Quais os benefícios de se tomar vitamina C?

A vitamina C atua como , ajudando a proteger as células dos danos causados pelos que se formam no nosso organismo ou podem ter origem no meio ambiente (fumo dos cigarros, poluição atmosférica, luz ultravioleta emitida pelo sol, etc.)1,4.

Esta vitamina é também necessária para a produção de  (uma proteína importante para tendões, ligamentos, cartilagem, vasos sanguíneos, pele, gengivas, dentes, etc.), e certos , para o normal funcionamento do sistema imunitário e para a cicatrização de feridas1,5.

A ingestão de vitamina C contribui para o normal produtor de energia reduzindo o cansaço e a fadiga, está envolvida no funcionamento do sistema nervoso, na regeneração da forma reduzida da vitamina E e promove o aumento da absorção de ferro6.

 Fontes de vitamina C

As frutas e os vegetais são as principais fontes de vitamina C, nomeadamente: citrinos (laranjas, toranjas, limões, etc.), kiwis, morangos, meloa, papaia, tomate, brócolos, vegetais de folha verde como os espinafres, pimentos verde e vermelho, framboesas e mirtilos.1

Alimento

Conteúdo em vitamina C (Ácido ascórbico)

Salsa

170 mg/100g

Pimento

125-200 mg/ 100g

Brócolos

90-150 mg/100g

Espinafres

50-90 mg/100g

Laranja/ Limão

50 mg/100g

Morango

40-90 mg/100g

Tangerina

30 mg/100g

Framboesa

18-25 mg/100g

Fonte: Adaptado de Gerald F. Combs, Jr. The Vitamins Fundamental aspects in nutrition and health. Third edition. Elsevier AP. 20087

Estabilidade

A vitamina C é sensível ao ar, à luz e ao calor. A estabilidade desta vitamina fica favorecida em ambientes ácidos e na presença de outros antioxidantes8,9.

A vitamina C em frutas ou legumes frescos pode ser bem preservada durante dias ou semanas, no entanto quando os alimentos são processados, ficam expostos ao oxigénio, superfícies metálicas, ou temperaturas elevadas, o que acelera a oxidação da vitamina9.

A maioria das perdas dá-se antes da cozedura, quando os alimentos são lavados e deixados em água durante algum tempo e quando os alimentos são cortados. Os iões de cobre e ferro têm um papel importante na oxidação da vitamina C e por isso só devem ser escolhidos materiais/superfícies de aço inoxidável, alumínio ou plástico, para entrarem em contacto com os alimentos. Durante o processo de cozedura dos alimentos, perde-se cerca de 50% de vitamina C na água9.

Em suma, podemos obter o máximo de vitamina C dos alimentos se os consumirmos crus ou apenas ligeiramente cozinhados, se não cortarmos os vegetais em porções pequenas antes de os cozinhar, se cozinharmos os alimentos no mínimo de água possível e se utilizarmos o micro-ondas ou vapor para cozinhar8,9.

Carência em vitamina C

As carências graves em vitamina C são raras. A maioria das pessoas com uma alimentação equilibrada obtém dos alimentos a vitamina C necessária ao organismo. No entanto, nalgumas circunstâncias ou patologias pode haver uma maior dificuldade em obter a vitamina dos alimentos ou podem existir necessidades acrescidas, como é o caso dos fumadores/fumadores passivos (uma vez que a vitamina C é necessária para reparar as lesões causadas pelos ), pessoas com alimentação pouco variada, com problemas de má absorção ou portadoras de alguns tipos de , e doentes com sujeitos a hemodiálise1.

Carências graves em vitamina C, normalmente associadas a um consumo menor do que 10 mg/dia, levam ao desenvolvimento de escorbuto nos adultos e nas crianças10.
O tempo que decorre para o desenvolvimento de escorbuto depende das reservas de vitamina C que o organismo dispõe, mas os sinais aparecem no 1º mês de uma ingestão reduzida ou nula de vitamina C.1

Os sintomas iniciais nos adultos incluem fadiga, mal-estar e inflamação das gengivas. À medida que a doença progride, a síntese de torna-se cada vez mais deficiente e os tecidos conjuntivos ficam fracos, causando petéquias, equimoses, , dor nas articulações, má cicatrização de feridas, e cabelos estragados1.

Sintomas adicionais podem incluir depressão, gengivas a sangrar, perda de dentes e fragilidade capilar. Pode ocorrer ainda devido às hemorragias e à deficiente absorção de ferro (facilitada pela ingestão de vitamina C). Se não existir tratamento, o escorbuto pode ser fatal1.

No caso das crianças, na , a maioria sofre de irritabilidade, fragilidade nas pernas e pseudoparalisia (paralisia de um ou mais membros), normalmente envolvendo os membros inferiores. Podem ocorrer também hemorragias perto dos dentes que estão a nascer e petéquias na pele9.

Valor de Referência do Nutriente (VRN)1

Na tabela seguinte, estão descritas as doses diárias recomendadas consoante o sexo, a idade e algumas condições especiais (gravidez e aleitamento). No caso dos indivíduos fumadores, necessitam de mais 35mg/dia de vitamina C em relação aos indivíduos não fumadores.

7-12 meses*

4-8 anos

Idade

Masculino (mg/dia)

Feminino (mg/dia)

Lactentes

0-6 meses*

40

40

   

50

50

Crianças

1-3 anos

15

15

   

25

25

9-13 anos

45

45

-

Adolescentes

14-18 anos

75

65

Adultos

19 anos ou mais

90

75

Grávidas

Até aos 18 anos

-

80

19 anos ou mais

-

85

-

Mulheres a amamentar

Até aos 18 anos

-

115

19 anos ou mais

-

120

-

*IA: ingestão adequada: não existem estudos que permitam estabelecer o VRN, mas estes valores garantem uma nutrição adequada.

Utilidade terapêutica

A ingestão contínua de pelo menos 200mg/dia de vitamina C pode ser útil para reduzir a incidência de constipações em pessoas que pratiquem exercício físico intenso, expostas a ambientes frios ou pessoas com níveis marginais de vitamina C, como é o caso dos idosos e dos fumadores1.

A ingestão de vitamina C pode diminuir a duração da constipação e melhorar a gravidade dos sintomas na população em geral1.

Precauções

Regra geral, o organismo elimina o excesso de vitamina C. No entanto, em doses elevadas (superiores a 2000 mg diários) esta vitamina pode causar diarreia, gases ou transtornos gástricos1,2.

A vitamina C aumenta a quantidade de ferro absorvida dos alimentos, por isso pessoas com , uma patologia que se caracteriza pela acumulação excessiva de ferro no corpo, não devem tomar suplementos que contenham vitamina C1,5.

Pessoas com problemas renais também poderão apresentar alterações aquando da toma de doses altas de vitamina C, uma vez que o teor de e excretado fica aumentado, contribuindo para o aparecimento de pedra nos rins1,5.

Pessoas em tratamento contra o devem falar com o seu oncologista antes de tomar vitamina C, uma vez que esta vitamina pode interagir com determinados fármacos usados em quimioterapia5.

A vitamina C pode interferir com alguns medicamentos como é o caso dos Anti-Inflamatórios Não Esteróides (AINEs), contracetivos orais (aumentando os níveis de estrogénio), inibidores da , paracetamol, antibióticos da classe das tetraciclinas e 5.

Pessoas que tomem antiácidos com alumínio e vitamina C podem ter efeitos adversos mais marcados associados ao alumínio, uma vez que a absorção deste é favorecida5.

Fumadores ou pessoas que utilizem pensos de nicotina devem ingerir uma quantidade maior de vitamina C, uma vez que a nicotina diminui os níveis de vitamina C no organismo5.

Uma forma de maximizar a eficácia da vitamina C é tomar juntamente com , cálcio e magnésio2.

Quais os benefícios de se tomar vitamina C?

A vitamina C é a mais conhecida das vitaminas. O consumo da vitamina C pode proporcionar diversos benefícios à saúde, como a prevenção do envelhecimento precoce e a melhora do sistema imunológico.

O organismo humano não é capaz de sintetizar naturalmente a vitamina C. Por essa razão, é preciso garantir a vitamina por meio de alimentação e/ou suplementação. A vitamina C é absorvida em sua quase totalidade no intestino delgado, por meio de um mecanismo de transporte ativo.

Conheça algumas das propriedades da vitamina C, para que serve e quais os seus benefícios.

Quais os benefícios de se tomar vitamina C?

A vitamina C apresenta uma série de mecanismos importantes para o organismo, uma vez que participa de diversos processos metabólicos, processos celulares, reações e etapas bioquímicas. Dentre as funções estão formação do colágeno, processo de oxidorredução, aumento da absorção de ferro e inativação de radicais livres.

Essa vitamina é necessária no metabolismo de vários aminoácidos e é um cofator essencial nas reações de hidroxilação. Além disso, as propriedades da vitamina C também são importantes na prevenção da anemia. Nos ossos, a ausência dessa vitamina dificulta a produção da porção orgânica da matriz óssea, impedindo o processo de ossificação normal.

De modo geral, a vitamina C é indispensável para os seres humanos. Age como antioxidante e varredor de radicais livres, nutre as células, protegendo-as de danos causados pelos antioxidantes, e desempenha um papel essencial na síntese de colágeno funcionalmente ativo, sendo fundamental para a reparação de tecido conectivo e a cicatrização de feridas.

Quais os benefícios de se tomar vitamina C?

  • Acelera a cicatrização.
  • Reduz a suscetibilidade a infecções.
  • Aumenta os níveis de anticorpos.
  • Potencializa o sistema imunológico.
  • Diminui o endurecimento arterial e a aterogênese.
  • Protege as células.
  • Combate os efeitos dos radicais livres.
  • Melhora o desempenho nos treinos.
  • Evita o envelhecimento da pele.
  • Aumenta a absorção de ferro.
  • Proporciona resistência aos ossos.
  • Previne doenças oftalmológicas e derrames.
  • Ação antioxidante.
  • Ajuda a aliviar o estresse.

Quais os benefícios de se tomar vitamina C?

A vitamina C faz parte do grupo das vitaminas hidrossolúveis e, como a maioria delas, não se armazena no organismo, tendo suas reservas eliminadas em pequenas quantidades, por meio da urina. Em razão disso, a sua administração diária é indispensável, seja por meio da dieta ou da suplementação.

Para atletas ou praticantes de atividades físicas intensas, a vitamina C é um importante antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres, o que permite maior renovação celular e menos riscos de lesões e danos às membranas celulares.

Quem busca melhorar o sistema imunológico irá se beneficiar do consumo de vitamina C, pois esta funciona como uma defesa do organismo contra infecções e processos inflamatórios, além de prevenir gripes e resfriados.

A ação antioxidante da vitamina C também é responsável por reduzir o acúmulo de colesterol presente nas artérias, o que beneficia diretamente a saúde do coração, reduzindo as chances de um infarto.

O consumo regular de suplementos de vitamina C tem efeitos benéficos sobre o metabolismo da glicose e dos lipídios em pessoas com diabetes tipo 2 e em idosos. Alguns estudos também associam a suplementação com vitamina C à redução do risco de aparecimento de catarata, através de seu efeito antioxidante nas células do cristalino.

Quais os benefícios de se tomar vitamina C?

A vitamina C pode ser encontrada naturalmente em vários alimentos, em produtos industrializados que adicionam o nutriente ao seu conteúdo, como é o caso de alguns cereais ou sucos de frutas, ou por meio de suplementação de vitamina C com comprimidos.

Além disso, outras fontes de vitamina C são cítricos, salsa, espinafre, couve-verde, rúcula, couve-flor, batata, batata-doce, brócolis e couve-de-bruxelas. Acerola, laranja, limão, morango, abacaxi, kiwi, goiaba e manga são exemplos de frutas com vitamina C.

Quais os benefícios de se tomar vitamina C?

A vitamina C também tem uma participação importante nos processos de óxido-redução, favorecendo o aumento da absorção do ferro e a inativação dos radicais livres. Você já deve ter ouvido falar que a absorção do ferro em alimentos como o feijão é muito eficaz quando o seu consumo é combinado com suco de laranja. Isso ocorre justamente em razão da contribuição da vitamina C na absorção de elementos como o ferro.

Assim, o ácido ascórbico age em diversas reações, processos celulares e etapas bioquímicas do organismo, contribuindo para o metabolismo de aminoácidos e auxiliando no bom funcionamento do organismo.

Quais os benefícios de se tomar vitamina C?

A vitamina C, assim como a vitamina D, está associada ao aumento de imunidade. Isso ocorre porque a ingestão do ácido ascórbico, entre outras funções, acelera a mobilização do ferro, prevenindo a anemia.

A vitamina C é essencial para os seres humanos, independentemente da sua idade, pois age como um antioxidante que varre das células os radicais livres, além de nutri-las, protegendo-as dos danos causados pelos agentes externos.

Uma boa dieta, aliada à suplementação das vitaminas que não estão sendo totalmente supridas pelo consumo alimentar, favorece o aumento da imunidade e a capacidade do organismo de combater vírus e outros agentes externos que possam causar danos ao organismo.

Quais os benefícios de se tomar vitamina C?

A vitamina C não só pode como deve ser consumida diariamente. Neste sentido, esta ingestão deve ser realizada por meio da alimentação ou suplementação.

A dose recomendada é de aproximadamente 100 mg por dia. Entretanto, as quantidades devem ser dosadas de acordo com as particularidades de cada paciente.

Veja que pacientes com infecções, tabagistas, lactantes e gestantes podem ter demandas específicas de ingestão não só da vitamina C, mas de outros suplementos.

Fundamental na proteção contra infecções e na integridade das paredes dos vasos sanguíneos, ela é diluída em água e pode ser ingerida na forma efervescente ou na forma de comprimidos.

Na Growth, você encontra o suplemento de vitamina C em cápsulas, o que pode ajudar na composição da sua estratégia de ingestão diária da substância. Vale destacar que as quantidades consumidas devem sempre ser orientadas por um profissional da área de saúde.

Quais os benefícios de se tomar vitamina C?

A vitamina C é fundamental para o bom funcionamento das células, e este fator deve ser destacado especialmente em se tratando do tecido conjuntivo, em razão da sua participação no processo de formação do colágeno. Não é por acaso que você encontra muitos produtos dermatológicos que contêm vitamina C na sua composição.

Na pele, o ácido ascórbico atua na biossíntese do colágeno. Sua participação na hidroxilação da prolina forma a hidroxiprolina, que favorece a síntese do colágeno e contribui para a integridade do tecido conjuntivo, do tecido ósseo, das cartilagens, da pele, da dentina e dos tendões.

Estudos demonstram que a vitamina C também está envolvida no processo de cicatrização, de recuperação de fraturas, contusões, sangramentos gengivais, entre outros.

Por isso, é importante saber que a substância é fundamental para a formação das fibras colágenas existentes em quase todos os tecidos do corpo humano, como pele, cartilagens e estruturas ósseas.

Quais os benefícios de se tomar vitamina C?

Tanto a combinação de suplementos, como a suplementação específica de vitamina C, devem ser realizadas seguindo as orientações do seu médico e/ou nutricionista. Existem níveis ideais de consumo diário que devem ser respeitados, levando em consideração as particularidades de cada paciente, sua rotina alimentar e demais hábitos. Por isso destacamos a importância do acompanhamento de um profissional. Somente ele poderá indicar as quantidades e a rotina de ingestão ideais, de acordo com os objetivos que você pretende alcançar.

A Growth Supplements oferece o suplemento de vitamina C em cápsulas, o que pode ajudar na composição da sua estratégia de ingestão diária da substância. Além da vitamina C, você encontra na Growth suplementos de vitamina D, vitamina E, complexo B (vitamina B), vitamina B12 e zinco para incluir na rotina alimentar e aproveitar os benefícios dos nutrientes

Quais os benefícios de se tomar vitamina C?

Apesar de todos os seus benefícios, o consumo excessivo de vitamina C pode ser prejudicial à saúde. Algumas complicações que podem surgir, a partir do consumo de doses elevadas de vitamina C, são cálculos renais, distúrbios gastrintestinais e acidificação da urina. Dessa forma, esteja atento à quantidade adequada que deverá ser incluída na sua dieta.

Quais os benefícios de se tomar vitamina C?

A vitamina C é essencial para a manutenção e reparação de ossos, pele e de diversos outros tecidos do nosso corpo. Por essa razão, uma dieta deficiente em vitamina C pode causar os seguintes sintomas.

  • Cansaço, irritabilidade e tontura.
  • Fraqueza muscular.
  • Dores nas articulações.
  • Hemorragia ao redor das gengivas.
  • Anemia.
  • Cicatrização lenta.
  • Queda de cabelo e amolecimento dos dentes.

Por isso, é indispensável incluir na sua dieta alimentos ricos em vitamina C, e, se necessário, adicionar o suplemento de vitamina C, que irá complementar a quantidade de ingestão diária.

Quais os benefícios de se tomar vitamina C?

A atividade física intensa favorece uma maior formação de radicais livres e um aumento da peroxidação lipídica, o que pode resultar em danos musculares e, consequentemente, prejudicar o desempenho de atletas.

Esse processo, conhecido como estresse oxidativo, pode aumentar os riscos de lesões musculares. Por essa razão, é importante que atletas consumam a quantidade ideal de vitamina C, para garantir a recuperação do tecido muscular.

Além disso, a vitamina C também está presente na formação e liberação de hormônios esteroides, como a testosterona, um hormônio essencial para a construção de massa muscular.

Quais os benefícios de se tomar vitamina C?

A Growth Supplements oferece excelente custo/benefício para você investir em uma vida mais saudável. Além da vitamina C, também estão disponíveis vitamina D e vitamina E, Complexo B (vitamina B) e vitamina B12 para incluir na rotina alimentar e aproveitar os benefícios dos nutrientes. Não deixe de navegar pelo nosso catálogo e conferir todos os nossos produtos, como o whey protein, sucesso entre os suplementos.