Por que o chuveiro nao da choque

Você já tomou choque elétrico no chuveiro? Já pensou o que um choque elétrico debaixo de um banho é capaz de fazer?

Por incrível que pareça pode sim ser um grande risco à nossas vidas se, no momento do banho, tomarmos um choque elétrico no chuveiro.

O que pode causar um choque elétrico no chuveiro

Um choque elétrico no chuveiro acontece porque em um corpo molhado é mais fácil de transmitir corrente elétrica. O que caracteriza o choque.

A corrente elétrica sempre irá preferir percorrer o “caminho mais fácil”. Se tudo estiver funcionando normalmente ela irá passar pela resistência do chuveiro elétrico, esquentar a água e “ir embora”.

A situação começa a ficar mais complicada se, por algum motivo, a corrente elétrica encontra um “caminho mais fácil” de passar por meio do nosso corpo.

Como se leva um choque elétrico no chuveiro

  • Líquidos salinizados – A energia tem mais facilidade de ser conduzida por meio de líquidos mais salinizados. Em outras palavras, água salgada, suja ou com bastantes sais minerais pode facilitar isto. Então a água tratada de forma adequada dificilmente conduzirá uma corrente elétrica.
  • Por que o chuveiro nao da choque
    Espaçamento das gotas – Sabemos que o ar possui uma grande resistência em transmitir eletricidade sob condições normais. Então em um chuveiro comum, geralmente os furos para sair a água são pequenos e espaçados. Isso causa um distanciamento entre duas gotas que caem uma seguida da outra. Isto é mais um complicador para a transmissão de energia, pois existe ar entre as gotas.
  • Resistência elétrica do chuveiro queimada/danificada – Já que a corrente elétrica está sempre tentando o melhor caminho, se a resistência elétrica do chuveiro estiver rompida e o chuveiro ligado, por mais difícil que seja passar pela água, este caminho pode ser a melhor escolha pra ela.
  • Aterramento Por ser o “Salva Vidas” contra os choque elétricos, este se torna indispensável caso as condições acima sejam favoráveis para a corrente elétrica alcançar seu corpo. Sabe por quê? O aterramento é feito pelo fio terra que fica ligado na água, conduzindo a eletricidade para outro caminho. Então como a eletricidade sempre prefere o “melhor caminho”, se na pior das hipóteses ela “tentar passar” pela água, o aterramento entra em ação e leva a energia embora por outro caminho. E aí, você tem o aterramento bem feito?
  • Por que o chuveiro nao da choque
    Pico de energia Quando se tem um aumento repentino de energia concentrado em algum ponto específico, a energia pode se dissipar. Ela pode passar por vários caminhos diferentes ao mesmo tempo, inclusive pela água. Então, em tempestades com relâmpagos e raios, é um risco tomar banho mesmo se o aterramento estiver bem feito.

Dicas para não morrer em choque elétrico no chuveiro:

  • Evite tomar banho utilizando águas que venham diretamente da terra ou alguma fonte sem tratamento;
  • Quando for adquirir algum chuveiro novo, dê preferência para chuveiros que tenham os orifícios mais finos e espaçados. Geralmente são chuveiros maiores;
  • Caso a resistência queime/rompa, e você opte por não efetuar a troca utilizando ainda o mesmo chuveiro, melhor deixá-lo com a chave em modo “desligado/frio”.
  • Providencie o aterramento do seu chuveiro caso este não esteja feito. O aterramento as vezes não é tão simples de ser feito e algumas pessoas até optam por aterrar pelo fio “neutro”. Porém, neste caso, temos 2 problemas:
    • Existem residências que possuem 2 fases, por exemplo com tensão 110v cada, ou seja, não tem neutro.
    • Em uma manutenção na rede elétrica onde o neutro for interrompido, o aterramento pode se transformar em fase. Isto pode provocar um grave acidente.
  • Evite tomar banhos em meio a chuvas fortes e tempestades. Mas calma, ninguém está falando que não se deve tomar banho durante a chuva. Só temos que ficar atento aos raios e picos que podem ocorrer no momento. Um banhozinho rápido em uma chuva leve não faz mal a ninguém! Afinal de contas a chance de ser atingido por um raio é de 1 em 775 mil, quiçá ser atingido no momento do banho…

Dica para ficar livre do choque elétrico no chuveiro

Temos mais uma dica para você reduzir ainda mais as chances de tomar um choque no chuveiro elétrico: utilizando o aquecedor solar. Além de reduzir o uso do chuveiro elétrico deixando também de gastar energia. Veja no artigo 5 motivos para comprar um aquecedor solar e se aprofunde sobre o assunto.

Agora já entendemos de forma simples o que caracteriza a ameaça de choque elétrico no chuveiro no momento do banho. Com isso você ficou mais tranquilo ou mais preocupado?

Deixe seu sentimento nos comentários abaixo compartilhe com seus amigos. Estamos ansiosos para discutir a respeito!

Sobre o Autor

Por que o chuveiro nao da choque
*SAVIO FRANCA é CEO da Brassolar, empresa com 12 anos de mercado. Na linha de frente desde a sua fundação, já ajudou a tornar mais eficiente mais de 3 mil lares brasileiros com seus equipamentos e ensinamentos. Dono do blog Brassolar com mais de 1200 acessos semanais, conversa com seus leitores e responde às mais diversas dúvidas. É especialista em Gestão e Consultoria em Marketing e tem vários cursos de extensão na área de marketing e energia solar. Durante vários anos nessas áreas, adquiriu experiências e influências importantes para crescimento profissional. É especialista também em Gestão Pública, área que simpatiza e que o faz questionar, constantemente, como é possível promover o crescimento do país investindo-se em fontes de energias renováveis.

Esse artigo é pra você que toma banho com água quente usando um chuveiro. Talvez você já tenha feito a seguinte pergunta (ou não):

Visto que a energia elétrica fica diretamente em contato com a água, porque não levamos choque ao tomar banho?


Por que o chuveiro nao da choque


Essa é uma pergunta muito comum, mas nem todos conseguem uma resposta clara. Mas para começarmos, precisamos entender algumas coisas:

Primeiro: Nesse artigo, quando você ler "resistor" se refere ao equipamento que esquenta a água dentro do chuveiro. E "resistência" se refere a uma propriedade física que dificulta a passagem da corrente elétrica.
Segundo: O choque elétrico é a passagem da corrente elétrica pelo nosso corpo.
Terceiro: A energia elétrica sempre percorre o caminho mais 'fácil e rápido' até a terra.
Quarto: Todo material tem o seu coeficiente de condutividade (ou seja, o quanto esse material dificulta a passagem da corrente elétrica).

A energia elétrica chega ao chuveiro por meio de 2 fios (fase e neutro, ou fase e fase), e por mais que estejam conectados através de um resistor, a energia prefere percorrer o resistor ao invés da água, por que mesmo que ela tenha esse nome, a resistência que ela oferece é muito menor do que a da água. 

Então, a energia elétrica não tem nenhum motivo pra seguir pela água (que tem uma resistência relativamente alta), depois passar pelo seu corpo (que também oferece uma resistência) pra só então chegar ao solo.

VOCÊ JÁ VIU UM DISJUNTOR POR DENTRO?

Mas os chuveiros não são 100% seguros, por isso, existe o fio terra que fica em contato com água, para drenar qualquer fuga de corrente que circule pela água. Um exemplo é se o resistor 'queimar' (partir ao meio) você não receberá a descarga elétrica, por que ela é drenada até o solo através do fio terra. Por isso, é importantíssimo que se tenha um aterramento bem feito.

Um problema mais sério, seria se a energia continuasse no chuveiro após desliga-lo, mas isso não acontece, por que os chuveiros são fabricados com um sistema, conhecido como diafragma, que quando não há pressão da água ele volta a sua posição inicial cortando assim a energia que cruza pelo resistor. Por isso, o resistor do seu chuveiro não queima toda hora e você não leva choque.

E o que dizer dos famosos "choquinhos" que levamos no registro do chuveiro? Isso fica pra um próximo artigo.