Defina o que você entende por globalização

Defina o que você entende por globalização
Defina o que você entende por globalização

Juliana Bezerra

Professora de História

A Globalização é um processo de ausência ou diminuição de barreiras econômicas e imigratórias entre os países.

Está caracterizada pelo aprofundamento das relações econômicas, sociais, culturais e políticas entre os povos do mundo.

Defina o que você entende por globalização
Defina o que você entende por globalização

Características da Globalização

Econômicas

A globalização se caracteriza pela união do mercado mundial através de blocos econômicos e a desaparição das fronteiras comerciais entre seus membros.

Com isso, se verifica o aumento da concorrência econômica e do nível de competição, com a consequente exploração da mão de obra.

No mundo globalizado, se valoriza a qualificação profissional, ao mesmo tempo em que se diminuem os direitos trabalhistas que empurram os trabalhadores para o mercado informal.

Políticas

Os fóruns e organismos internacionais se transformaram no palco privilegiado das decisões políticas e econômicas.

Por isso, os blocos econômicos tentam dar aos cidadãos participação política seja através de parlamentos a fim de que se construa um espaço de discussão.

Comunicações

A marca mais visível da globalização talvez seja no campo dos meios de comunicação.

A televisão e o telefone já cumpriam este objetivo, mas com o advento da Internet e dos celulares inteligentes, este papel foi ampliado. Por isso, vemos como a informação agora é instantânea e próxima, se estamos conectados a uma rede.

Globalização no Brasil

Ao longo de sua história, o Brasil quase sempre foi um mercado fechado para produtos importados.

No entanto, após a ditadura militar de 1964 a 1985, o mercado nacional foi aberto e a globalização chegou ao País. Isto se deu através da implementação do Neoliberalismo com o Plano Collor, que promoveram a abertura do mercado nacional e as privatizações de empresas estatais.

Além disso, a expansão das indústrias e das empresas multinacionais foram essenciais para reforçar o processo de globalização no país.

Globalização econômica

Um fato notável da globalização é o acúmulo de conhecimentos. Isso provoca aumento no compasso das transformações nos meios de produção e tem como consequência o barateamento do método produtivo das indústrias.

Assim, desde os primórdios, notamos uma dispersão da cadeia de produção, através da qual os produtos são fabricados em vários países.

O objetivo principal é reduzir os custos pela exploração da mão de obra, matéria-prima e energia nos países em desenvolvimento.

Podemos também imaginar a globalização como um processo que visa constituir e aperfeiçoar uma rede de conexões.

O intuito é encurtar as distâncias, facilitando as afinidades culturais e econômicas, posto que estabelece a conexão entre os países e as pessoas de todo mundo.

Nesse sentido, as instituições financeiras (bancos, casas de câmbio) criaram um sistema eficaz para beneficiar a transferência de capital e comercializar ações em escala mundial.

Blocos econômicos

O aumento das relações econômicas entre os países gerou a necessidade de expandir seus mercados e garantir um lugar para seus produtos.

Assim, ocorreu a criação de blocos econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os membros. Estas associações são feitas de acordo com a proximidade geográfica dos países e podemos citar como exemplo a União Europeia, o Mercosul, o USMCA (antigo Nafta), o Pacto Andino e a APEC.

Os blocos econômicos também tem a preocupação de garantir valores como a democracia, a extinção da pena de morte e atenção à infância.

Globalização cultural

Com a abertura de mercados, o consumidor (que passa a ser uma nova categoria de cidadão) tem acesso a produtos importados de qualidade a baixo custo.

Este processo contribui para o acesso aos meios de comunicação pelo barateamento das tecnologias e dos métodos de produção.

Um dos ícones da globalização é a Internet, a rede planetária que conecta computadores. Ela se tornou possível graças a pactos entre diferentes entidades públicas e privadas por todo mundo.

Deste modo, a língua inglesa torna-se fundamental na Internet, como uma forma rápida eficiente para se relacionar com pessoas de outros países.

No entanto, não deixa de ser uma forma de colonização cultural, pois outros idiomas e expressões culturais são deslocados ou sub-valorizados.

Defina o que você entende por globalização
Um mundo conectado pela Tecnologia da Informação

Vantagens e desvantagens da globalização

Como principal ponto positivo da globalização temos os avanços tecnológicos que facilitam o fluxo de informação e de capitais mediante inovações nas áreas das Telecomunicações e da Informática.

A Globalização fez surgir a Geração Y, a primeira que está vivendo num mundo hiper conectado e com menos barreiras comerciais e culturais.

Como ponto negativo é preciso afirmar que a maior parcela do dinheiro fica entre os países mais desenvolvidos. Estes conseguem lucros astronômicos e cria uma brutal concentração da riqueza gerando uma relação desproporcional no mundo.

Origem da globalização

A origem da globalização remonta ao século XV durante o período mercantilista. Várias nações europeias lançaram-se ao mar em busca de novas terras e riquezas.

Posteriormente, no século XVIII, marcou-se por um incremento no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, especialmente nas novas colônias europeias na África e na Ásia.

O europeu entrou em contato com povos de outros continentes e estabeleceu relações comerciais e culturais em níveis sem precedentes.

No século XIX, com a invenção da eletricidade, das ferrovias e dos navios a vapor, as distâncias encurtaram e os produtos puderam chegar aos lugares mais remotos.

Globalização no século XX

Esse conjunto de transformações, de ordem política e econômica, intensificou-se, sobretudo, no final do século XX, com destaque para o período pós Segunda Guerra Mundial, mais conhecido como Guerra Fria.

Neste momento, os países se dividiam em aqueles que adotaram o capitalismo, apoiados pelos Estados Unidos e os que adotaram o socialismo, liderados pela União Soviética.

Após o fim da União Soviética, porém, o mundo já não estava mais dividido por uma barreira ideológica. Os países que pertenceram ao bloco comunista iriam adotar o liberalismo, como forma de governo e o capitalismo como política econômica.

Os países adotam as medidas neoliberais que defendem a abertura dos mercados nacionais, fim das estatais, diminuição dos direitos trabalhistas, entre outras medidas. Desta forma, o neoliberalismo vai impulsionar o processo de globalização econômica pelos quatro cantos do mundo.

Temos mais textos sobre o assunto para você:

Defina o que você entende por globalização

Você sabia que as decisões de outro país podem afetar você? Para entender como e por que isso acontece, é preciso saber o que é Globalização. O tema é um dos que mais caem no Enem!

Ficou interessado? Vamos explicar tudo para você!

O que é Globalização?

Globalização é o ato ou efeito de globalizar. Historicamente, o processo consiste no aumento das relações entre os países a partir da diminuição das suas distâncias. Essas relações são principalmente econômicas, mas também sociais, culturais ou políticas.

Para entender o que é globalização, é necessário saber como ela surgiu. A origem deste fenômeno aconteceu no século XV, no período mercantilista. As nações europeias passaram a realizar longas viagens de navio procurando novas terras e riquezas.

Com o surgimento das colônias de exploração na África e na Ásia, começaram os fluxos de força de trabalho e mercadorias entre os países e colônias e, inevitavelmente, também aconteciam trocas culturais.

Depois, durante a Revolução Industrial no século XVIII, a Globalização se expandiu. Estas mudanças ficaram mais intensas no final do século XX, após a Segunda Guerra Mundial, pois foi aí que o neoliberalismo ganhou força e acelerou o processo de Globalização econômica.

Surgem mais pontes entre os negócios e investimentos de uma nação para outra. Assim, os mercados de diferentes países interagem, e as indústrias de um país se instalam em outros países.

Com o avanço da tecnologia, principalmente dos sistemas de comunicação e informática e o advento da internet, a globalização é cada vez mais intensa. A integração econômica e cultural entre os países ficou ainda maior.

Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aumentou as tarifas sobre os produtos chineses. Ele disse que fez isso para proteger a indústria americana.

Agora, pense nos trabalhadores das indústrias da China, cujo lucro principal vinha da exportação para os EUA. Eles foram diretamente prejudicados pela decisão de outro país. E essa é uma das principais características da Globalização.

Fases da Globalização

Para facilitar o entendimento, a globalização pode ser dividida em quatro fases:

  • 1ª fase (séculos XV – XVIII): Grandes Navegações e Descobertas Marítimas – Revolução Industrial.
  • 2ª fase (séculos XVIII a XX): Revolução Industrial – 2ª Guerra Mundial: expansão do capitalismo.
  • 3ª fase (final do século XX): 2ª Guerra Mundial – queda do Muro de Berlim, fim da União Soviética e do regime socialista, Guerra Fria.
  • 4ª fase (século XXI): Nova Ordem Mundial: domínio do capitalismo no mundo.

Características da Globalização

Agora que você sabe o que é, vamos entender quais são as principais características da Globalização.

A maior característica da Globalização é o surgimento das empresas transnacionais. São empresas que possuem matriz em um país desenvolvido e atuam com filiais em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos.

Dessa forma, as empresas transnacionais expandem seu mercado consumidor. Também se beneficiam da mão de obra barata, isenção de impostos, doações de terrenos e outros incentivos oferecidos pelos governos dos países.

Outra característica marcante da Globalização é a interferência nos aspectos culturais de uma sociedade. Certos hábitos incomuns para um determinado país passam a ser normais, pois são aprendidos pela TV e internet.

Estes hábitos podem ser alimentares, o que é evidenciado pelas redes de fast food globais, por exemplo. Podem ser também de consumo de moda, com a atualização das vitrines das grandes lojas de departamento com as mesmas roupas no mundo inteiro.

Veja as principais características da Globalização:

  • Aumento das relações econômicas entre os países;
  • Maior produção e consumo de bens e serviços globais;
  • Informações disseminadas instantaneamente;
  • Surgimento de empresas multinacionais e transnacionais;
  • Surgimento de blocos econômicos e diminuição de barreiras comerciais;
  • Avanços tecnológicos e meios de comunicação;
  • Economia informal.

Pontos positivos e negativos da Globalização

A globalização é uma realidade que só tende a aumentar. Mas, como qualquer outro processo, também tem seus pontos positivos e negativos.

Pontos negativos da Globalização

Os países em desenvolvimento podem ter que competir muito com indústrias de países desenvolvidos. As novas indústrias podem enfrentar custos mais altos de produção do que as indústrias avançadas, que já têm mais experiência de mercado.

Nas economias pequenas, as marcas multinacionais podem forçar os comerciantes do país, diminuindo a diversidade cultural e a valorização dos produtos nacionais.

Também podemos destacar:

  • Concentração de riqueza: a maior parte do lucro das empresas transnacionais fica nos países desenvolvidos;
  • Aumento do desemprego: a Globalização e a revolução tecnológica e científica causaram a automação da produção, ou seja, robôs e máquinas realizando o trabalho antes feito por humanos;
  • Descaracterização de costumes culturais;
  • Exploração de matéria-prima e mão de obra barata.

Pontos positivos da Globalização

Os benefícios da Globalização também estão relacionados ao livre comércio. A globalização permite que a população tenha mais opções de produtos no mercado para escolher.

Além disso, quando existe uma maior abertura comercial, isto é, quando as empresas de países diferentes têm liberdade para negociar, os preços tendem a ficar menores. Outros pontos:

  • Combate à inflação;
  • Maior acesso do consumidor a produtos importados melhores e mais baratos, assim como produtos nacionais;
  • Investimentos estrangeiros em outros países;
  • Desenvolvimento tecnológico;
  • Possibilidade de troca de culturas e costumes (por exemplo a culinária), enriquecendo o conhecimento sobre outros países;
  • Melhora do relacionamento entre países.

Globalização Econômica

A globalização econômica é o processo de integração das economias de países do mundo inteiro. A globalização econômica envolve principalmente a globalização de mercados, produção, tecnologias e de organizações.

Muitas vezes, tratados entre países são assinados para diminuir barreiras econômicas e políticas entre eles, como por exemplo o Mercosul, a União Européia, o Nafta (Tratado Norte Americano de Livre Comércio), entre outros. Com a criação desses blocos econômicos, os países integrantes conseguem um maior poder de barganha em negociações.

Outra parte com grande interesse na globalização econômica, são as empresas multinacionais. Para elas, quanto menos barreiras houverem entre suas sedes em diferentes países, melhor.

Uma desvantagem da globalização econômica, é que países acabam criando dependências em alguns pontos, como a importação de matérias primas e até mesmo de produtos já prontos. Com isso, barreiras comerciais podem ser impostas por blocos de países economicamente fortes, como forma de punição por ações que não sejam bem aceitas por eles, ou pela comunidade global.

Globalização no Brasil

O Brasil é um país que se mantém no mercado internacional, sendo o maior exportador de carne bovina e o segundo maior exportador de frango do mundo, por exemplo.

A nação brasileira é integrante do bloco econômico Mercosul. Em parceria com outros países do bloco, o Brasil formula estratégias com o objetivo de obter crescimento econômico para si e para os países-membros.

A partir de 1990, com o neoliberalismo sendo instalado no país, o Brasil adotou diversas medidas para crescer no mundo globalizado. Houve crescimento da indústria, privatização de estatais e o surgimento de empresas multinacionais.

Globalização e meio ambiente

O crescimento das empresas transnacionais foi agressivo para o meio ambiente. A exploração de matérias-primas da natureza é muitas vezes feita de maneira insustentável pela maior parte das corporações capitalistas, gerando poluição e desmatamento.

Por isso, outra característica da Globalização são as alterações climáticas, catástrofes ambientais e poluição das águas.

CADASTRE-SE E GARANTA O STOODI AGORA!

Acesse gratuitamente por 14 DIAS mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Com essas informações você poderá ficar atento às notícias e perceber a Globalização à sua volta. Bons estudos!

Gostou das dicas de Geografia e quer aprender mais e ir bem nos vestibulares? Confira nosso plano de estudos e tenha em mãos tudo o que precisa para passar no Enem e principais vestibulares do Brasil. Cadastre-se: