Como estudar para investir na Bolsa de valores

Na busca pelos melhores investimentos, muitas pessoas entendem a necessidade de adquirir conhecimento sobre o mercado para encontrar boas oportunidades para seu dinheiro. É nesse momento que um curso de Bolsa de Valores surge como alternativa.

A boa notícia para quem deseja investir na Bolsa é que, atualmente, esse processo está mais acessível. Se antes era burocrático e complicado escolher ações ou outros ativos para aplicar seu dinheiro, hoje você pode fazer tudo isso pela internet, com poucos cliques. 

A grande questão é a necessidade de você entender exatamente o que está fazendo e onde está investindo seu dinheiro. Por isso, ao longo desse conteúdo você vai entender: 

  • Por que aprender sobre a Bolsa de Valores?
  • Como aprender a investir na Bolsa de Valores?
  • O que esperar em um curso de Bolsa de Valores?
  • O que é um curso de Bolsa de Valores para iniciantes?

Por que aprender sobre a Bolsa de Valores?

Sempre que falamos sobre curso de Bolsa de Valores, a primeira coisa que gostamos de destacar é o motivo de você adquirir esse conhecimento.

A resposta é um tanto básica e muito importante. Você deve ter reparado em como o mercado financeiro mudou nos últimos, principalmente para aquelas pessoas que desejam ver seu dinheiro oferecendo rendimentos.

Há alguns anos, alcançar esse resultado era mais fácil. Alternativas como a Renda Fixa, e até a poupança, ofereciam rendimentos que agradavam investidores mais conservadores ou mesmo aqueles que ainda não conheciam a bolsa.

Porém, com o atual cenário da economia, a Bolsa de Valores se transformou na principal alternativa para quem deseja investir corretamente e realmente ter a chance de valorizar seu dinheiro. 

Então, procurar alternativas nesse ambiente se transforma no principal caminho para investir seu dinheiro corretamente.

Afinal, esse é o ambiente que permite a negociação dos ativos mais importantes do mercado, sejam as tradicionais ações de empresas, passando por contratos e minicontratos e até títulos de renda fixa.

Dessa forma, procurar um curso de Bolsa de Valores é a melhor forma para você entender sobre esse ambiente e também conhecer alternativas para investir seu dinheiro. 

Você já conhece a Bolsa? Se ainda tem alguma dúvida, assista ao vídeo abaixo e entenda todos os detalhes.

Como aprender a investir na Bolsa de Valores?

Passado o detalhe principal, ou seja, o fato de um curso de Bolsa de Valores te ajudar a entender exatamente como funciona esse ambiente. Chegamos ao segundo ponto.

Nesse momento, estamos falando sobre você saber como investir em ações na Bolsa ou mesmo em outros ativos disponíveis. 

Um curso de Bolsa de Valores é importante para que você comece a entender o funcionamento das operações que acontecem nesse mercado, bem como suas particularidades.

Adiante, você vai ver o que esperar de um curso assim, porém, se o seu objetivo é saber como investir na Bolsa, você precisa aprender sobre os seguintes detalhes:

Vantagens: você vai ver que a Bolsa é o ambiente responsável por conter as maiores oportunidades do mercado. Entender as vantagens de aplicar seu dinheiro alí é um passo importante para você saber como investir melhor. 

Riscos: o entendimento sobre riscos é tão importante quanto o conhecimento sobre vantagens. Investidores que conseguem bons resultados, geralmente, são aqueles que conhecem bem os riscos e, principalmente, sabem como gerenciá-los.

Onde investir: são muitas alternativas disponíveis, para saber exatamente qual a melhor para seu dinheiro é preciso conhecer todas as vantagens e riscos da modalidade, bem como entender seu perfil de investidor e ter um bom planejamento. 

Esses são os detalhes básicos, aquilo que você obrigatoriamente precisa aprender em um curso sobre a Bolsa de Valores. Com base nesse conhecimento, você poderá dar o próximo passo e buscar aprendizados mais práticos. 

A seguir, vamos te mostrar o que esperar de um curso de Bolsa de Valores para que ele realmente consiga te ajudar.

O que esperar em um curso de Bolsa de Valores?

Já sabemos que um curso de Bolsa de Valores deve te ensinar o que é a Bolsa e como investir, passando pelas vantagens, riscos e alternativas disponíveis.

Agora, vamos falar sobre alguns tópicos importantes para serem observados quando você for analisar a ementa do curso ou mesmo os tópicos oferecidos.

Curso de Bolsa de Valores para iniciantes

Um curso de Bolsa de Valores para iniciantes é aquele que consegue fazer você sair do zero e ter condições de realizar os primeiros investimentos nesse ambiente.

Esse conteúdo é muito importante para ajudar, principalmente, aquelas pessoas que estão começando sua jornada na Bolsa, seja migrando de outros tipos de investimentos ou mesmo iniciando seu caminho como investidor.

Como falamos no começo, é em cursos assim que você aprende o que é necessário antes de dar os primeiros passos na Bolsa de Valores.

Vale destacar que esse conteúdo é importante para você começar a se familiarizar com termos presentes nesse mercado, além de entender processos como a definição do seu planejamento para investir, perfil de investidor e outros detalhes que precedem o início da sua trajetória como investidor. 

Além desses pontos, de uma forma geral, alguns conhecimentos necessários em cursos de Bolsa para iniciantes são:

  • O que é a Bolsa de Valores;
  • O que são ações;
  • Tipos de ativos;
  • Tipos de mercados;
  • Como acessar os investimentos da Bolsa.

Esse é o seu objetivo? Aqui na Toro, você encontra conteúdos e cursos para ter tudo que precisa para dar esses primeiros passos.

Como investir na prática

Se você já entende o que é a Bolsa de Valores, já sabe o básico, mas deseja aprender a investir de forma prática e do jeito certo, é preciso procurar um outro tipo de curso.

Nesse caso, você precisa encontrar um conteúdo mais focado em te ensinar estratégias e técnicas para que você consiga investir cada vez mais. Seja aprendendo sobre análises, práticas de gerenciamento de riscos ou ainda sobre como saber onde investir seu dinheiro, é preciso um conhecimento mais aprofundado.

Para essas situações, vale a pena procurar cursos que ofereçam a possibilidade de você conciliar conhecimento teórico e prática. Seja por meio de salas de investimentos ao vivo, ou mesmo em lives e acompanhamentos periódicos.

Para isso, vale a pena procurar um curso de Bolsa de Valores que ofereça conhecimentos do tipo:

  • O que é análise técnica de ações;
  • O que é análise fundamentalista; 
  • Melhores técnicas de gerenciamento de risco; 
  • Estratégias de diversificação de carteira
Como estudar para investir na Bolsa de valores

Diferentes modalidades de investimentos

Se você deseja focar em alguma modalidade específica da Bolsa, é importante ter isso em mente na hora de procurar o curso. A seguir, vamos falar sobre quem procura um curso trader, mas antes, precisamos falar sobre alguns detalhes. 

Ainda existem muitos investidores que acreditam que na Bolsa só é possível comprar e vender ações.

Porém, o cenário é diferente. Existem várias modalidades diferentes na Bolsa de Valores, começando pelo investimento a longo prazo, passando por Renda Fixa e chegando ao curtíssimo prazo ou Day Trade. 

Um bom curso de Bolsa de Valores é capaz de te oferecer conhecimento para entender exatamente o funcionamento de cada uma dessas modalidades. Desse jeito, você consegue identificar aquela que é mais compatível com você. 

Então, se você deseja entender sobre esse funcionamento, é importante você procurar um curso que ofereça:

Como estudar para investir na Bolsa de valores

Curso de Day Trade

Por fim, vamos falar sobre uma das maiores questões dos investidores, o que esperar de um curso de Day Trade. 

Essa modalidade é uma das mais procuradas da Bolsa. Afinal, a possibilidade de ganhar dinheiro rápido e aproveitar movimentos do mercado, são detalhes que chamam a atenção.

Porém, é preciso ter cuidado. Afinal, assim como outros investimentos, há riscos que devem ser considerados. Além disso, é preciso ter cuidado com propostas mágicas e supostos ganhos absurdos prometidos como fáceis. 

Por isso, é preciso entender exatamente como identificar oportunidades e como operar de uma forma mais segura, ou seja, sem abrir mão completamente da segurança. 

De acordo com esse pensamento e com o objetivo de você aprender a operar Day Trade de forma mais segura, os 3 principais aprendizados em um curso de Bolsa de Valores focado em Day Trade são:

  1. Como fazer gerenciamento de risco; 
  2. Como montar uma estratégia para operar Day Trade; 
  3. Como ter disciplina para operar. 

A boa notícia é que, quando o assunto é curso de Bolsa de Valores, aqui na Toro você encontra tudo que precisa. Seja para começar, sair do zero e dar os primeiros passos, ou mesmo para aprender estratégias mais avançadas. 

Quer ver como é fácil começar? Separamos um curso de Bolsa de Valores especial para você, clique no link abaixo, assista aulas gratuitas e comece agora mesmo sua jornada como investidor de sucesso.

A maioria das pessoas que perdem dinheiro na bolsa de valores não sabem investir.

Elas apenas vêem na TV gente que ganhou muito dinheiro com ações e decidem comprar algumas apenas porque todos estão fazendo a mesma coisa.

Aí elas aceitam os conselhos do corretor (que só está atrás das comissões) e acabam perdendo dinheiro. Tudo porque elas não sabem como investir.

E como para ganhar dinheiro na bolsa não basta apenas comprar ações aleatórias e torcer para que tudo dê certo, é preciso estudar sobre o assunto.

Mas estudar o que exatamente?

Educação Financeira

Não tem como existir riqueza verdadeira sem um bom planejamento financeiro.

Não adianta querer investir na bolsa para ficar rico se você não consegue controlar suas próprias despesas e continua jogando dinheiro fora com bobagens.

Portanto, antes de pensar na bolsa de valores e em investimentos, estude educação financeira.

Eu sugiro os livros do Gustavo Cerbasi e do Robert T. Kiyosaki (apesar deles serem praticamente todos iguais). Outros muito bons são: “O Milionário Mora ao Lado” e “O Homem Mais Rico da Babilônia”.

Leia esses livros e aí sim, você provavelmente terá o mind-set necessário para começar a pensar em investir na bolsa de valores sem usar seu dinheiro como um mané.

Análise Fundamentalista

Agora que você tem o bom senso financeiro, existem basicamente dois tipos de approachs na bolsa de valores, o técnico e o fundamentalista.

O fundamentalista consiste no investidor analisar as empresas de um ponto de vista empresarial e decidir assim, se as ações valem a pena serem compradas ou não.

O investidor desse tipo analisa dados empresariais, do setor, confere dividendos e várias outras coisas. Ele é basicamente um homem de negócios investindo no negócio de uma outra pessoa. Um empreendedor passivo por assim dizer.

A maioria dos investidores utilizam a análise fundamentalista para investir. Se você se interessa por essa metodologia, não deixe de ler “O Investidor Inteligente” do Benjamin Graham (professor do bilionário investidor americano Warren Buffett).

Análise Técnica

Essa é para quem quer ser um trader, não importa se for diário, semanal ou mensal. A análise que esses especuladores fazem é a técnica.

Se você quiser analisar apenas os preços e o volume de uma ação e não quer saber se a empresa é boa ou não, essa metodologia é indicada para você.

Existe também a análise gráfica (que é praticamente a mesma coisa) mas que consiste em analisar padrões nos gráficos de preços das ações. Quem usa essa análise encontra desenhos escondidos e descobre os melhores momentos para comprar ou vender uma ação baseando-se nesse padrões.

Ou seja, é mais uma arte do que uma ciência.

Livros que eu recomendo: “Memórias de um Operador da Bolsa” (melhor livro sobre especulação de todos os tempos) e qualquer um sobre análise técnica ou gráfica, já que todos eles são iguais.

Então é isso leitor, estude finanças pessoais e quando tiver preparado, escolha entre estudar a análise fundamentalista, a técnica ou a gráfica. Se puder, estude tudo e depois escolha a que você gostou mais.

Bons investimentos!