Como surgio a raiz quadrada cubica

A raiz quadrada é um tipo de operação matemática, assim como a adição, multiplicação, entre outras. Ela é a operação inversa da potência de dois, ou seja, calcular a raiz quadrada de um número a é procurar o número elevado a 2 que resulta em a.

Além disso, essa raiz pode ser exata ou não. Quando ela é exata, o número é chamado de quadrado perfeito. Na geometria, ela é útil para determinamos o lado de quadrados.

Leia também: Potenciação e radiciação de frações – como resolver?

Radiciação

Na raiz quadrada, o índice da raiz é 2. Ela é a mais comum entre as radiciações, mas também é possível calcular raiz cúbica, raiz quarta, entre outras raízes.

A radiciação é o inverso da potenciação. Por exemplo, se eu pedir a raiz quinta de um número n, estamos procurando qual é o número que, multiplicado por ele 5 vezes, resulta em n.

Elementos da radiciação

A operação é representada por:

Como surgio a raiz quadrada cubica
  radical

n→ índice

a→ radicando

b→ raiz

Como vamos fazer o estudo da raiz quadrada, o índice será sempre igual a 2. Em uma radiciação, quando o índice é 2, não precisamos escrevê-lo.

Calculando a raiz quadrada

O cálculo da raiz quadrada pode ser feito de cabeça por meio de tabuada quando conhecemos a raiz. Quando o número é muito grande, uma alternativa é realizar a fatoração desse número. Calcular a raiz quadrada de a é encontrar o número b que, quando multiplicamos b .b, resulta em a.

Tipos de raiz quadrada

Uma raiz quadrada pode ser exata ou não. Para que a gente consiga classificar, precisamos levar em consideração se a resposta é um número racional ou um número irracional.

Uma raiz quadrada é exata quando resulta em um número racional, como uma fração, um número inteiro, um número decimal, desde que, ao multiplicar esse número por ele mesmo, encontremos exatamente o radicando.

Quando o número para o qual desejamos calcular a raiz quadrada exata é muito grande, o ideal é recorrer à fatoração desse número. Como estamos calculando a raiz quadrada, vamos agrupar essa fatoração como potências de dois conforme o exemplo a seguir.

Calcule a raiz quadrada de 3600.

Agora que realizamos a fatoração, vamos calcular a raiz de 3600 na forma fatorada.

Podemos perceber que a raiz de um número ao quadrado é igual ao próprio número. Por exemplo, sabemos que 3 ao quadrado é 9 e que a raiz de 9 é igual ao próprio 3. Então podemos simplificar o expoente 2 com o radical.

Na raiz exata, quando a resposta é um número natural, ele é conhecido como quadrado perfeito. Veja todos os quadrados perfeitos de 0 até 100.

Os quadrados perfeitos de 0 até 100 são 0, 1, 4, 9, 16, 25, 36, 49, 64, 81 e 100.

Existem casos em que a raiz não é exata. Quando isso acontece, podemos encontrar a melhor aproximação possível para a raiz desse número, já que a resposta é um número irracional. Para essa aproximação, vamos utilizar os quadrados perfeitos que já conhecemos.

Para encontrar a raiz de 40, vamos compará-la com as raízes exatas que conhecemos. Analisando os quadrados perfeitos, sabemos que 40 está entre 36 e 49.

Agora vamos encontrar o número decimal entre 6 e 7 que está mais próximo de 40.

6,1² = 37,21

6,2²= 38,44

6,3²=39,69

6,4²=40,96 → passou de 40, então vamos usar o número decimal anterior para a aproximação.

Perceba que 6,3² não dá exatamente 40, mas chega próximo, por isso essa raiz quadrada não é exata.

Veja também: Cálculo de raízes – formas de resolver

Interpretação geométrica da raiz quadrada

Alguns livros de história da matemática dizem que a raiz quadrada surgiu para resolver problemas de áreas de quadrado. Suponha que queiramos achar o lado de um terreno que tem formato de um quadrado e que sua área seja igual a 169 m².

Como a área do quadrado é calculada por l², então calcular a raiz de 169, geometricamente, é encontrar o lado do quadrado que possui essa área.

O lado do quadrado é de 13 metros.

Como surgio a raiz quadrada cubica
A raiz quadrada é um tipo específico de radiciação.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - Qual é a melhor aproximação para a raiz quadrada de 72?

A) 8,1

B) 8,2

C) 8,3

D) 8,4

E) 8,5

Resolução

Alternativa D.

Sabemos que 72 está entre os quadrados perfeitos 64 e 81, então temos que:

8,1²= 65,61

8,2²= 67,24

8,3²= 68,89

8,4²= 70,56

8,5²= 72,25 → passou, então a melhor aproximação é a anterior, 8,4.

Questão 2 - Qual das raízes abaixo não é exata?

Resolução

Alternativa C.

a) Possui raiz exata igual a 11, pois 11² =121.

b) Possui raiz exata igual a 1,3, pois 1,3² = 1,69.

c) Não possui raiz exata

d) Possui raiz exata, pois o numerador 1²=1 e o denominador 2²=4, logo a raiz dessa fração é igual a ½.

e) Possui raiz exata igual a 1.    

A matemática é uma ciência que estrutura o pensamento e o raciocínio humano, porém ela tem um papel que vai além do interior, pois é uma ferramenta de vasta utilidade e aplicabilidade nas mais diversas atividades humanas em todo o tempo. Os conhecimentos em História da Matemática permitem compreender como chegamos aos conhecimentos atuais e o porquê de se aprender um conteúdo. Estudar desde as necessidades que levaram o homem de uma época a pensar sobre um assunto com o objetivo de atender os seus anseios, até as aplicações práticas nos dias atuais leva o aluno a se motivar mais, a ter mais prazer, pois o que se estuda não surgiu do nada, mas é fruto de um processo que supriu a necessidade do homem antigo e o beneficia até hoje através da tecnologia. Os apologistas da história e muitos matemáticos afirmam que o conhecimento histórico desperta o interesse do aluno e tem o poder de modificar a sua atitude em relação à disciplina, pois a apresenta sob um ângulo de visão que tem importância para a sua vida.

Verônica Lopes

COMO SURGIRAM AS RAÍZES?

Como surgio a raiz quadrada cubica
As raízes matemáticas já eram usadas no Egito Antigo e na Babilônia. Começaram a ser estudadas com a necessidade de inverter a operação de potenciação, em problemas de área e volume.  Por exemplo, um quadrado com 5 m de lado, qual é a sua área? Nesse caso, para achar a área, usamos a potência (5m)² = 25 m². E, se nos for dada a área, 25 m², e quisermos saber quanto mede o lado, usamos a raiz quadrada de 25 que é igual a 5.

A palavra radix, que em latim significa raiz (lado do quadrado), foi abreviada para Rad e, depois, passou-se a usar apenas R, acompanhado de q para raiz quadrada e de c para raiz cúbica.  Então, dizia-se que o lado do quadrado 25 é igual a 5. Desse modo, Rc 27 significava      

Como surgio a raiz quadrada cubica
                      , que é 3. Por fim, o R acabou virando 
Como surgio a raiz quadrada cubica

Esse símbolo de raiz apareceu pela primeira vez em 1525 no livro de álgebra Die Coss (As coisas), de autoria de Christoff Rudolff (1499-1545), porém sem os índices que indicavam se era raiz quadrada, cúbica, etc.

RAMOS, L. F. Uma raiz diferente. 13. ed. São Paulo: Ática, 2003.

 Assista ao vídeo  que complementa essa história….. Muito bom!

É uma criação do alemão Christoff Rudolff, em seu livro Die Coss, de 1525.

Acredita-se que o símbolo seja inspirado na letra “r”, que representava a raiz quadrada antes de o ícone atualmente aceito ser criado – a escolha pela letra viria do latim radix (raiz). A solução fazia parte de um movimento para otimizar as notações matemáticas.

Antes do √ e de outros símbolos, como o “+” e o “=”, entrarem em cena, o mais comum era usar letras para representar tanto incógnitas como operações, o que acabava embaralhando a resolução de qualquer cálculo. Nesse caso, a matemática nutella superou a matemática raiz.

Fonte: Livros O Romance das Equações Algébricas, de Gilberto Geraldo Garbi, História da Matemática, de Tatiana Roque e A Brief History of Numbers, de Leo Corry.

Pergunta de: Gabriel Henrique Silva Magalhães, São Paulo, SP