Como comparar cdb lci imposto de renda

Imagem: Getty Images/iStockphoto/Ae11615

Téo Takar

Do UOL, em São Paulo

30/03/2019 04h00Atualizada em 07/05/2019 19h20

CDB, LCI ou LCA. Afinal, o que são essas sopas de letrinhas disponíveis para investimento em todos os bancos e corretoras? E como comparar a rentabilidade entre as três opções?

Os três produtos são títulos emitidos por instituições financeiras. Em sua origem, esses papéis apresentam algumas características diferentes:

Veja também

  • CDB: O Certificado de Depósito de Bancário é um título de investimento que não tem necessidade de um lastro (garantia) para ser emitido
  • LCI: A Letra de Crédito Imobiliário só pode ser emitida pela instituição a partir de um lastro (garantia), que são os financiamentos imobiliários concedidos pelo banco que emite a LCI
  • LCA: Similar à LCI, sua emissão tem como lastro os financiamentos concedidos pelo banco ao setor do agronegócio

Para o investidor, a origem não faz diferença, já que os três produtos contam com a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) para investimentos de até R$ 250 mil por pessoa na mesma instituição. Na prática, CDBs, LCIs e LCAs são aplicações de renda fixa bastante similares em termos de risco.

Quais os prazos e taxas de juros?

As LCAs e LCIs normalmente têm prazo mínimo de 90 dias e podem chegar a dois anos. Os CDBs têm prazo variado, podendo ter liquidez diária (permite saque a qualquer momento) ou apenas no vencimento (que pode ser dentro de um mês ou até em alguns anos).

Em termos de rendimento, esses produtos podem ser:

  • Prefixados: Você já sabe qual será o rendimento quando faz a aplicação
  • Atrelados ao IPCA: Corrigem a inflação e pagam mais uma taxa de juros
  • Pós-fixados: São atrelados ao CDI, que, por sua vez, é próximo da taxa Selic

O que muda para o investidor?

A principal diferença entre eles está na tributação. As LCAs e LCIs têm isenção de Imposto de Renda para pessoa física. O CDB segue a tributação regressiva do IR para aplicações de renda fixa:

  • 22,5% sobre o rendimento para resgates feitos até 180 dias após o investimento
  • 20% para resgates entre 181 e 360 dias
  • 17,5% para resgates entre 361 e 720 dias
  • 15% para resgates depois de 720 dias

LCI e LCA rendem mais por serem isentas de IR?

"Não necessariamente. Muita gente é induzida a achar que o rendimento da LCA ou da LCI é maior que o do CDB porque não incide Imposto de Renda. Na verdade, por causa dessa diferença de tributação, o investidor precisa ficar mais atento. Há casos em que, mesmo pagando imposto, o CDB pode valer mais a pena. O investidor vai ter que fazer a conta para comparar os produtos", disse Fabio Macedo, diretor comercial da Easynvest.

Como faço a comparação?

Você deve analisar produtos que tenham as mesmas características, como prazo (um ano, por exemplo) e tipo de taxa (pré, pós ou atrelada à inflação).

Há uma conta simples que permite comparar o rendimento das LCAs e LCIs com o dos CDBs (apesar de ser uma conta simplificada, tem uma margem de erro muito pequena):

  • Taxa equivalente a LCA ou LCI em % = Taxa do CDB em % x [1 - (alíquota de IR em %/100)]

Veja um exemplo

Imagine um CDB pós-fixado com taxa de 120% do CDI e vencimento em um ano (360 dias) e uma LCI com taxa de 94% do CDI e também prazo de um ano. Qual dos dois renderá mais?

Vamos encontrar a taxa do CDB que seria equivalente à da LCI. No exemplo dado, a alíquota de IR será de 20%. A conta fica da seguinte forma:

Taxa equivalente a LCI = 120 x [1 - (20/100)]Taxa equivalente = 120 x (1-0,2)

Taxa equivalente = 120 x 0,8 = 96%

Portanto, o CDB terá uma taxa equivalente a uma LCI de 96% do CDI. No exemplo dado, o CDB terá um rendimento maior do que a LCI, que paga 94% do CDI.

Consulte o Guia de Economia do UOL para aprender o passo a passo para investir em CDB e também em LCI ou LCA.

Gostou deste texto? Assine a newsletter UOL Investimentos para receber informações como esta em primeira mão no seu email.

Como comparar cdb lci imposto de renda

Procon exige que empresa explique finanças de Bettina

Band Notí­cias

Como comparar cdb lci imposto de renda

Se você caiu de paraquedas neste texto e ainda não sabe o que são CDB, LC, LCI e LCA, recomendo a leitura prévia deste outro texto.

Existe um grande mito que as LCIs e LCAs são sempre mais rentáveis que os CDBs e LCs, devido a isenção do IR. No entanto, se você for ver, as taxas de CDBs e LCs, são geralmente maiores que as LCAs e LCIs. Em alguns casos esta diferença acaba compensando mais que a isenção de IR, e em outros não. Por isso, é necessário fazer o cálculo abaixo para tomar a decisão de escolha.

O cálculo é simples. A ideia é comparar as rentabilidades líquidas dos investimentos, ou seja, já descontado o IR na rentabilidade.

Primeiro de tudo, você precisa saber o prazo deste investimento. Em quanto tempo, você pode deixar seu dinheiro investido sem precisar resgatar? Quanto maior o prazo, maior a rentabilidade.

Este ponto é muito importante, pois para CDBs e LCs, o % do IR que descontará de sua rentabilidade dependerá do prazo investido. Vide a tabela abaixo:

Como comparar cdb lci imposto de renda
Cálculo Rentabilidade Líquida CDB e LC

Vamos fazer dois exemplos práticos.

“O que é melhor um CDB com taxa de 121% ou uma LCI de 93%, para o prazo de 200 dias?”

Resposta: 200 dias entra na alíquota de IR de 20%. Então, os 121% do CDB, ficará com a rentabilidade líquida de 96,8% (80% x 121%). E como a LCI é de 93%, menor que 96,8%, vale mais a pena o CDB.

“O que é melhor um CDB com taxa de 107% ou uma LCA de 84%, para o prazo de 150 dias?”

Resposta: 150 dias entra na alíquota de IR de 22,5%. Então, os 107% do CDB, ficará com a rentabilidade líquida de 82,9% (77,5% x 107%). E como a LCA é de 84%, maior que 82,9%, vale mais a pena.

Este texto te ajudou? Se sim, clica no ❤, aí embaixo (para que mais pessoas tenham acesso) e compartilhe com seus amigos, colegas e familiares.

Possui alguma dúvida, sugestão ou crítica? Escreva nos comentários abaixo, para que eu possa saber.

Tempo de leitura: 8 min

Investir em CDB, Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio é uma excelente alternativa para quem buscar diversificar o portfólio utilizando a renda fixa.

Mas afinal, você sabe qual dessas aplicações financeiras oferecem a melhor rentabilidade e qual o título ideal para o seu portfólio?

A seguir, confira as diferenças entre o CDB, LCA e LCI e saiba qual desses títulos rende mais. Assim, você, certamente, terá escolhas mais assertivas e aumentará as suas chances de sucesso.

Veja como abordaremos esse tema:
O que é CDB?
O que é LCI e LCA?
Qual a diferença entre CDB x LCI X LCA?
Qual a rentabilidade de cada investimento?
Como calcular a tributação do CDB?
Como funciona a liquidez do CDB, LCI e LCA?
Qual o principal risco de investir em CDB, LCI ou LCA?
Vantagens e desvantagens do CDB
Vantagens e desvantagens da LCI / LCA
CDB, LCI ou LCA: qual aplicação rende mais?
Como comparar os rendimentos desses títulos de renda fixa?
Vale a pena investir em CDB, LCI e LCA?
Considerações sobre investir em CDB, LCI e LCA

Ao término desta leitura, esperamos que você se sinta seguro para escolher entre as alternativas de renda fixa a que melhor atende aos seus objetivos e perfil de investidor.

O que é CDB?

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa emitido exclusivamente por bancos e disponibilizado ao público geral como forma dessas organizações arrecadarem recursos para viabilizarem suas operações de crédito.

Aqueles que adquirem esses ativos são remunerados com juros definidos no momento da aplicação e prazos que variam de acordo com a instituição financeira emissora.

Em geral, os CDBs são utilizados por muitos investidores conservadores devido a sua baixa exposição ao risco.

O que é LCI e LCA?

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) são ativos de renda fixa também emitidos por bancos a fim de captar recursos para financiar o setor imobiliário e do agronegócio, respectivamente.

Asim como o CDB, essas aplicações contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), por isso também são consideradas seguras pelos investidores.

Qual a diferença entre CDB x LCI x LCA?

A principal entre o CDB e as LCIs e LCAs está no tipo de tributação que incide sobre os rendimentos de cada um dos títulos.

Embora pertençam à mesma classe de ativos, o CDB é tributado conforme a tabela regressiva do imposto de renda. Já as Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio são isentas de imposto de renda para pessoa física.

Qual a rentabilidade de cada investimento?

A rentabilidade dos CDBs é baseada no tipo de remuneração utilizad pelo título, podendo ser:

  • Prefixado, cuja taxa de juros é previamente estabelecida;
  • Pós-fixado, indexado ao CDI;
  • Híbrido, atrelado a inflação acrescido de uma taxa prefixada.

As LCIs e LCAs seguem essa mesma dinâmica e possuem uma taxa de retorno semelhante, sendo o destino final do recurso captado a principal diferença entre elas.

Normalmente, as Letras de Crédito do Agronegócio e Imobiliário são vistas como mais rentáveis devido ao benefício fiscal concedido ao investidor pessoa física.

Como calcular a tributação do CDB?

Para calcular o IR cobrado sobre os rendimentos conquistados no CDB, antes você precisa conhecer as alíquotas da tabela regressiva do imposto de renda. Nela, a alíquota máxima é de 22,5% para aplicações de até 180 dias e reduz para 15% após 720 dias. Veja:

Aplicação de até/ entre (dias) Alíquota %
180 22,5%
181 e 360 20%
361 e 720 17,5%
Maiores que 720 dias 15%

Atenção: os CDBs negociados entre o primeiro e o 29° dia do início da aplicação estão sujeitos a incidência de Imposto sobre as Operações Financeiras (IOF), cuja cobrança vai de 96% a 3%.

Como funciona a liquidez do CDB, LCI e LCA?

Os CDBs possuem diferentes prazos de liquidação. Alguns papéis têm alta liquidez e podem ser resgatados a qualquer momento, enquanto outros possuem vencimentos mais longos, por isso remuneram melhor seus investidores.

as LCIs e LCAs costumam ter baixa liquidez, além de contarem com um prazo de carência estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Se resgatados antes do vencimento, as Letras de Crédito podem ter o seu rendimento comprometido.

Qual o principal risco de investir em CDB, LCI ou LCA?

Tanto o CDB quanto as LCIs e LCAs são ativos que envolvem operações de crédito, sendo este o principal risco dessa modalidade de investimento.

Na prática, isso significa que a instituição emissora dos títulos pode não honrar com seus compromissos financeiros. Logo, essas aplicações possuem risco de crédito.

Contudo, o CDB, a LCA e a LCI são assegurados pelo Fundo Garantidor de Crédito – FGC, uma entidade privada, sem fins lucrativos, que garante a proteção do capital dos investidores, limitada ao valor de R$ 250 mil por CPF e instituição.

Além desses ativos, outros tipos de investimentos também contam com essa garantia, como a poupança, Letra de Câmbio (LC), Recibos de Depósito Bancário (RDB) e Letra Hipotecária (LH).

Vantagens e desvantagens do CDB

O CDB é um ativo de baixo risco, acessível a vários tipos de investidores. Esse título pode ser utilizado tanto para a reserva de emergência, quanto como margem garantia para operações em contratos futuros na bolsa de valores.

Além de não sofrerem com a cobrança do come-cotas e de taxas de administração, os CDBs ainda contam com a garantia do FGC.

Por outro lado, a tributação pode comprometer o lucro líquido da aplicação dependendo da taxa negociada e do prazo de vencimento do título.

Neste caso, investir em CDBs emitidos por bancos menores, que oferecem taxas mais atrativas, pode ser uma alternativa interessante. No entanto, lembre-se de respeitar o limite do FGC.

Vantagens e desvantagens da LCI / LCA

Das vantagens que o investimento em LCI / LCA oferece, a isenção de imposto de renda destaca-se.

Assim como o CDB, essas letras de crédito também contam com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito, por este motivo são consideradas de baixo risco.

Em contrapartida, as LCIs e LCAs não possuem liquidez diária e devem respeitar o prazo mínimo (carência), sendo uma desvantagem para aqueles com horizonte de curtíssimo prazo.

CDB, LCI ou LCA: qual aplicação rende mais?

Depende! A rentabilidade de um CDB, LCI ou LCA está diretamente relacionada a taxa de retorno negociada e ao prazo de aplicação do papel.

Os títulos com vencimentos mais longos, por exemplo, costumam pagar melhores rendimentos, especialmente quando comparados àqueles com liquidez diária.

As condições do mercado também refletem nos resultados. Em cenários de taxas de juros altas, as aplicações pós-fixadas tendem a se beneficiar.

Portanto, na hora de investir, não considere apenas a taxa de retorno oferecida, mas sim qual delesmelhor atende as suas necessidades, objetivos e horizonte de investimento.

Como comparar os rendimentos desses títulos de renda fixa?

Para saber qual desses títulos oferece os melhores rendimentos, você pode calcular a taxa de retorno de um CDB em comparação a uma LCI ou LCA utilizando a fórmula abaixo:

Taxa de retorno equivalente = Taxa do CDB em % x [1 – (alíquota de IR em % / 100)]

Na prática, imagine que você tem a opção de investir em um CDB pós-fixado, negociado a 115% do CDI e com vencimento de 1 ano ou em uma LCA negociada a 90%, do CDI, nas mesmas condições do CDB.

Ao calcular a taxa de retorno final do CDB, observe que o rendimento líquido de IR, neste caso, seria de 92%. Isso mostra que mesmo tributado, o desempenho do CDB seria melhor que o da LCA.

Por isso, não pense que as aplicações com isenção de imposto de renda terão sempre a melhor taxa de rentabilidade. Vale ressaltar que o prazo da aplicação também impacta no resultado, afinal a carga tributária reduz com o tempo.

Vale a pena investir em CDB, LCI e LCA?

O CDB, LCI e LCA são excelentes instrumentos de diversificação e podem contribuir com a performance de uma carteira de investimentos, principalmente porqueesses títulos de renda fixapossuem diferentes funcionalidades em um portfólio.

Isso faz com que eles sejam interessantes tanto para os mais conservadores, com objetivos de curto prazo, quanto para aqueles com perfil de investidor moderado a arrojado que visam retorno no médio a longo prazo.

Agora que você teve acesso a todas essas informações, avalie qual desses títulos podem melhorar ainda mais o desempenho de seus investimentos.

Lembre-se que você não precisa, necessariamente, optar por apenas um dos tipos apresentados. É possível investir em CDB, LCI e LCA simultaneamente. Afinal, uma carteira diversificada tende a ter melhores resultados.

Quer saber mais sobre outras opções de investimentos de renda fixa? Então continue conosco e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre o mercado financeiro.

Aproveite para consolidar seu conhecimento ao conhecer O Guia Financeiro VIP!

Na Guide, você encontra os melhores ativos do mercado brasileiro para diversificar o seu portfólio.

Se você ainda não é cliente, abra sua conta na Guide Investimentos e invista com quem te entende!

Você pode se interessar também por: