Na atualidade, novas tecnologias vêm possibilitando o desenvolvimento de ferramentas

Na atualidade, novas tecnologias vêm possibilitando o desenvolvimento de ferramentas

Loading Preview

Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.

Cada vez mais as novidades tecnológicas surgem no intuito de agilizar tarefas cotidianas e no próprio desenvolvimento de produtos e serviços

Em um mundo que parece estar encolhendo com o desaparecimento das distâncias físicas, as novas tecnologias desempenham um papel fundamental e se tornaram cruciais. Vivemos em um planeta conectado, que oferece infinitas opções de comunicação, e isso mudou profundamente o cenário dos negócios, gerando novas oportunidades bem como novos desafios.

Inseridas nessa realidade, as grandes empresas precisam apostar na inovação e, principalmente, em análises prospectivas de negócio, já que existe uma grande instabilidade apresentada pelo ambiente externo. Um produto ou processo pode ficar obsoleto ou ineficaz rapidamente, por exemplo, caso a concorrência se mobilize com mais velocidade.

Nesse contexto, é interessante discutirmos um pouco mais sobre as oportunidades e os desafios que a tecnologia vem trazendo para as grandes empresas. Acompanhe-nos:

Integração entre tecnologia e negócio

É certo que grande parte das empresas, independentemente do seu ramo, estão envolvidas em atividades de inovação — não apenas em termos de desenvolvimento de produtos e/ou processos (inovações tecnológicas), mas também em relação a estratégias de marketing, recursos humanos, atendimento ao cliente, entre outras. Isso porque a implementação tecnológica é notável tanto em processos internos como no próprio desenvolvimento de produtos e serviços.

No cenário atual de constante inovação, qualquer campo é inevitavelmente permeado e influenciado por esses avanços tecnológicos, e novas ferramentas são constantemente desenvolvidas. Como exemplo, temos os Data Centers — que possibilitam o aprimoramento do ERP e CRM de uma empresa —, as ferramentas de Business Intelligence, ou, ainda, a utilização de Big Data como fonte de coleta e análise de dados.

Obviamente, esses recursos trazem para os grandes players do mercado a possibilidade de melhorar a qualidade e eficiência de seus processos, porém, ao mesmo tempo, é preciso se movimentar a fim de aprender a lidar com eles. Trata-se de uma inovação que tira a empresa e seus colaboradores da zona de conforto, e que pode contribuir para a ampliação do seu portfólio de produtos e serviços.

Aumento de produtividade

Cada vez mais as novidades tecnológicas surgem no intuito de agilizar tarefas cotidianas, aumentando a produtividade nas grandes empresas. É o que possibilitam, por exemplo, os softwares de gestão de projetos, as agendas eletrônicas e as redes de mensagens instantâneas entre os colaboradores. Além disso, na indústria, o que percebemos é uma prevalência da automação sobre o trabalho humano, com vistas a aumentar ainda mais a produtividade, o que também contribui para o surgimento de novas qualificações profissionais.

O desafio, aqui, é alinhar a implementação dessas tecnologias às rotinas, processos e políticas da empresa. Não basta contar com uma impressora industrial para acelerar processos na indústria têxtil, por exemplo, se não existem profissionais qualificados para manejá-la ou para realizar a sua manutenção; ou, ainda, adotar qualquer nova ferramenta sem que haja um planejamento que delimite com clareza os objetivos e metas de produtividade a serem atingidos com ela.

Inovação e capacitação

Existe uma relação direta e proporcional entre a inovação e a capacitação. Quanto maior for a necessidade de tecnologia em uma empresa, maior será a demanda por profissionais qualificados e, em alguns casos, colaboradores multitarefa (principalmente quando consideramos que, atualmente, um mesmo dispositivo pode executar diferentes atividades).

Muitas empresas encontram dificuldades para encontrar esses profissionais qualificados no mercado e, por conta disso, precisam apostar em desenvolvimento e treinamento internamente. Além disso, se a inovação faz com que pessoas mais qualificadas consigam empregos, por outro lado, também significa a dispensa de profissionais desatualizados.

Captação de recursos

A hora de investir em inovação nas empresas é agora, principalmente quando nos referimos ao desenvolvimento e à pesquisa de novos produtos para a indústria. Isso porque, atualmente, não só no Brasil como em vários outros países, estão sendo criadas legislações de incentivo à tecnologia. Essa é uma grande oportunidade para as empresas.

Como exemplo, podemos citar o Inovar Auto, programa de incentivo à inovação tecnológica no setor automobilístico, ou a Lei do Bem, que garante diversos incentivos fiscais para as atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

É claro que o acompanhamento diário de todas as mudanças na legislação para aproveitar essas oportunidades é um grande desafio para os empreendedores que apostam na inovação. Muitas vezes, é necessário contar com um amplo suporte técnico, contábil e fiscal, envolvendo desde assessorias jurídicas e contábeis até a contratação de consultorias especializadas na gestão estratégica de recursos para inovação. O resultado, no entanto, é extremamente benéfico, já que esses programas de captação de recursos e incentivos fiscais costumam impactar diretamente a lucratividade das empresas.

Que desafios e oportunidades a tecnologia tem trazido para a sua empresa? Compartilhe conosco nos comentários e participe da conversa!

Na atualidade, novas tecnologias vêm possibilitando o desenvolvimento de ferramentas

Você já parou para pensar como seria a vida se a tecnologia não existisse? Agora tente imaginar no seu dia a dia alguma atividade que você exerça e que não exija o auxílio, mesmo que mínimo, de alguma ferramenta digital. Difícil, não é? Celulares, laptops, smartphones, tablets e uma infinidade de outros aparelhos têm gerado uma verdadeira revolução na rotina de muitas pessoas. E a educação também tem acompanhado todo o processo de evolução e vem adaptando a tecnologia no processo de aprendizagem.

Computadores e internet vêm a cada dia adentrando as salas de aula e possibilitando o acesso de alunos e professores às novas ferramentas digitais, oportunizando o desenvolvimento cognitivo e auxiliando na transmissão e assimilação de conhecimentos. O acesso à internet vem revolucionando os métodos de pesquisa, mas é preciso avaliar adequadamente o tipo de informação na perspectiva de auxiliar a construção do conhecimento. Acompanhe o post e saiba a importância em seguir a tendência tecnológica nas instituições de ensino.

Vantagens da tecnologia no processo de aprendizagem

As escolas precisam renovar-se constantemente e ir além dos métodos de aprendizagem tradicional. Incentivar práticas e ideias inovadoras e utilizar novos dispositivos como smartphones e tablets tornam-se uma grande vantagem para auxiliar alunos na aquisição de novos saberes, uma vez que eles já estão nas mãos das crianças e adolescentes em sala de aula.

É preciso quebrar velhos paradigmas educacionais que se tornam incompatíveis com alunos atuais e suas necessidades de aprendizagem. Apesar de muitas crianças e adolescentes, em muitos casos professores, ainda não terem acesso à tecnologia e internet em casa, muitas escolas possuem salas informatizadas que auxiliam os chamados “excluídos digitais” a utilizarem computadores, promovendo a inclusão digital e a construção do conhecimento.

Os novos meios de comunicação possibilitam o compartilhamento em rede e a integração de conhecimento em grupo, superando limites físicos e de espaço, oportunizando que conteúdos e informações sejam acessados em tempo real. É preciso entender que escola/aluno/educador  pertencem ao mundo digital e que este é parte integrante da sociedade – e que a nova geração faz parte deste novo contexto. A tecnologia desperta o interesse e aproxima os conteúdos do universo digital em que jovens e crianças estão inseridos.

Aprendendo além da sala de aula

A integração da tecnologia na sala de aula só tem sentido se realmente melhorar a qualidade do ensino. Caso elas sejam propostas por si só (computador como mera máquina de fornecer informação), a finalidade do uso de dispositivos digitais na educação passa a ser mascarada. O aproveitamento otimizado de novas tecnologias implica em mudanças internas, tanto no ambiente escolar quanto na forma de ensinar e aprender. Ou seja, o uso da tecnologia no ensino pode ser ainda mais eficaz se novos modelos pedagógicos diferenciados forem propostos, devendo que práticas pedagógicas sejam reformuladas de forma construtiva.

Estimular a leitura de conteúdos, como livros, textos e outros materiais através de dispositivos móveis (tablets, smartphones, celulares) pode ser uma excelente oportunidade de proposta no ensino. A internet disponibiliza dezenas de materiais gratuitos e que podem integrar o ensino de muitas disciplinas. Mas antes de lançar novas práticas pedagógicas ao ensino é essencial a capacitação dos educadores na aderência a novos métodos de ensino.

Gostou do texto? Sua percepção de integrar tecnologia no ensino mudou depois da leitura? Compartilhe conosco sua opinião!