Analise o que se afirma sobre o estilo barroco para responder à questão 3.

O Barroco no Brasil se desenvolveu com base em duas vertentes: o cultismo e o conceptismo. Na

obra de Gregório de Matos, há aspectos caracterizadores de ambas as vertentes, além de uma produção de temática diversificada. Leia os poemas a seguir:

Anjo no nome, Angélica na cara!

Isso é ser flor, e Anjo juntamente:

Ser Angélica flor e Anjo florente,

Em quem, se não em vós, se uniformara:

Quem vira uma tal flor, que a não cortara,

Do verde pé, da rama florescente;

E quem um Anjo vira tão luzente;

Que por seu Deus, o não idolatrara?

Se pois se como Anjo sois dos meus altares,

Fôreis o meu Custódio, e a minha guarda,

Livrara eu de diabólicos azares.

Mas vejo, que por bela, e por galharda,

Posto que os Anjos nunca dão pesares,

Sois Anjo, que me tenta, e não me guarda.

Gregório de Matos Guerra

-

Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,

Da Vossa alta Piedade me despido:

Porque quanto mais tenho delinquido,

Vos tenho - perdoar mais empenhado.

Se basta, a vos tanto pecado,

A abrandar-vos sobeja um só gemido:

Que a mesma culpa, que vos há ofendido,

Vos tem para o perdão lisonjeado.

Se uma ovelha perdida, e já cobrada,

Glória tal e prazer tão repentino

Vos deu, como afirmais na Sacra História:

Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada;

Cobrai-a; e não querereis Pastor Divino,

Perder na vossa ovelha a vossa glória.

Gregório de Matos Guerra

-

A cada canto um grande conselheiro,

Que nos quer governar cabana e vinha:

Não sabem governar sua cozinha

E podem governar o mundo inteiro!

Em cada porta um bem frequente olheiro

Da vida do vizinho e da vizinha,

Pesquisa, escuta, espreita e esquadrinha

Para o levar à praça e ao terreiro.

Muitos mulatos desavergonhados,

Trazidos pelos pés aos homens nobres;

Posta nas palmas toda a picardia.

Estupendas usuras nos mercados;

Todos os que não furtam, muito pobres;

Eis aqui a cidade da Bahia.

Gregório de Matos Guerra

Sobre eles, analise as afirmativas a seguir:

I. No que se refere a esses poemas, apesar de os três pertencerem a Gregório de Matos, eles não mantêm relação com o cultismo e o conceptismo, o que se configura como exceção, além de apresentarem temáticas e formas diferentes, tendo a cidade da Bahia como cenário.

II. Os três poemas pertencem ao gênero lírico, pois tratam do sentimento amoroso numa perspectiva cultista, característica única da poesia do autor baiano, cujo eu lírico sempre foi devotado a um sentimento amoroso, idealizado à moda de Platão.

III. Os textos se caracterizam formalmente como sonetos, que pertencem a gêneros diferentes. Os dois primeiros são satíricos, e o terceiro, lírico amoroso, razão pela qual a produção poética de Gregório de Matos é vista por críticos e historiadores como retrato da sociedade baiana do século XVII.

IV. Nos três textos, o poeta revela profundo desprezo por aspectos diferentes: no primeiro, não valoriza a imagem da mulher; no segundo, rejeita Deus, uma vez que, na terceira estrofe, o responsabiliza pelos pecados humanos. No terceiro texto, critica ardorosamente a sociedade baiana.

V. Gregório de Matos, nos dois primeiros poemas, apresenta peculiaridades do estilo Barroco. No texto 3, “Anjo no nome, Angélica na cara”, há o conflito entre o espiritual e o terreno; no texto 4, em “Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado”, há a religiosidade, reveladora de contradição entre a vida de pecado e a confissão de arrependimento.

Está CORRETO apenas o que se afirma em

(UEL) Leia o texto e responda à questão:

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses. Desenvolve-se no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, – recebe influências tanto portuguesas quanto francesas, italianas e espanholas. Em Minas Gerais, a expressão estética tanto deverá corresponder às solicitações dos elementos transpostos como dos elementos locais espontâneos. Isso vai se verificar tanto em relação aos fatores estruturais, como no que diz respeito às ideias, aos conhecimentos e valores. (MACHADO, L. R. Barroco Mineiro. São Paulo: Perspectiva, 1983. p. 167-169.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o barroco mineiro, considere as afirmativas a seguir.

I. Nascido da herança europeia, o barroco mineiro é uma arte que traz em si o diálogo entre sua origem e um novo contexto, caracterizando-se como um meio de expressão ao mesmo tempo barroco e mineiro.

II. O aspecto social contemporâneo à chegada do barroco a Minas contribuiu para que sua organização fosse caótica e para que as características desse movimento acabassem contrastando com a vida mineira.

III. Posto em contato com o clima de efervescência cultural e com as descobertas no campo estético de Minas, o barroco mineiro rompeu com a ideia do barroco universal e se destacou pela ambivalência.

IV. Os elementos transpostos pelos colonizadores apresentavam em suas raízes algumas semelhanças com o universo mineiro, mas o poder instituído pela Academia Nacional de Belas Artes encaminhou o movimento para rumos distintos.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e III são corretas.

c) Somente as afirmativas II e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

(VUNESP) 

      Ardor em firme coração nascido;       pranto por belos olhos derramado;       incêndio em mares de água disfarçado;       rio de neve em fogo convertido:       tu, que em um peito abrasas escondido;       tu, que em um rosto corres desatado;       quando fogo, em cristais aprisionado;       quando crista, em chamas derretido.       Se és fogo, como passas brandamente,       se és fogo, como queimas com porfia?       Mas ai, que andou Amor em ti prudente!       Pois para temperar a tirania,       como quis que aqui fosse a neve ardente,

      permitiu parecesse a chama fria. 

O texto pertencente a Gregório de Matos apresenta todas as seguintes características:

a) Trocadilhos, predomínio de metonímias e de símiles, a dualidade temática da sensualidade e do refreamento, antíteses claras dispostas em ordem direta.

b) Sintaxe segundo a ordem lógica do Classicismo, a qual o autor buscava imitar, predomínio das metáforas e das antíteses, temática da fugacidade do tempo e da vida.

c) Dualidade temática da sensualidade e do refreamento, construção sintática simétrica por simetrias sucessivas, predomínio figurativo das metáforas e pares antitéticos que tendem para o paradoxo.

d) Técnica naturalista, assimetria total de construção, ordem direta inversa, imagens que prenunciam o Romantismo.

e) Verificação clássica, temática neoclássica, sintaxe preciosista evidente no uso das antíteses, dos anacolutos e das alegorias, construção assimétrica.

Analise o que se afirma sobre o estilo barroco para responder à questão 3.


O Barroco é um costume que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa. Por isso, toda a cultura desse período, incluindo estilos de vida, valores e relações sociais, é chamada de "barroca". Essa época surgiu no final do Renascimento e manifestava-se através de grande ostentação e extravagância entre os grupos beneficiados pelas riquezas da colonização. O Barroco foi um movimento cultural que rompeu a estabilidade da razão e do sentimento, entre a arte e a ciência. Na arte barroca é predominante a emoção e não a racionalidade. 


As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade. Na Europa, essas características refletem o conflito de ideias colocado pelo progresso científico impulsionado no Renascimento e a Reforma Protestante. As primeiras manifestações do Barroco, ocorridas na Itália, datam das últimas décadas do século XVI. Em outras regiões, notadamente a Alemanha e o Brasil colonial, o movimento atingiria seu auge no século XVIII. 

CARACTERÍSTICAS DA PINTURA BARROCA

Analise o que se afirma sobre o estilo barroco para responder à questão 3.


Por ter se desenvolvido em diversos lugares, o estilo barroco não possui um caráter igual. Existem várias diferenças entre a produção realizada por cada artista em localidades distintas. Todavia, há o predomínio de temas religiosos; riqueza nos detalhes e formas; expressão dramática dos personagens; preferência pelas curvas e contornos e não pela geometrização; iluminação e o jogo de luzes e sombras e o uso da oposição entre o divino com o humano. Portanto, no movimento barroco as emoções predominam, por isso, é importante perceber os efeitos visuais que os artistas da pintura barroca conseguiram para retratar os sentimentos tão contraditórios da época. 


ALGUNS ARTISTAS DO BARROCO BRASILEIRO

(Fonte: Site Toda Matéria - Adaptado)

1. Bento Teixeira (1561-1618)

Analise o que se afirma sobre o estilo barroco para responder à questão 3.


Nascido no Porto, Portugal, Bento Teixeira é o autor da obra “Prosopopeia” (1601), que inaugura o movimento do barroco literário no Brasil. Esse poema épico com 94 estrofes exalta a obra de Jorge de Albuquerque Coelho, terceiro donatário da capitania de Pernambuco.

2. Gregório de Matos (1633-1696)

Analise o que se afirma sobre o estilo barroco para responder à questão 3.

Nascido em Salvador, Gregório de Matos foi um dos maiores representantes da literatura barroca no Brasil. Sua obra reúne mais de 700 textos de poemas líricos, satíricos, eróticos e religiosos. Parte de suas poesias ironizava diversos aspectos da sociedade e, por isso, ficou conhecido como “Boca do Inferno”.


3. Aleijadinho (1730-1814)

Analise o que se afirma sobre o estilo barroco para responder à questão 3.


Antônio Francisco Lisboa, O Aleijadinho, nasceu em Ouro Preto. Aleijadinho foi um escultor, entalhador, carpinteiro e arquiteto do Brasil colonial. A maioria dos pesquisadores dizem que ele nasceu em 29 de agosto de 1730. Foi filho do português Manuel Francisco Lisboa, mestre de carpintaria, que chegou a Minas Gerais em 1728, e de uma escrava chamada Isabel. Aleijadinho estudou as primeiras letras, latim e música com alguns padres de Vila Rica. Aprendeu a esculpir ainda criança, observando o trabalho de seu pai que esculpiu em madeira uma grande quantidade de imagens religiosas. Ele é considerado o maior representante do barroco mineiro, sendo conhecido por suas esculturas em pedra-sabão, entalhes em madeira, altares e igrejas.

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. As obras barrocas romperam a harmonia entre:a) A religião e o trabalho.b) A precipitação e o cuidado.c) O sentimento e a razão

d) O amor e a fé.

2. Em qual continente o Barroco se difundiu primeiramente? a) Africano.b) Asiático.c) Europeu.

d) Americano.

3. Sobre a arte barroca, é INCORRETO concluir que:  a)  Ela veio de encontro com os interesses da igreja católica.b) Os sentimentos são muito valorizados.c) Retratava o dia a dia das pessoas.

d) Na pintura não há o contraste de cores.


4. Observe a imagem e responda às questões:

Analise o que se afirma sobre o estilo barroco para responder à questão 3.


a) Qual característica barroca pode ser identificada na imagem?
________________________________

b) Que partes da pintura são mais iluminadas?


________________________________

c) Que partes da pintura são mais escuras?


________________________________


5. Em qual século o Barroco teve seu auge aqui no Brasil?

a) Século XVIII.
b) Século XVII.
c) Século XVI.
d) Século XIX. 


6. Observe o quadro do pintor Caravaggio e depois responda à pergunta:

Analise o que se afirma sobre o estilo barroco para responder à questão 3.

Esse trabalho do autor exemplifica bem a sua principal característica em chamar a atenção do leitor. Que característica barroca é essa?
a) A utilização de figuras fantasiosas e lendárias.
b) A luz direcionada para chamar atenção do fato importante da cena.
c) O jogo de contraste entre luz e sombra.
d) A dramaticidade bastante emblemática no enredo. 

7. Quais as características principais do estilo Barroco?


__________________________________

8. Qual o nome do autor do Barroco que muito contribuiu na construção de esculturas e altares para a igreja católica?


__________________________________


9. Uma das características da Pintura Barroca é:

a) Contraste Claro/Escuro.
c) Cenas pouco dramáticas.
c) Elitista.
d) Geometrização.

10. Observe uma imagem do período Barroco e responda à questão:


 

Analise o que se afirma sobre o estilo barroco para responder à questão 3.


A imagem acima é uma Pintura da Sacristia da Igreja de São Francisco de Assis, em Mariana (MG), de Manuel da Costa Ataíde. Uma característica Barroca marcante na pintura é:
a) O cientificismo.
b) A sensualidade.
c) O realismo.
d)  A religiosidade.

Acesse mais atividades de Artes para os Anos Finais

HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

1C / 2C / 3D / 4. a) A riqueza nos detalhes e formas, expressão dramática, curva e contornos e o jogo de luzes e sombras, b) O rosto, com destaques para os olhos e boca, c) Face esquerda da personagem e o fundo da imagem. / 5A / 6B / 7. O predomínio de temas religiosos; riqueza nos detalhes e formas; expressão dramática dos personagens; preferência pelas curvas e contornos e não pela geometrização; iluminação e o jogo de luzes e sombras e o uso da oposição entre o divino com o humano. / 8. Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho. / 9A / 10D. 

Acesse aqui outras atividades de arte como esta