o que os especialistas têm a dizer.

Qual é o ponto ideal de sudorese, afinal?

Suar é o jeito do corpo de se resfriar naturalmente. Pense na transpiração como o sistema de ventilação do corpo. 

Quando o seu corpo começa a aquecer – seja devido a uma mudança na temperatura corporal, na temperatura externa ou em resposta ao estresse, digestão, medicamentos ou doenças – o sistema nervoso central envia sinais para as glândulas sudoríparas em todo o corpo. O resfriamento acontece quando o calor da superfície da pele se dissipa ao evaporar o suor.

+ Como começar a correr: 26 dicas de profissionais
+ Como seu corpo reage ao calor extremo

Existem dois tipos de transpiração: sudorese termorreguladora e emocional. A transpiração emocional ocorre como uma resposta ao estresse e outros estímulos emocionais. Isso porque o estresse ativa o hipotálamo, que funciona como um centro de regulação térmica do corpo. Durante o estresse, o hipotálamo envia sinais de neurotransmissores para as glândulas sudoríparas apócrinas. O que estimula a produção de suor.

Por que algumas pessoas têm suor excessivo?

Uma pessoa transpira em média entre 800 ml e 1,4 litro durante um treino de uma hora. Mas como algumas correm mais rápido que outras, elas suam mais. Seu corpo está realmente suando continuamente durante todo o dia. Você simplesmente não nota as gotas de suor e o acúmulo delas em suas roupas até que a taxa de evaporação seja ultrapassada pela sua taxa de transpiração ou produção de suor.

O suor excessivo pode ser afetado pelo seu peso, idade, sexo e níveis de estresse. Quanto mais pesado, velho e estressado você é, mais suor você provavelmente irá produzir. Além disso, não é necessário um especialista para lhe dizer isso, mas os homens tendem a suar mais do que as mulheres. Os homens são maiores, então suas glândulas sudoríparas precisam trabalhar mais para resfriar a superfície da pele.

Agora se você nota o suor excessivo em áreas específicas do corpo, como no cabelo mesmo durante a corrida leve, provavelmente é devido à hiperatividade de certas glândulas sudoríparas. Algumas pessoas têm um número maior de glândulas sudoríparas hiperativas. Como resultado, suam excessivamente mais que outras.

Não há maneira objetiva de saber se você tem suor excessivo, diz Onugha. Mas se a transpiração afetar sua capacidade de realizar atividades diárias (como segurar uma caneta ou usar chinelos), é provável que você faça parte de 1% da população com hiperidrose. É uma condição de suor excessivo nas mãos, axilas e pés que começam assim que você acorda e param enquanto dorme. Não está claro o que faz com que as pessoas suem anormalmente, embora uma certa porcentagem de pessoas com hiperidrose também tenha conexões nervosas anormais.

Quais são as desvantagens do suor excessivo?

Bem, há o óbvio: o cheiro. Você tem dois tipos de glândulas sudoríparas: écrinas e apócrinas. O suor de suas glândulas écrinas é inodoro. Mas o de suas glândulas apócrinas é geralmente um pouco mais grosso. Como se decompõe e se mistura com bactérias encontradas em seu corpo, pode produzir um odor corporal.

Quando a transpiração se mistura com bactérias, também pode causar descolorações grosseiras ou amarelamento das roupas. É por isso que você pode querer evitar treinar com cores claras. 

Depois, claro, há a acne. Exercício e suor não causam acne. As glândulas écrinas produzem suor e as glândulas sebáceas produzem sebo, ou óleo. Então, uma coisa não necessariamente tem a ver com a outra. No entanto, a umidade produzida pode estimular a proliferação de bactérias causadoras de acne. É ainda mais provável se houver atrito. Como o contato do top nas costas ou nos ombros.

O que você pode fazer sobre isso?

A transpiração é necessária para evitar o superaquecimento, mas se você sentir que está tendo suor excessivo, há algumas coisas que você pode fazer para secar.

Primeiro, a hiperidrose pode até ser rara. Mas questões genéticas, alguns medicamentos (como antidepressivos, remédios para enxaqueca e analgésicos opiáceos) e condições subjacentes (incluindo diabetes, doenças da glândula tireoide e gravidez) também podem levar à sudorese anormal. Se a sua quantidade de transpiração está afetando sua qualidade de vida, você deve ir ao médico para entender a real causa do problema. 

Um desodorante ou antitranspirante podem reduzir o odor ou a visibilidade do suor. O objetivo do desodorante é mascarar o ‘odor’ com uma fragrância. Já o objetivo de um antitranspirante é fazer parar de suar. Quando você olha de perto os ingredientes, antitranspirantes geralmente têm um metal como alumínio ou zinco, que bloqueia os poros liberadores do suor.

Há também antitranspirantes prescritos, que podem ser usados ​​para diminuir a produção de suor em excesso. Além de injeções de botox, usadas em locais de alta produção de suor no corpo (como axilas ou couro cabeludo) para diminuir a transpiração excessiva.

Caso contrário, existem algumas mudanças práticas fáceis que você pode fazer para evitar. Tome um banho assim que possível após a atividade física. Evite usar roupas sintéticas, pois elas não permitem tanta ventilação quanto o algodão ou o bambu. Por fim, evite roupas excessivamente apertadas que podem roçar a pele e provocar ainda mais irritação. E se você estiver praticando exercícios outdoor, escolha roupas de cores claras. Cores mais escuras absorvem mais raios solares e aquecem mais sua pele.

Há mais uma coisa: quanto mais você corre, mais eficiente o seu corpo se torna. O que significa que você ficará menos superaquecido não terá suor excessivo. Por isso, não use a temperatura como uma desculpa para você não ir aos treinos!

O suor excessivo, conhecido cientificamente como "hiperidrose", é uma condição em que as glândulas sudoríparas tornam-se mais ativas, levando à produção excessiva de suor na palma das mãos, pés, axilas, rosto, couro cabeludo, pescoço ou virilhas, mas também pode acontecer em qualquer parte do corpo.

Essa condição normalmente se inicia ainda na infância e o suor não surge apenas quando está muito calor ou após fazer alguma atividade física mais intensa, podendo surgir sem grande motivo, sendo influenciado por alterações hormonais e/ou emocionais, como medo, estresse ou insegurança. 

O suor excessivo pode ser bastante desconfortável e interferir na qualidade de vida, mas geralmente não indica um problema grave, podendo muitas vezes ser controlado com o uso de desodorantes ou discos absorventes. No entanto, é importante consultar o clínico geral ou dermatologista, para identificar a causa e indicar o tratamento mais adequado que pode ser feito injeções de botox ou até cirurgia.

O que pode ser

A produção de suor pelo corpo é normal e corresponde à tentativa do organismo de equilibrar a temperatura corporal através da liberação de líquidos. No entanto, em algumas situações, a produção de suor acontece de forma excessiva e sem que a pessoa esteja em um ambiente muito quente ou tenha praticado atividade física, por exemplo.

As principais causas de suor excessivo são:

  • Histórico familiar de suor excessivo;
  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Menopausa;
  • Gravidez;
  • Hipertireoidismo;
  • Diabetes;
  • Tuberculose;
  • Doença de Parkinson;
  • Artrite reumatóide;
  • Consumo frequente e excessivo de bebida alcoólicas;
  • Câncer, como linfoma ou leucemia;
  • Feocromocitoma.

Além disso, algumas situações podem piorar o suor excessivo como calor, comidas apimentadas, febre ou prática de exercícios físicos. 

Opções de tratamento para suor excessivo 

O médico mais indicado para procurar em caso de suor excessivo é o clínico geral, dermatologista ou o endocrinologista, se as causas forem hormonais, que podem indicar o tratamento mais adequado.

As principais opções de tratamento para o suor excessivo incluem:

1. Desodorantes antitranspirantes

Os desodorantes antitranspirantes, geralmente contêm hidróxido de alumínio, que é uma substância capaz de obstruir ou contrair as glândulas sudoríparas, diminuindo o suor, sendo geralmente indicados no caso de suor excessivo nas axilas.

Além disso, os desodorantes antitranspirantes, possuem substâncias que ajudam a eliminar o cheiro do suor nas axilas.

No entanto, o uso dos desodorantes antitranspirantes tem efeito muito limitado, sendo preciso passar uma nova camada depois de algumas poucas horas. Uma opção natural é a pedra hume, que também é antitranspirante.

Confira outras opções naturais para se livrar do cheiro de suor nas axilas e das roupas nesse vídeo:

2. Palmilhas ou discos absorventes

As palmilhas absorventes podem ser usadas para o suor excessivo nos pés. Já os discos absorventes, normalmente são indicados para as axilas.

Esses produtos absorvem o suor excessivo nessas regiões, e podem ser usados especialmente para não manchar a roupa, nem os sapatos.

3. Injeção de botox

A injeção de botox pode ser feita pelo médico para o suor excessivo nas axilas, palma das mãos, sola dos pés, virilhas ou couro cabeludo, pois age bloqueando a produção de suor pelas glândulas sudoríparas do local.

O tratamento com a toxina botulínica, no entanto, possui efeito temporário, geralmente de 6 meses, devendo ser feito com determinada frequência, o que pode ser bastante desconfortável para a pessoa. Entenda o que é o botox e para que serve.

4. Iontoforese

A iontoforese é feita com a aplicação de agentes ionizantes na região da pele, com suor excessivo, utilizando uma corrente elétrica para facilitar a absorção destas substâncias na pele. Esses íons, quando absorvidos, vão diminuindo gradualmente a transpiração no local da pele onde foram aplicados. 

O tratamento deve ser feito pelo médico de 2 a 3 vezes por semana, por cerca de 10 a 15 minutos, e, que, posteriormente vai sendo alterado para sessões quinzenais ou mensais.

A iontoforese não é um tratamento definitivo, por isto, deve ser feita regularmente para gerar resultados esperados. 

5. Remédios 

Alguns remédios podem ser indicados pelo médico para o suor excessivo, como o glicopirrolato ou a oxibutinina, que são anticolinérgicos, que agem reduzindo a produção do suor e podem ser tomados diariamente, de acordo com a orientação médica.

Os remédios antidepressivos também podem ser indicados pelo médico nos casos mais graves, o que ajuda também a reduzir a ansiedade que pode aumentar a produção de suor. 

Geralmente, esses remédios são indicados quando outras formas de tratamento não foram eficazes para reduzir o suor.

6. Cirurgia 

A cirurgia para suor excessivo, chamada de simpatectomia, é também é uma boa opção de tratamento para o suor excessivo.

Essa cirurgia é feita pelo médico cortando o nervo que estimula a glândula sudorípara a produzir suor, e desta forma, para-se de produzir excesso de umidade. Entenda melhor como funciona a cirurgia para parar de suar.

Apesar de garantir bons resultados, é comum haver aumento da produção de suor em outras áreas que não apresentavam suor excessivo, sendo essa uma resposta natural do corpo para manter a temperatura corporal adequada.