O organismo no qual vivem os estágios imaturos e assexuados de um parasita é chamado

Biologia, 15.08.2019 00:06, Shaday007

Aartéria aorta sai do ventrículo esquerdo à frente do coração, ascende (sobe), faz uma curva (arco) e depois descente (desce) posterior ao coração. o arco da aorta se ramifica, originando artérias calibrosas que levarão o sangue arterial para os braços e para a cabeça. a imagem mostra um exame de imagem chamado angiografia, das ramificações do arco da aorta. indique a alternativa correta: a) a letra e representa o tronco braquiocefálico.b) a letra h representa a parte ascendente do arco da aorta.c) a letra b representa o arco da aorta.d) a letra c representa a artéria subclávia.e) a letra a representa a artéria carótida comum.

Respostas:

Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (FIOCRUZ, 2011)
Graduada em Biologia (UGF-RJ, 1993)

Ouça este artigo:

Hospedeiro é um organismo que abriga um parasita em seu corpo. O parasita pode ou não causar doença no hospedeiro. O parasita possui dependência metabólica em relação ao hospedeiro, utilizando recursos para a sua sobrevivência. O hospedeiro também constitui o habitat do parasita. Normalmente os parasitos são específicos dos hospedeiros, mas existem espécies de parasitas que conseguem se instalar em duas ou mais espécies de hospedeiros durante o seu ciclo de vida. Como exemplo, a Taenia solium que causa a teníase e vive no intestino humano na fase adulta, parasita o porco na sua fase larval.

Chamamos de endoparasita ou parasita interno aquele parasita que se aloja no interior do hospedeiro. Exemplo: lombriga (Ascaris lumbricoides). E ectoparasita ou parasita externo é aquele parasita que se abriga sobre a pele ou couro cabeludo do hospedeiro. Exemplo: piolho (Pediculus humanus capitis). Podemos encontrar três tipos de hospedeiros:

  • Hospedeiro definitivo – que é o que apresenta o parasita em sua fase de maturidade ou na sua forma sexuada. Exemplo: Schistosoma mansoni (que causa a esquistossomose) e o Trypanosoma cruzi (que causa a Doença de Chagas), tem no homem o seu hospedeiro definitivo, pois a sua fase sexuada ocorre no ser humano.
  • Hospedeiro intermediário – é o que apresenta o parasita e sua fase larvária ou assexuada. Como exemplo, o caramujo é o hospedeiro intermediário do Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose.
  • Hospedeiro paratênico ou de transporte – é um ser vivo que serve de refúgio temporário e de veículo até que o parasita atinja o hospedeiro definitivo. O parasita não evolui neste hospedeiro. Esse hospedeiro não é imprescindível para completar o ciclo vital. Exemplo: peixes maiores, que ingerem peixes menores contaminados com larvas de Diphyllobothrium transportam essas larvas até o ser humano ingerir o peixe maior, geralmente cru.

A interação parasita-hospedeiro ocorre por infecção ou infestação. Na infecção, ocorre a invasão e colonização do organismo hospedeiro por parasitas internos, como helmintos (Taenia saginata) e protozoários (Giárdia, Tripanossomo). Na infestação ocorre ataque ao organismo hospedeiro por parasitas externos, como os artrópodes (piolho, carrapato).

Bibliografia:

Glossário. Sociedade Brasileira de Parasitologia. Disponível em: http://www.parasitologia.org.br/estudos_glossario_H.php

Hospedeiro. Disponível em: http://knoow.net/ciencterravida/biologia/hospedeiro/

Diphyllobothrium latum. Disponível em: http://www.ufrgs.br/para-site/siteantigo/Imagensatlas/Animalia/Diphyllobothrium%20latum.htm

Parasitologia. Disponível em: https://docente.ifsc.edu.br/felipe.seixas/MaterialDidatico/Parasitologia/aula%20introdução%20de%20%20PARASITOLOGIA.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

39 Usuários buscaram por essas respostas para seus exercícios no mês passado e 68 estão buscando agora mesmo. Vamos finalizar seu dever de casa!

Essa Resposta do exercício é de nível Ensino médio (secundário) e pertence à matéria de Biologia.

Essa resposta recebeu 51 “Muito obrigado” de outros estudantes de lugares como Caseiros ou Varjota.

Pergunta

Organismo no qual vivem os estágios imaturos e assexuados de um parasita é chamado

Resposta

hospedeiro intermediárioneles vivem os parasitas imaturos sexualmente. . Podemos afirmar que o organismo onde vivem os estágios imaturos e assexuados de um parasita é chamado o hospedeiro intermediário.Sob esse aspecto, podemos dizer que os céstodos são definidos como parasitas obrigatórios, ou seja, a fase adulta do parasita não sobrevive fora do hospedeiro. Esses seres compõem o Filo Platelmintes e possuem ciclos de vida indiretos,  utilizando mais que um hospedeiro, sendo que o hospedeiro final é aquele que abriga a forma adulta ou sexualmente madura do parasita.Leia mais em:8009594

Estudantes também estão buscando por

  • A seguir estão relacionados alguns hidrocarbonetos .forneca as fórmulas eletrônicas (de lewis) e
  • Em se tratando da dissertação argumentativa é correto afirmar que: a. Objetiva narrar fatos
  • Uma empresa deseja iniciar uma campanhapublicitária divulgando uma promoção para seus possíveis

Se você tem mais exercícios para fazer, use a barra de busca para encontrar a resposta para seu dever de casa: 150 pessoas fizeram isso hoje e 113 na última hora.

Ajude seus amigos a fazer o dever de casa deles compartilhando a página Principais Respostas de Exercícios com eles, é completamente gratuito e fácil de usar!