Como estudar para fazer uma boa redação no enem

Uma das principais dficuldades dos estudantes que vão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é como fazer a redação. Para isso, é preciso entender como é a redação do Enem, suas características e exigências.

A redação do Enem é composta por uma frase-tema, geralmente de um problema atual da sociedade brasileira, e cobra dos participantes uma proposta de intervenção. O texto deve ser escrito em até 30 linhas e na forma de dissertação argumentativa.

Diferente de alguns vestibulares, o Enem cobra uma única estrutura de texto, que é a dissertativo-argumentativa. A proposta de redação vem acompanhada por textos de apoio, que podem ser pesquisas científicas, notícias, quadrinhos ou outras ilustrações. 

Confira a proposta de redação do Enem 2017:

Como estudar para fazer uma boa redação no enem
Em 2017,o tema da redação foi: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.

O objetivo da coletânea é proporcionar dados para que o candidato construa seu próprio raciocínio sobre o tema. É importante que o aluno transforme as ideias da coletânea em argumentos, pois qualquer cópia direta de algum destes textos poderá zera a nota da redação.

Cuidados para não zerar

Outros cuidados precisam ser tomados para que o estudante não tenha sua nota zerada. A fuga total ao tema ou a elaboração de um texto que não seja dissertativo-argumentativo podem zerar uma prova de redação no Enem. Diferente de alguns vestibulares, o Enem cobra uma única estrutura de texto.

A redação na prova do Enem deve ter entre 7 e 30 linhas. Qualquer texto que não cumpra com esse limite será zerado pelo corretor. Para alguns especialistas, o ideal é que o texto definitivo fique com um número de linhas acima de 20. Este espaço é suficiente para aprofundar o mínimo necessário as suas argumentações. 

Não é permitido ao candidato colocar na prova impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto que não possuir ligação com o tema proposto. Deixar a redação em branco, mesmo com texto em rascunho, é um outro preceito que zera a prova de redação.

Veja também: motivos que zeram e anulam a redação do Enem

Escolha do tema

Segundo o Antunes Rafael, professor do colégio e curso Oficina do Estudante, de Campinas/SP, não é fácil prever um tema para a redação do Enem. Essa escolha passa por perspectivas políticas, sociais, científicas e culturais. É importante ressaltar que um fato pontual pode não caracterizar como uma proposta de redação, mas alguma repercussão desses acontecimentos, sim.

Mesmo não se tratando de temas factuais, a proposta de redação sempre passa pela coletividade. A grande dica que o professor dá é para que o estudante esteja atento aos textos de apoio, pois, mesmo que não conheça bem o assunto, se fizer uma boa interpretação da coletânea, conseguirá elaborar um texto de qualidade.

Confira os temas da redação do Enem desde 2010:

- 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
- 2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
- 2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21
- 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
- 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
- 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
- 2016 - 1ª aplicação: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
- 2016 - 2ª aplicação: Caminhos para combater o racismo no Brasil
- 2017: Desafio para a formação educacional de surdos no Brasil
- 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
- 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil
- 2020 impresso: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
- 2020 digital: O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil

Mais: todos os temas da redação do Enem

Critérios para a correção

Há algumas edições o Inep utiliza os mesmos critérios para a correção da redação do Enem. São cinco competências às quais o corretor atribui um nível conhecimento de 0 a 200 para compor a nota final. Em seu texto, o estudante precisa demonstrar:

- Domínio da norma-padrão da língua escrita; - Compreensão do tema; - Organização das informações e argumentos; - Correta aplicação da lógica;

- Apresentar uma proposta de intervenção para o problema.

Como estudar para fazer uma boa redação no enem
Como estudar para fazer uma boa redação no enem

Daniela Diana

Professora licenciada em Letras

Para fazer uma boa redação no Enem nada mais importante que entender os principais pontos de avaliação.

Composta por uma banca de avaliadores, esses especialistas se apoiam nos diversos critérios que se inter-relacionam e são essenciais na construção da textualidade.

A partir disso, conhecer e entender melhor as competências estabelecidas, tornará mais fácil produzir um bom texto e se preparar melhor para o exame.

Quais são as competências exigidas?

  • Competência 1: Dominar a língua portuguesa
  • Competência 2: Entender a proposta da redação
  • Competência 3: Organização e argumentação
  • Competência 4: Conhecimentos dos mecanismos linguísticos
  • Competência 5: Elaborar uma proposta de intervenção

Qual o tipo de texto exigido?

É importante ter em mente que o texto que deverá ser produzido pelos estudantes é um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo com defesa de um ponto de vista.

Sua estrutura básica é:

  • Tema: é o assunto que será tratado junto com a ideia que será defendida no texto. Para isso, as provas do Enem oferecem alguns trechos de textos motivadores e mesmo algumas imagens para auxiliar o aluno no desenvolvimento da redação.
  • Tese: como os textos são argumentativos, nessa parte o estudante deverá ter em mente opiniões acerca do tema proposto para desenvolver a argumentação.
  • Argumentos: a argumentação é uma das partes mais importantes do desenvolvimento do texto. Saber defender sua opinião, bem como expor argumentos contra e a favor são essenciais para produção de um texto interessante. As estratégias argumentativas que o estudante pode usar englobam: exemplos, dados estatísticos, fatos históricos e pesquisas.
  • Proposta de Intervenção: na parte final do texto, o estudante deverá apresentar uma proposta de intervenção, ou seja, expor soluções para os problemas apresentados.

Dicas essenciais para se dar bem na prova

Para facilitar ainda mais a produção do texto, segue abaixo algumas dicas essenciais para o estudante que pretende obter a nota máxima na redação:

  • Ler com atenção a proposta de redação;
  • Compreender as teses e os argumentos dos textos motivadores;
  • Elaborar um projeto de texto (rascunho);
  • Focar na tipologia textual solicitada (texto dissertativo-argumentativo);
  • Escrever com uma letra legível;
  • Não ultrapassar o limite das linhas para a redação (até 30 linhas);
  • Não rasure o texto final que deve ser entregue a caneta;
  • Seja criativo na finalização do texto.

Leia também:

Como estudar para fazer uma boa redação no enem

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.

Leitura Recomendada

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que “a prática leva à perfeição” e isso é absolutamente verídico quando tratamos de redação ENEM.

Porém uma constante dúvida sobre como estudar redação é sobre a falta de informação sobre o tema que pode cair na prova.

Esse pode ser um contratempo, mas é também uma grande oportunidade para você ler muito e aprender muito sobre temas da atualidade.

O fato é que, mesmo que o tema da redação ENEM seja “surpresa” não devemos deixar de estudar essa matéria, pois ela é um dos fatores decisivos para sua entrada ou não em uma boa faculdade.

Sua jornada para a nota 1000

Estudar redação ENEM é uma tarefa que acaba causando insegurança aos estudantes e até mesmo comprometendo o plano de estudo das outras disciplinas.

Desse modo, é muito comum o estudante focar na redação e negligenciar as disciplinas da prova objetiva ou vice-versa, e isto não deveria ocorrer, pois pode comprometer completamente seu desempenho na prova.

Então, você precisa encontrar um meio de estudar tanto para as provas objetivas como para a redação ENEM.

Para isso é preciso um planejamento, mas saiba que você não precisa priorizar uma disciplina em detrimento de outra, é possível focar em tudo!

Também sei que o que desmotiva muito estudante é não saber quais temas treinar para a redação do ENEM ou quanto tempo dedicar para estudar redação e vou te ajudar com esse planejamento!

Planejamento de estudos de redação

Para facilitar o seu planejamento de estudos de redação é interessante que você se identifique: você ainda não começou a estudar redação ou já começou seu processo de escrita?

Por que isso é necessário? Porque é a partir de seu perfil que você deverá construir seu plano de estudo.

Aluno que ainda não começou a estudar redação

Se você se enquadra no perfil de aluno que ainda não começou a estudar redação, é importante que você distribua em sua semana dois dias para estudar redação.

  • Clique aqui e conheça meu curso de Redação para o ENEM

Durante esses dias, selecione e estude conteúdos teóricos sobre redação, e outras redações já escritas, bem como possíveis temas para treino prático.

Aluno que já começou a estudar redação

Se você se enquadra nesse perfil, é indispensável que também dedique pelo menos dois dias na semana para estudar redação.

Porém além de exercícios práticos, escrevendo redações, você precisa dedicar esse tempo para ler artigos e se atualizar sobre os temas atuais. No meu curso de redação para o ENEM, uma das aulas mais importantes é sobre como aumentar seu conhecimento de mundo rapidamente.

Pesquise, observe argumentos e trabalhe de forma prática escrevendo redações com os possíveis temas do ENEM.

A chave para a redação dissertativa-argumentativa

Antes de focarmos em como escrever uma redação passo a passo é preciso sabermos como fazer uma redação dissertativa-argumentativa, que é a estrutura exigida na redação ENEM.

A partir do momento que você entende a teoria, você estará dando um passo a mais para aprender a como estudar redação sozinho, pois de nada adianta você colocar a “mão na massa” e escrever várias redações se você não conhece a estrutura e os detalhes exigidos.

De modo que, sem conhecer essa parte mais técnica e teórica você não conseguirá ter um bom desempenho, mesmo se for um ótimo escritor.

Dito isso, você precisa compreender que o único caminho para aprender a como escrever uma redação dissertativa-argumentativa é conhecendo sua estrutura / esquema:

  • Tema
  • Tese
  • Argumentos
  • Proposta de intervenção

Em outras palavras, no texto dissertativo-argumentativo será necessário que você elabore uma tese em relação ao tema proposto e, em seguida, deverá determinar um ponto de vista (introdução), os argumentos (desenvolvimento) e, finalmente, a proposta de intervenção / solução (conclusão).

Como escrever uma redação passo a passo

Como estudar para fazer uma boa redação no enem

Agora que você sabe de todas essas informações, que tal aprendermos como escrever uma redação passo a passo, já que é essa técnica que você precisa exercitar durante sua produção textual?

1. Anote as ideias

Para fazer uma boa redação ENEM você precisa ter o foco no tema, pois não pode fugir dele, e isso vale também quando você estiver praticando redação.

Com o tema em mente, você deve anotar as ideias, assuntos, frases e informações que lembre sobre o assunto. Para isso, você pode usar várias técnicas — no meu curso ensino em uma aula inteira aquela que considero mais eficiente e rápida.

Depois de escrever tudo, faça uma seleção do que considera mais importante e mais interessante para ser o foco de seu texto.

2. Escreva a introdução

O próximo passo é escrever a introdução de sua redação, ou seja, apresentar o problema e as questões a serem refletidas e questionadas para desenvolver no corpo de sua redação.

É importante que a introdução seja objetiva, clara, exponha sua tese e também seu conhecimento de mundo, o que pode ser feito via citações ou alusões históricas.

3. Escreva o desenvolvimento fundamentando em tópicos

O desenvolvimento é a parte que mais pode comprometer sua redação, então você precisa escrevê-lo de forma clara e coerente, expondo suas ideias ao abordar os questionamentos que se propôs.

Uma forma de escrever um bom desenvolvimento é a partir do “filtro das ideias”, ou seja, o primeiro passo que elencamos, pois, após selecionar os assuntos que considera mais importantes, pode desenvolvê-los nessa etapa, expondo seus argumentos.

A sua escrita também deve ter coesão, ou seja, um amarramento lógico entre as ideias. Para isso, você deve aprender a usar os conectivos.

4. Capriche na conclusão

Nessa etapa é importante que você retome os assuntos que expôs no desenvolvimento e coloque em xeque uma proposta de intervenção para a problemática do texto.

Aqui no site já publiquei alguns modelos de introdução e de conclusão de uma de minhas alunas que passou em medicina.

Como treinar para a redação do ENEM

Como estudar para fazer uma boa redação no enem

Além de aprender a escrever uma boa redação ENEM, é preciso que você aprenda e desenvolva habilidades de gestão do tempo para a escrita, a estrutura de uma redação do ENEM, entre outros detalhes.

Por isso você precisa praticar levando em consideração o seguinte:

1. Fique atento ao tempo

A prova da redação de ENEM tem um tempo estipulado, portanto, você precisa ficar de olho no relógio para que não o ultrapasse.

Pratique bastante e separe tempo específico para cada uma das etapas. Vá treinando até se habituar ao tempo e não comprometer sua produção textual — sempre cronometre o tempo que você leva para escrever uma redação inteira e tente ficar dentro de 1h30min.

2. Fique atento às regras

Busque conhecer os critérios de correção da prova do ENEM para atentar a eles e não perder pontos — um deles é a própria estrutura do texto exigido que é o dissertativo-argumentativo.

Desse modo, em um texto dissertativo-argumentativo você precisa convencer o leitor sobre suas ideais e deverá usar argumentos pertinentes.

3. Fique atento ao tamanho

A questão do tamanho de uma redação também está nas regras da redação.

Por isso você também deve praticar tendo em mente esse detalhe, pois há uma quantidade mínima e a quantidade máxima de linhas que sua redação precisa ter para ser validada.

Treine tendo em mente este princípio para que não falte ou ultrapasse o tamanho estipulado. Se o seu problema está em sua letra, aprenda como melhorar sua caligrafia para a redação do ENEM.

4. Fique atento ao tema

Para garantir que sua redação não fuja ao tema, é necessário que você o entenda, portanto, como o ENEM geralmente traz temas da atualidade é vital que você busque informações sobre temas atuais para que saiba como poderá argumentar.

Veja meus 10 possíveis temas para a redação do ENEM 2020.

5. Fique atento à norma culta

No dia a dia nos damos liberdade de erramos durante a fala, usarmos gírias e até fazermos concordância errada, porém na redação ENEM tais liberdades não são aceitáveis.

Portanto, ao treinar e escrever sua redação preste atenção à norma culta, para não a quebrar e comprometer seu desempenho, por isso, ao terminar seu texto, não deixe de revisá-lo com atenção.

  • Leia 50 dicas essenciais dadas por avaliadores da redação do ENEM

6. Passe a limpo

O último passo é passar a limpo sua redação.

Pode até parecer bastante intuitivo, mas essa etapa também é necessário atenção, pois você precisa se preocupar com o espaço da folha, as margem e até a divisão de sílabas, caso alguma palavra tenha que ser dividida entre uma linha e outra.

Além disso, atente-se para não ultrapassar as 30 linhas máximas que devem ter seu texto!

Espero que tenha gostado das dicas e, certamente, ao praticá-las você terá ainda mais possibilidades de conseguir melhores resultados!

Embora seja possível aprender a estudar redação sozinho, existem várias outras estratégias que podem agilizar seu processo de escrita.

No meu curso de redação online, o Redação #Mito, vou te ensinar um método que os meus mais de 3 mil alunos utilizaram para garantir notas altas na redação do ENEM. Dá uma olhada lá!