O que é nivel medio

06/03/2013 06h00 - Atualizado em 06/03/2013 14h10

Especialista fala sobre formação de tecnólogo, nível médio e superior.Lia Salgado responde a perguntas de internautas em vídeo.

Na coluna de vídeo desta semana, a especialista em concursos Lia Salgado* fala sobre níveis de escolaridade e formações exigidos em editais de concursos públicos.

Assista ao vídeo ao lado

De acordo com Lia, muitos candidatos leem o edital, mas não conseguem entender se sua formação é aceita naquele concurso. O assunto que gera mais dúvidas é o curso tecnólogo.

Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários; perguntas selecionadas serão respondidas em coluna quinzenal

"Sou formado em tecnologia de logística e gostaria de saber se posso prestar concursos de nível superior. Já que o curso é reconhecido pelo MEC", pergunta o internauta Moacir Silva.

Segundo Lia, o internauta pode prestar concursos quando o edital exigir nível superior ou graduação de nível superior, desde que o curso tecnólogo seja reconhecido pelo MEC.

"Se o edital exigir licenciatura ou bacharelado, você não poderá concorrer", completa a especialista.

Tecnólogo
A internauta Tatianna Crestani também tem dúvidas sobre curso tecnólogo. "Gostaria de saber se quem é tecnólogo pode participar do concurso de auditor fiscal do trabalho", questiona.

O último concurso, de 2009, para auditor fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho, foi organizado pela Escola de Administração Fazendária (Esaf). A especialista lembra que o edital dizia que os candidatos deveriam ter diploma de curso superior concluído em qualquer área, em nível de graduação, registrado no Ministério da Educação (MEC).

"Assim, como já comentamos, você pode participar sim. Isso é uma excelente notícia, já que existe um pedido para mais de 600 vagas de auditor do trabalho aguardando autorização a qualquer momento", ressalta Lia.

(Após a gravação do vídeo, foi publicada a autorização para 100 vagas de auditor fiscal. Veja aqui)

Nível médio


"Quanto a formação, se o edital pede 'ensino médio completo' e minha formação é 'curso normal de formação de professores', um técnico do antigo 2º grau. Eu poderia participar do concurso?", indaga a internauta Cristiane Machado. Lia lembra que o curso normal corresponde ao antigo 2º grau, que agora é o ensino de nível médio. Portanto, a internauta pode participar de concursos que exigem ensino médio completo.

Nível superior


"Quais são os cursos superiores mais pedidos em concursos públicos?", pergunta a internauta Vanessa Cristina.

"Antigamente era comum ser exigida formação em direito, economia e administração para ocupar cargo público de nível superior, mas isso mudou bastante", diz a especialista.

Atualmente, existem muitos concursos que não exigem formação específica, ou seja, os candidatos podem ter nível superior em qualquer área para concorrer. Também existem, lembra Lia, concursos para formações de nível superior em áreas variadas.

Entretanto, Lia lembra que muitos concursos cobram disciplinas de direito, mas que não é necessário ter feito faculdade na área para participar. Para isso, ela indica o estudo das disciplinas cobradas nas provas e cursos preparatórios. "Basta você estudar as disciplinas cobradas e os cursos preparatórios são especializados nisso. As matérias são ministradas levando em conta que muita gente em sala nunca viu aquele assunto", completa a especialista.

*Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

tópicos:

  • Esaf,
  • Lia Salgado,
  • Ministério do Trabalho

Precisando de um incentivo para terminar os estudos? Conheça todas as vantagens de completar o Ensino Médio e dê mais um passo rumo à graduação.

O Ensino Médio é a terceira etapa da formação básica que separa um estudante de ingressar no Ensino Superior. Por diversos motivos, muitos brasileiros não concluem os estudos na adolescência, e, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada pelo IBGE em 2019, o número de pessoas que não completaram o Ensino Médio chega a 69,5 milhões.

Em um país com 14 milhões de desempregados, torna-se cada vez mais importante passar por este ciclo da educação para aumentar a empregabilidade e desfrutar de melhores condições de vida. Mas estas são apenas algumas das vantagens que completar o Ensino Médio pode oferecer. Quer saber mais? Continue lendo este artigo!

O que é o Ensino Médio?

Também conhecido como Segundo Grau, o Ensino Médio é a última etapa da educação básica brasileira. Diferente do Ensino Fundamental que dura nove anos, o Ensino Médio dura apenas três e suas séries são o 1º, 2º e 3º ano.

Este ciclo tem como principal objetivo reforçar e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo do Ensino Fundamental, além de aperfeiçoar os estudantes para enfrentarem processos seletivos de universidades – como o Enem -, concursos públicos e provas militares.

E o Novo Ensino Médio, o que é?

Desde de 2017, as escolas públicas e privadas vêm passando por transformações a fim de se adequarem à Lei nº 13.415/2017 que configura o Novo Ensino Médio. Esta reforma leva em consideração as novas demandas do mercado de trabalho e reformula o plano de ensino.

A nova lei alterou o tempo de estudos de 800 horas para 1.000 horas por ano e flexibilizou o currículo, permitindo que os alunos escolham em qual área do conhecimento desejam se aprofundar a partir dos seguintes itinerários:

  • Linguagens e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e sociais aplicadas;
  • Formação técnica e profissional – que alia as matérias do Ensino Médio às disciplinas técnicas da profissão escolhida e prepara o aluno para ingressar no mercado de trabalho assim que concluir o Ensino Médio Técnico.

O Ensino Médio é obrigatório no Brasil?

Desde abril de 2013 foi estabelecido que o Ensino Médio é, sim, uma etapa obrigatória na formação de jovens e adolescentes. A lei que reforça a educação compulsória garante o acesso à educação gratuita a todo cidadão dos 4 aos 17 anos e, portanto, estimula a obrigatoriedade de completar todas as etapas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Existe uma outra forma de conseguir o diploma do Ensino Médio?

Até 2016 o Ministério da Educação permitia que os alunos utilizassem a nota do Enem para solicitar o Diploma do Ensino Médio. Atualmente, o exame responsável para emitir a certificação é o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens Adultos).

A prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é destinada a jovens e adultos que foram privados de liberdade ou não tiveram oportunidade de concluir seus estudos do ensino fundamental e médio, mas desejam obter o diploma de conclusão no ensino básico.

A importância de ter o Ensino Médio completo em tempos de crise

Terminar o Ensino Médio tem uma grande importância para aqueles que buscam melhores oportunidades e condições de vida. Sem o diploma de conclusão deste ciclo, as opções de carreira tornam-se muito restritas.

É óbvio que existem meios alternativos de possuir uma renda, mas a verdade é que em tempos de crise, ter o Ensino Médio completo pode abrir muitas portas. Veja a seguir 5 motivos para ter o ensino médio completo:

Aumentar a empregabilidade

Hoje em dia o mercado de trabalho está muito mais exigente que há uns anos atrás. Em períodos de crise, como o atual, as condições tendem a ficar mais complicadas até mesmo para quem já terminou a graduação, imagine para aqueles que sequer terminaram o Ensino Médio.

O diploma de conclusão, além de aumentar a empregabilidade, possibilita o acesso a empregos que paguem além de um salário mínimo.

Ser promovido no trabalho e ganhar salários maiores

No mercado de trabalho, é comum que empregadores invistam em pessoas que priorizam os estudos e o desenvolvimento da própria carreira. Pessoas que buscam se especializar são mais cotadas para ocupar cargos de gerência e chefia, pois mostram que são responsáveis e capazes de desenvolver outras pessoas.

Ter o Ensino Médio Completo e buscar cursos complementares, uma graduação ou especialização conta muitos pontos na hora de pedir uma promoção e alçar cargos mais elevados.

Realizar concursos públicos

Alguns cargos públicos oferecem concursos para formação de Nível Fundamental, mas se sua intenção é ganhar um salário alto, é importante saber que geralmente os concursos de Nível Fundamental oferecem um salário base.

Para alcançar os altos salários tão comentados nas reuniões de família, é preciso concluir o Ensino Médio e continuar estudando para aproveitar as oportunidades e subir de cargo quando possível.

Ingressar na carreira militar

Assim como para as carreiras públicas, poucas são as escolas que oferecem ingresso em carreiras militares para formação de Nível Fundamental. Para tentar uma vaga na grande maioria das escolas militares, é obrigatório ter, no mínimo, o Ensino Médio completo. Para algumas, inclusive, é necessário ter o Nível Superior ou Técnico concluído. 

Cursar o Ensino Superior

Por mais que o 3º ano tenha aquele ar de ?fim dos estudos?, a verdade é que para desfrutarmos de boas oportunidades, precisamos nos manter atualizados, aprendendo coisas novas sempre que possível. 

Portanto, por último, mas não menos importante, um dos principais motivos para ter o Ensino Médio completo é entrar no Ensino Superior.

Sem o diploma não é possível tentar vagas em uma universidade, portanto para realizar o sonho de fazer uma boa faculdade no curso desejado é necessário concluir o Ensino Médio.

Enquanto esse dia não chega, que tal olhar algumas faculdades certificadas pelo Ministério da Educação?

Veja também: Saiba tudo sobre a prova do Encceja

E então, animado para terminar o Ensino Médio e começar a trilhar sua carreira dos sonhos? Conte para nós nos comentários.