Descreva 3 programas de qualidade de vida no trabalho que as empresas podem oferecer ao trabalhador.

A qualidade de vida no trabalho (QVT) diz respeito às condições de vida dentro do ambiente corporativo. Ela corresponde ao grau de satisfação das necessidades pessoais que o funcionário consegue obter enquanto exerce sua função.

A QVT é um conceito amplo, cujo objetivo é encontrar o ponto de equilíbrio entre o bem-estar do trabalhador e a eficácia da empresa. A qualidade de vida no trabalho é um dos indicadores da saúde organizacional.

Melhorias na qualidade de vida do trabalho nas empresas passam por ajustes em termos de infraestrutura, higiene e segurança do ambiente, assim como dos aspectos psicológicos e sociais.

Exemplos de fatores na qualidade de vida no trabalho

  • Ambiente psicológico e físico de trabalho
  • Satisfação com a função executada
  • Motivação para o exercício da atividade
  • Oportunidade de crescimento
  • Desenvolvimento pessoal
  • Clima organizacional
  • Remuneração justa e adequada
  • Benefícios concedidos
  • Segurança na função
  • Reconhecimento pelo trabalho
  • Feedback das atividades
  • Relacionamento com colegas e superiores
  • Liberdade de decisão e participação
  • Igualdade de oportunidades

Programas de qualidade de vida no trabalho

A empresa pode promover uma série de ações com o objetivo de aumentar os níveis de satisfação do funcionário, desde atividades simples e sem custos, até projetos mais complexos. Eles variam conforme o tamanho e a área de atuação da empresa.

Programas de bem-estar corporativos podem ser determinantes em termos de saúde laboral, sendo inclusive um fator de redução de custos. Seguem alguns exemplos de programas de qualidade de vida no trabalho.

Treinamento e promoção do desenvolvimento intelectual

Investir na formação do funcionário, com cursos e treinamentos, além de ampliar conhecimento, oferece realização pessoal e pode servir como reconhecimento e bonificação.

Se um funcionário com bons resultados em sua função administrativa demonstrar interesse por um curso de especialização, oferecer o curso a ele não apenas vai realizá-lo pessoalmente como também trará benefícios para a empresa, uma vez que o colaborador, além de mais motivado para executar seu trabalho, ficará também mais qualificado

Feedback e avaliação de desempenho

Um programa de aplicação mais simples e sem custos é a sistematização do feedback. Organizar uma rotina de avaliação de desempenho traz inúmeros benefícios à empresa.

O feedback, quando feito, deve ser adequado ao funcionário e utilizar técnicas que não tratem apenas dos pontos negativos. Um exemplo é o feedback-sanduíche, em que o gestor começa com elogios, passa às críticas, e retoma os pontos fortes do colaborador no fim da conversa.

Oferecer soluções para ajustar más condutas também faz parte de uma boa estratégia de feedback.

Flexibilização do horário de trabalho

O horário aparece cada vez mais como ponto importante da qualidade de vida no trabalho. Nas grandes cidades brasileiras, o trânsito é complicado nos horários de entrada e saída da maior parte dos empregos. Muitos funcionários ficam horas parados no transporte para chegar a tempo ao trabalho, o que reduz ainda mais suas horas livres e aumenta os níveis de estresse.

O gestor deve observar de perto seus colaboradores e tentar entender como é a rotina de deslocamento de cada um. É preciso que a empresa questione até que ponto é indispensável ao negócio que os funcionários cumpram o horário comercial e, se possível, criar um horário de trabalho mais flexível ou mesmo possibilitar a adesão ao home office.

Outros programas que podem ser aplicados

  • Day off (dia de folga, sem desconto, no aniversário do funcionário)
  • Ginástica laboral
  • Massagem laboral
  • Ergonomia
  • Definição do plano de carreira
  • Estudo de cargos e salários
  • Preparação para a aposentadoria
  • Terapias alternativas
  • Orientação nutricional
  • Projetos culturais

O papel do funcionário na promoção da QVT

Parte da qualidade de vida no trabalho também é de responsabilidade do colaborador. Algumas atitudes precisam ser revistas para melhorar o clima no ambiente corporativo como um todo.

Evitar fofocas e procurar colaborar para que sejam mantidas boas relações interpessoais é essencial para se construir um bom clima organizacional.

Respeitar prazos é outro cuidado a ser tomado para o bem de todos, principalmente quando um atraso poderá afetar a vida de outros colegas e prejudicar o seu trabalho.

A importância da qualidade de vida no trabalho

Uma maior qualidade de vida no trabalho significa uma organização mais humanizada e um maior nível de satisfação da equipe.

Sabendo que o colaborador passa a maior parte do seu dia no ambiente de trabalho, o gestor deve levar em consideração o impacto que essas horas exercem não apenas na saúde física, mas também na saúde mental do trabalhador.

Esse impacto tem relação direta com os resultados da organização. Ou seja, a qualidade de vida no trabalho está diretamente associada ao nível de rendimento, saúde, bem-estar e eficiência do funcionário. Assim, os programas de qualidade de vida no trabalho têm o objetivo de reter talentos e aumentar a produtividade.

A implementação de programas de qualidade de vida no trabalho, tem um impacto significativo na redução da rotatividade de pessoal (turnover). Com isso a empresa usufrui de altos níveis de motivação e engajamento por parte dos colaboradores.

Você também pode ter interesse em ética profissional, colaborador , turnover e missão, visão e valores.

Escrito por Dedila Costa | GUPY | 11/1/2019

A qualidade de vida no trabalho é um conceito cada vez mais popular nos últimos tempos e essencial para garantir bons resultados e produtividade na organização. 

No entanto, esse índice enfrenta grandes desafios no país. Veja algumas estatísticas:

- 9 em cada 10 brasileiros apresentam sintomas de ansiedade segundo pesquisa realizada pela representante brasileira do International Stress Management Association;
- 54% dos brasileiros estão satisfeitos com seus trabalhos, segundo pesquisa índice de qualidade de vida no trabalho da Sodexo.

Descreva 3 programas de qualidade de vida no trabalho que as empresas podem oferecer ao trabalhador.

Fonte: Sodexo

Esses são dados preocupantes. Afinal, a saúde tanto dos gestores quanto profissionais de RH é um fator decisivo para que eles consigam se dedicar totalmente à execução de suas tarefas, além de ajudarem a promover um bom clima organizacional.

Porém, infelizmente ainda é comum o acúmulo de funções e rotina sobrecarregada, com longas jornadas tanto para colaboradores quanto para a área de recursos humanos.

Como mudar esse quadro? No artigo de hoje, você vai ver:

  • Os benefícios do índice de qualidade no trabalho;
  • 5 dicas essenciais para você conseguir melhorar a qualidade de vida no ambiente.

Vantagens da qualidade de vida na empresa

As vantagens para as empresas que adotam o conceito, assim como a cultura de qualidade de vida no trabalho, são inúmeras.

A produtividade, a atenção e a motivação aumentam. É possível melhorar o ambiente organizacional e diminuir também as despesas relacionadas a tratamentos de saúde. Isso sem contar na queda das taxas de rotatividade e aumento da retenção de talentos.

E os profissionais também têm muitos benefícios: reconhecimento pelo trabalho, ambiente de trabalho saudável e inspirador, tempo gasto com qualidade, maior foco em atividades físicas, mais criatividade, acesso a benefícios que melhoram o bem-estar, etc. 

Aproveite também para otimizar seu tempo com nosso calendário do RH 2021! Acesse:

5 maneiras para você alcançar o bem-estar na sua empresa

1. Organize as atividades diárias

Saber o que precisa ser feito durante o dia vai ajudar a distribuir melhor o tempo e a entender quais tarefas devem ser priorizadas. Para isso, use uma agenda (que pode ser de papel ou eletrônica) para listar não só as atividades, como também o tempo estimado de conclusão.

Separe uma parte do dia para cuidar apenas de tarefas mais burocráticas (como a folha de pagamento), e outras para organizar o processo de recrutamento e seleção. 

Assim, você vai ter uma visão bem completa das suas obrigações e vai conseguir entregar resultados sem que isso afete a sua saúde mental.

2. Defina prazos para as tarefas

Algumas obrigações não têm exatamente uma data definida, mas devem ser concluídas.

O problema é que, quando não conseguimos enxergar um prazo para essa entrega, tendemos a adiar a realização — o que pode trazer várias consequências negativas.

Determine prazos para todas as tarefas e distribua as etapas para a sua conclusão dentro desse período, como pequenas metas.

A organização das avaliações de desempenho, por ser um trabalho mais longo, pode ser dividida em pequenas partes com prazos pré-estipulados, por exemplo.

3. Foque no bom clima organizacional                

 Certifique-se de sempre ter uma equipe unida, que tenha prazer em alcançar objetivos comuns. Uma maneira de conseguir isso é por meio de metas claras e atingíveis.

Outro ponto importante para alcançar um excelente clima organizacional é focar em dinâmicas que melhorem os relacionamentos interpessoais entre gestores e colaboradores.

Além disso, é sempre essencial dar feedback sobre os resultados de iniciativas e projetos em andamento, bem como reconhecer o desempenho daqueles que se destacam.

4. Mantenha a disciplina e o foco

O volume enorme de informações com o qual lidamos diariamente pode trazer um problema grave: a falta de disciplina e foco. Outros fatores contribuem para a procrastinação, como uma pausa para o café muito longa e o uso excessivo das redes sociais.

O setor de Recursos Humanos, por lidar diretamente com pessoas, não só conhece o impacto desse problema, como também é afetado por ele.

Procure estabelecer intervalos bem definidos para descanso. Fazer pausas é muito importante para respirar e retomar o raciocínio com mais clareza.

Porém, paradas em excesso podem prejudicar a conclusão das tarefas e, por consequência, a qualidade de vida no trabalho.

5. Faça uso da tecnologia para ajudar na produtividade

A tecnologia trouxe várias ferramentas capazes de otimizar a sua rotina de trabalho e simplificar serviços burocráticos que tomavam um tempo precioso.

Há uma série de aplicativos que ajudam a gerenciar as tarefas e a agilizar processos.

Para os profissionais de RH, sistemas de recrutamento e seleção são aliados para agilizar etapas por meio da digitalização desse processo.

Assim, a divulgação das vagas se torna mais efetiva, os gestores e os candidatos ficam mais engajados, entre outras vantagens.

O uso de soluções tecnológicas em grandes empresas para melhorar a gestão de RH tem o potencial de aumentar tanto a produtividade quanto a qualidade de vida no trabalho.

Com isso, os profissionais podem ser liberados para atuarem em atividades mais estratégicas, sem sobrecarga de responsabilidades.

Quer saber como fazer uso dessas tecnologias na sua equipe, então conheça o nosso software de Recrutamento e Seleção!