O que fazer quando os pais não aceitam o namoro

Depois de muita busca, muita conversa e alguma frustração, de repente, como num passe de mágica, você finalmente encontrou aquela pessoa que buscava. Ele era tudo com que você sonhava, o que te fez crer que a felicidade enfim bateu à sua porta. Vocês se gostam, têm muitas afinidades, se entendem e o mais importante: os dois desejam estar juntos. Nada poderia estragar ou mesmo abalar toda essa felicidade... Será?

Então chega o dia em que finalmente você vai apresentar o felizardo para sua família. Tudo corre bem, todos são muito educados e corteses, mas, quando ele vai embora, sua família mostra ter implicado com seu namorado. Seu pai acha que ele não ganha bem o suficiente para estar com você, sua mãe acha que seu ex era muito mais bonito, seu irmão pensa que você merecia coisa melhor. Resumindo a ópera, sua família simplesmente não aceitou seu namorado. E agora, o que fazer?

De uma hora para a outra, você se vê como que no meio de um grande cabo de guerra. De um lado está sua família, que você sempre valorizou e considerou ao extremo, e de outro o amor que você encontrou, mais recente, mas certamente tão importante quanto. Como sair desta cilada?

Em primeiro lugar, é importante dizer que as famílias são muito diferentes entre si, e é preciso levar isso em consideração ao pensar neste assunto. Há pais que implicam com todos os relacionamentos dos filhos, mas há também famílias que não têm problemas quando um de seus membros está se relacionando com alguém, e a rejeição ao namorado é algo pontual. Antes de qualquer coisa, identifique qual o estilo de sua família, pois a partir disso você poderá pensar melhor o que fazer.

Penso que, quando a família não é de implicar à toa com os(as) companheiros(as) dos filhos, não custa nada parar e pensar se ela tem alguma ponta de razão. Isso não significa abrir mão, automaticamente, do seu amor. Significa apenas que você pode pensar sobre isso e chegar à sua própria conclusão. De nada adianta simplesmente aceitar ou rejeitar instantaneamente uma opinião, sem parar para refletir se o outro tem ou não razão.

Se você analisou bem a situação e manteve a ideia de que aquele realmente é o amor da sua vida, que te faz feliz e com quem você quer estar, é importante ter em mente que você não precisa fazer uma escolha por um ou por outro. Amar um homem ou uma mulher não reduz em nada o amor que você tem pela sua família, de modo que você não tem qualquer necessidade de escolher entre a família ou o namorado. É evidente que poderá haver eventos em que você estará com a família e não com o namorado. Eventos de família, por exemplo, poderão excluir a presença do seu namorado, assim como o aniversário do último excluirá sua família. Se você souber se dividir bem e conseguir dar atenção a ambos, tudo estará resolvido, ainda que a situação não seja a ideal.

É importante levar em conta um dado: os pais passam anos e anos fazendo escolhas pelos seus filhos. São eles quem decidem o que os filhos comerão, onde estudarão, a hora de dormir, o jeito de educar. Quando chega a hora em que os filhos começam a caminhar com as próprias pernas e tomar suas próprias decisões, muitos pais ficam inseguros,

Tradições e superstições de casamento

Seus pais já declararam que antipatizam com seu namorado, e agora? Calma, nem tudo está perdido. Com paciência e muito amor dá para reverter essa má impressão e fazer com que todos vivam na maior harmonia.

O que fazer quando os pais não aceitam o namoro

Maria Religare

O que fazer quando os pais não aceitam o namoro

O que fazer quando os pais não aceitam o namoro

Chega o momento de apresentar seu namorado aos seus pais quando de imediato eles não simpatizam com ele e, para piorar a situação, desaprovam totalmente o relacionamento. O que era para ser um momento especial e muito emocionante vira um pesadelo. A sua maior força será a certeza que ele é o amor da sua vida e sabe que é o nome dele que tem que estar no seu convite de casamento.  Esse é um dilema vivido por muitos casais que enfrentam esse primeiro desafio antes de oficializar o relacionamento e buscar pelo vestido de noiva dos sonhos.

Existem alguns motivos recorrentes que fazem com que pessoas fiquem pré-dispostas a só enxergar defeitos no outro, sem nem mesmo conhecer o indivíduo, afirmam alguns psicólogos. Hoje te mostramos as razões mais comuns de reprovação e as maneiras para conseguir driblar essa situação com a aprovação e disposição de seus pais para ajudar no planejamento do grande dia.

Desprender

Medo de perder o filho ou filha é um dos principais motivos que faz com que os pais boicotem seu relacionamento. Aquela sensação de que a menina dos seus olhos irá embora com um “marmanjo” de quase 2 metros, faz subir a pressão da maioria dos pais. Para muitas sogras a namorada do filho é vista como a “bruxa má”, antes mesmo de conhecê-la, afinal ela vai levar o seu “filhinho” para longe do seu colo. A única forma de lidar com esses devaneios previstos em vários livros, é convencê-los que não vão perder seus filhos e sim ganhar outro. É muito importante instigar e fazê-los enxergar que na verdade vão ganhar mais um membro da família e juntos vão planejar toda a decoração de igreja para o casamento mais emocionante do ano.

O que fazer quando os pais não aceitam o namoro

Preconceito

Alguns pais ainda têm padrões pré-estabelecidos que custam para ser mudados. Algumas situações como grande diferença de idade, pertencer a classes sociais diferentes ou mesmo etnias ou nacionalidades distintas, ainda são capazes de incomodar algumas pessoas, por mais abusrdo que possa ser. Muitas vezes, é uma questão de tempo para amenizar a situação e mostrar que a pessoa ao seu lado, embora incorreta aos olhos de seus pais, é a que você escolheu para passar o resto de sua vida, e aí é você quem deve fazer o papel de pai para ensinar que esses motivos superficiais estão longe de ser um problema! É necessária muita paciência e aprendizagem para poder harmonizar a convivência e ter a sua mãe por perto na hora de escolher seu modelo de vestido de noiva ou para definir as flores de casamento do seu grande dia.

Filhos são eternos adolescentes

Outro motivo que chega a ser clichê, “meu filho é muito novo para se casar”, é o que muitos dos pais sentem, imaginando que seus filhos são eternos adolescentes. Para esses pais, mesmo que os filhos tenham reservado a igreja e estejam com os envelopes para convites de casamento prontos, ainda não estarão convencidos de que estão prontos para ingressarem em uma vida a dois. A saída mais inteligente é fazer com que conheçam melhor o parceiro e vejam que ambos estão maduros para assumir o relacionamento. Mas mostre o quanto você faz questão de tê-los juntos para formarem uma grande família.

O que fazer quando os pais não aceitam o namoro

Por mais que tenham que enfrentar algumas dificuldades no início do relacionamento, vai valer a pena qualquer esforço. Realizar o sonho de celebrar sua união com a decoração de casamento que sempre quiseram contando com a ajuda dos seus pais e seus sogros, vai fazer vocês esquecerem todas as diferenças que tiveram que encarar para chegarem até aqui.