Quando reagimos um mol de hidróxido de alumínio com um mol de ácido sulfúrico, o sal originado é:

As reações de neutralização, conforme explanado no texto Reação de Neutralização Total, ocorrem entre ácidos e bases, sendo que os hidrogênios ionizáveis dos ácidos, liberados no meio na forma de cátions H+ reagem com os ânions hidroxila (OH-) liberados pela base, formando água (H2O) e neutralizando o meio, isto é, fazendo com que a solução atinja um pH igual a 7,0 ou bem próximo a esse valor.

Entretanto, se a quantidade de cátions H+ liberados pelo ácido e a quantidade de ânions OH- liberados pela base não forem iguais, então a neutralização não será total, mas sim parcial.

Existem duas possibilidades: pode ocorrer a neutralização parcial do ácido ou a neutralização parcial da base:

  • Neutralização parcial do ácido:

Por exemplo, digamos que iremos reagir apenas uma molécula do ácido fosfórico (H3PO4) com uma fórmula da base hidróxido de sódio (NaOH). Observe que o H3PO4 fornece três cátions H+, enquanto que o NaOH fornece apenas um ânion OH-. Como cada cátion H+ neutraliza apenas um ânion OH-, nesse caso, teremos a formação de apenas uma molécula de água e o ácido será neutralizado parcialmente.

Observe abaixo na equação química que, além da formação da água, há também a formação de um sal ácido, também denominado hidrogenossal, formado entre o cátion da base (Na+) e o ânion do ácido que não foi neutralizado (H2PO4-):

H3PO4 + NaOH → NaH2PO4 + H2O
ácido        base        sal ácido       água

Se colocássemos duas fórmulas NaOH, ainda assim a neutralização do ácido seria parcial. Para se tornar total seriam necessárias três fórmulas NaOH para cada molécula de H3PO4.

  • Neutralização parcial da base:

Nesse caso, a quantidade de hidrogênios ionizáveis do ácido não é suficiente para neutralizar as hidroxilas da base.

Por exemplo, se reagirmos uma molécula de ácido nítrico (HNO3) com uma fórmula de hidróxido de magnésio (Mg(OH)2), o ácido liberará apenas um cátion H+, enquanto que a base liberará duas hidroxilas (OH-).

Portanto, a base não será neutralizada totalmente, uma molécula de água será formada e uma hidroxila restará. O cátion formado pela base [Mg(OH)+] reagirá com o ânion formado pelo ácido (NO3-1) e formará um sal básico ou hidroxissal:

  HNO3 + Mg(OH) 2 → Mg(OH)NO3 +  H2O
     Ácido        base             sal básico            água

As reações de neutralização parcial são aquelas em que há a formação de sais hidrogenados e sais hidroxilados.

Uma reação de neutralização, geralmente, é aquela em que ocorre interação entre um cátion hidrônio (H3O+) de um ácido e um ânion hidroxila (OH-) de uma base, resultando em uma molécula de água (H2O). O cátion Y da base, por sua vez, interage com o ânion X do ácido, formando um sal. Veja a equação geral de uma reação de neutralização:

HX + YOH → YX + H2O

Existe a possibilidade de nem todos os cátions hidrônios do ácido interagirem com os ânions hidroxila da base. Quando esse fenômeno acontecer, teremos uma reação de neutralização parcial.

Quando uma reação de neutralização parcial ocorre, temos a formação de sais hidrogenados ou sais hidroxilados. Um sal hidrogenado é aquele que apresenta hidrogênio na sua composição (YHX), e o sal hidroxilado é aquele que apresenta hidroxila na sua composição (YOHX).

A formação de sais hidroxilados ou hidrogenados em reações de neutralização parcial depende diretamente da quantidade de hidrogênios e hidroxilas presentes, respectivamente, nos ácidos e bases envolvidos no processo. Veja alguns exemplos que ilustram equações de neutralização parcial:

a) Reações de neutralização parcial com a formação de sal hidrogenado

A formação de um sal hidrogenado ocorre quando temos uma reação de neutralização em que a quantidade de hidrogênios no ácido é maior do que a quantidade de hidroxilas na base:

Exemplo: Reação entre o ácido fosfórico (H3PO4) e o hidróxido de magnésio [Mg(OH)2]

H3PO4 + Mg(OH)2 → MgHPO4 + 2 H2O

Analisando as fórmulas, podemos observar que o ácido apresenta três hidrogênios ionizáveis, e a base apresenta apenas duas hidroxilas. Assim, apenas dois dos hidrogênios interagem com as duas únicas hidroxilas existentes, formando dois mols de água. O hidrogênio ionizável que não interagiu em razão da falta de hidroxila fará parte da composição do sal formado, acompanhando o ânion PO4.

Exemplo: Reação entre o ácido sulfídrico (H2S) e o hidróxido de sódio (NaOH)

H2S + NaOH → NaHS + 1 H2O

Analisando as fórmulas, podemos observar que o ácido apresenta dois hidrogênios ionizáveis, e a base apresenta apenas uma hidroxila. Assim, apenas um dos hidrogênios interagirá com a única hidroxila existente, formando um mol de água. O hidrogênio ionizável que não interagiu em razão da falta de hidroxila fará parte da composição do sal formado, acompanhando o ânion S.

Exemplo: Reação entre o ácido pirofosfórico (H4P2O7) e o hidróxido de crômio III [Cr(OH)3]

1 H4P2O7 + 1 Cr(OH)3 → CrHP2O7 + 3 H2O

Analisando as fórmulas, podemos observar que o ácido apresenta quatro hidrogênios ionizáveis, e a base apresenta apenas três hidroxilas. Logo, três dos hidrogênios interagem com as três únicas hidroxilas existentes, formando três mols de água. O hidrogênio ionizável que não interagiu fará parte da composição do sal formado, acompanhando o ânion P2O7.

b) Reações de neutralização parcial com a formação de sal hidroxilado

A formação de um sal hidroxilado ocorre quando temos uma reação de neutralização em que a quantidade de hidroxilas na base é maior do que a quantidade de hidrogênios no ácido.

Exemplo: Reação entre o ácido sulfúrico (H2SO4) e o hidróxido de ouro III [Au(OH)3]

01 H2SO4 + 1 Au(OH)3 → AuOHSO4 + 2 H2O

Analisando as fórmulas, podemos observar que o ácido apresenta apenas dois hidrogênios ionizáveis, e a base apresenta três hidroxilas. Assim, duas das hidroxilas interagem com os dois únicos hidrogênios existentes, formando dois mols de água. A hidroxila que não interagiu fará parte da composição do sal formado, acompanhando o cátion Au.

Exemplo: Reação entre o ácido clorídrico (HCl) e o hidróxido de bário [Ba(OH)2]

1 HCl+ 1 Ba(OH)2 → BaOHCl + 1 H2O

Analisando as fórmulas, podemos observar que o ácido apresenta apenas um hidrogênio ionizável, e a base apresenta duas hidroxilas. Assim, apenas uma das hidroxilas interage com o único hidrogênio existente, formando um mol de água. A hidroxila que não interagiu em razão da falta de hidrogênio fará parte da composição do sal formado, acompanhando o cátion Ba.

Exemplo: Reação entre o ácido bórico (H3BO3) e o hidróxido de titânio IV [Ti(OH)4]

1 H3BO3 + 1 Ti(OH)4 TiOHBO3 + 3 H2O

Analisando as fórmulas, podemos observar que o ácido apresenta três hidrogênios ionizáveis, e a base apresenta quatro hidroxilas. Dessa forma, três das hidroxilas interagem com os três únicos hidrogênios existentes, formando três mols de água. A hidroxila que não interagiu fará parte da composição do sal formado, acompanhando o cátion Ti.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Quando reagimos um ácido (HX) e uma base (MeOH), ocorre uma reação química denominada de neutralização, que origina um sal inorgânico e uma molécula de água. Nessa reação, o hidrogênio ionizável (presente no ácido) reage com a hidroxila (presente na base) para a formação da água:

H+ + OH- → H2O

A equação que representa o fenômeno da neutralização pode ser expressa da seguinte maneira:

HX + MeOH → MeX + H2O

Quando apenas uma parte dos hidrogênios ionizáveis do ácido reage com as hidroxilas da base, ou o contrário, a reação é denominada de neutralização parcial.

Nas equações que representam a neutralização parcial, há a presença de sais com hidrogênio (H) e a hidroxila (OH). Veja abaixo o formato geral de uma equação de neutralização parcial:

  • Equação de neutralização parcial com excesso de hidroxilas:

HX + Me(OH)2 → MeOHX + H2O

  • Equação de neutralização parcial com excesso de hidrogênios ionizáveis:

H2X + MeOH → MeHX + H2O

Analisando as equações gerais de neutralização parcial, podemos perceber que, sempre que esse tipo de reação acontece, temos a formação de sal hidrogenado (MeHX) ou sal hidroxilado (MeOHX). A formação de um ou outro sal depende da relação entre a quantidade de hidroxilas na base e hidrogênios ionizáveis no ácido.

Veja alguns exemplos de equações de neutralização parcial:

Exemplo 1: Equação de neutralização parcial entre ácido clorídrico (HCl) e hidróxido de magnésio [Mg(OH)2]:

1 HCl + 1 Mg(OH)2 → MgOHCl + 1 H2O

Analisando a equação de neutralização parcial entre o ácido e a base em questão, temos que:

  1. O ácido apresenta apenas um hidrogênio ionizável;

  2. A base apresenta duas hidroxilas;

  3. Apenas uma hidroxila é utilizada na formação da água por haver apenas um hidrogênio ionizável;

  4. A hidroxila que não é utilizada na formação da água faz parte do sal formado e é escrita na fórmula do sal após o metal e antes do ânion Cl.

Exemplo 2: Equação de neutralização parcial entre ácido fosfórico (H3PO4) e hidróxido de potássio (KOH).

1 H3PO4 + 1 KOH → KH2PO4 + 1 H2O

Analisando a equação de neutralização parcial entre o ácido e a base em questão, temos que:

  1. O ácido apresenta três hidrogênios ionizáveis;

  2. A base apresenta uma hidroxila;

  3. Apenas um hidrogênio ionizável é utilizado na formação da água por haver apenas uma hidroxila na base;

  4. Os dois hidrogênios ionizáveis que não são utilizados na formação da água fazem parte do sal formado e serão escritos na fórmula do sal após o metal e antes do ânion PO4.

Exemplo 3: Equação de neutralização parcial entre ácido sulfúrico (H2SO4) e hidróxido de titânio IV [Ti(OH)4].

1 H2SO4 + 1 Ti(OH)4 → Ti(OH)2SO4 + 2 H2O

Analisando a equação de neutralização parcial entre o ácido e a base em questão, temos que:

  1. O ácido apresenta apenas um hidrogênio ionizável;

  2. A base apresenta duas hidroxilas;

  3. Apenas duas hidroxilas são utilizadas na formação da água por haver apenas dois hidrogênios ionizáveis;

  4. As hidroxilas que não são utilizadas na formação da água fazem parte do sal formado e são escritas na fórmula do sal após o metal e antes do ânion SO4.

Exemplo 4: Equação de neutralização parcial entre ácido pirofosfórico (H4P2O7) e hidróxido de prata (AgOH).

1 H4P2O7 + 1 AgOH → AgH3P2O7 + 1 H2O

  1. O ácido apresenta quatro hidrogênios ionizáveis;

  2. A base apresenta uma hidroxila;

  3. Apenas um hidrogênio ionizável é utilizado na formação da água por haver apenas uma hidroxila na base;

  4. Os três hidrogênios ionizáveis que não são utilizados na formação da água fazem parte do sal formado e são escritos na fórmula do sal após o metal e antes do ânion P2O7.


Por Me. Diogo Lopes Dias