6. como se chamam as substâncias formadas nadigestão:a) das proteínas?

Ouça este artigo:

Além dos carboidratos, os lipídios são compostos orgânicos com grande valor energético, servindo como alimento para o organismo. De maneira geral, apresentam como características:

Os lipídios podem ser adquiridos através da dieta, onde serão absorvidos no intestino, ou podem ser produzidos de forma endógena, ou seja, pelo próprio organismo.

Em determinadas situações, o tecido adiposo retira lipídios da circulação sanguínea e os armazena na forma de gordura, os triacilgliceróis, para serem utilizados como fonte de energia. Assim, quando necessário, os triacilgliceróis são hidrolisados, formando glicerol e ácidos graxos, que caem na corrente sanguínea e são utilizados pelos tecidos, como o fígado e os músculos. O fígado é o principal sintetizador de lipídios endógenos.

Para que possam ser absorvidos, os lipídios precisam sofrer a digestão. Os lipídios provenientes da dieta estimulam a secreção de enzimas presentes em glândulas situadas na base da língua, conhecidas como lipase lingual. Contudo, não ocorre a hidrólise dos lipídios na boca, que são dirigidos até o estômago. Uma vez no estômago, a lipase gástrica promove a continuidade do processo, contudo, o pH altamente ácido dificulta a ação enzimática, onde a maior parcela da digestão acontece no intestino delgado. Uma vez no duodeno, o bolo alimentar com o pH ácido acaba por induzir a liberação do hormônio digestivo colecistocinina (CCK), também conhecido como pancreozimina. O CCK faz com que a vesícula biliar sofra contração e liberação da bile para o duodeno, também estimulando a secreção pancreática. Os lipídios são emulsificados pela ação dos sais biliares, formando micelas mistas de triacilgliceróis, que sofrem a digestão pela ação da lipase pancreática, liberando ácidos graxos. Desta forma, os ácidos graxos podem ser absorvidos pelas células que compõem o intestino, os enterócitos, e reconvertidos em triacilgliceróis, onde juntamente com o colesterol e apoliproteínas, irão formar o quilomícron. Os quilomícrons (QM) são então secretados nos vasos linfáticos e corrente sanguínea, sofrendo ação de lipases lipoprotéicas e gerando ácidos graxos e glicerol. Esses ácidos graxos serão oxidados e utilizados como fonte de energia, ou formar ésteres, para serem armazenados nos adipócitos ou células musculares, principalmente.

No fígado, os triacilgliceróis que compõem os QM são reagrupados, sendo enriquecidos por proteínas, ocorrendo a síntese da lipoproteína de densidade muito baixa (VLDL), que contém entre 80 a 90% de lipídios. O VLDL também sofrerá hidrólise pela lipase lipoprotéica, promovendo a liberação de ácidos graxos. Ao sair do fígado, o VLDL terá como objetivo levar triglicérides para os tecidos e, ao absorver os triglicérides, acaba por aumentar sua densidade, resultando na LDL. Assim, os QM que são reagrupados também podem formar:

  • LDL (low density lipoprotein): lipoproteína de baixa densidade, contendo aproximadamente 70% de lipídios.
  • HDL (high density lipoprotein): lipoproteína de alta densidade, com 45% de lipídios.

Podemos concluir que o tamanho da lipoproteína está diretamente relacionado à quantidade de proteína e lipídio que as compõem, sendo que a VLDL é a que possui mais lipídios e menor concentração de proteínas. O HDL acaba por apresentar mais proteínas e menor quantidade de lipídios.

A função do LDL está em transportar triglicérides para os tecidos. Por esta razão, é designado como o mau colesterol. O HDL promove nos tecidos a troca do colesterol por triglicérides, transportando-os de volta ao fígado, onde será metabolizado. Também, capta o colesterol dos quilomícrons, que é excretado na forma de sais biliares. Devido à esta ação, é tido como o bom colesterol. Para a adequada saúde, deve-se manter bons níveis de lipídios circulantes.

Bibliografia:

Nelson, David L.; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. Porto Alegre: Artmed, 2011. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Durante a digestão, as moléculas de proteínas são decompostas em suas unidades básicas, os AMINOÁCIDOS. Um lipídeo sofre decomposição, por meio da enzima lipase, em GLICERINA e ÁCIDOS GRAXOS.

Responder

licho eu quero saber sobre proteinas nao lipidios lixoooooooooooooooo

Responder

Responder

EU ODEIO CIENCIAS E HISTORIA

Responder

Alguem responde certo poxa ‘-‘

Responder

porra alguem perguntou de lipidios
da ate raiva burra

Responder

eu tambem quero sobre as proteìnas merdaaaaaaaaaaaaaa

Responder

se é um site para dar a resposta tem que dar a resposta certa tá

Responder

Responder

durante a digestão, as moléculas de proteínas são decompostas em suas unidades básicas, os AMINOÁCIDOS. Um lipídio sofre decomposição, por meio da enzima lipase, em GLICEROL e ÁCIDO GRAXOS. Respondido!?

Se não conseguir os lipídios procure no Yahoo

Responder

ae pessoal A PAOLA OLIVEIRA É UMA GATAA E GOSTOSAAAA

Responder

SEUS FILHOS DA PUTA
O JOÃO PEDRO TÁ CERTO, SEUS VIADOS

Responder

Responder

que carinha doidão é esse?
<-->

Responder

Responder

VAI TOMAR NO CUUUUU NINGUEM RESPONDE CERTO NESTA POOOOOORRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Responder

Responder

Responder

Seus retartados ele ja mandou duas repostas pq a atividade esta perguntando sobre duas coisas

Responder

Responder

O meu deuuus vcs em esse aqui e um site que as pessoas fazem perguntas e outras respondem maiss vcs ficam ai com essa raparigagem de fala putaria invez dissu pq vcs n estudem em ai vcs estaram ganhando mais ta afss -.-‘

Responder

alguem pode me responder sob as proteinas ?por favor!

Responder

nossa cada pessoa sem educaçao!!!credo…tenham mais respeito por favor…!!

Responder

Responder