O que se estuda no curso de letras

Estudar letras pode parecer mais difícil do que realmente é. O curso é disponibilizado em todo o território nacional e forma profissionais capazes de atuar em diversas áreas.

Se construiu um mito de que estudar línguas serviria apenas para ministrar aulas ou viver no exterior. Mas, atualmente, a pessoa que se forma em Letras pode trabalhar em escolas, empresas, agências e até mesmo na internet por conta própria.

Entenda como é o curso, como ele é ministrado e qual o destino dos profissionais que têm o diploma de Letras.

Letras, o que é?

A graduação em Letras trata sobre a origem e o desenvolvimento de uma gramática e de uma literatura de determinado país ou idioma. O estudante pode escolher entre trabalhar sua língua nativa ou uma língua estrangeira.

Além dessas duas possibilidades, há alguns anos a Libras passou a ser ofertada em um curso separado e próprio para ela. Pode-se formar em Letras Libras em quase todas as universidades federais do nosso país.

Vale salientar que para fazer um curso de Letras em outro idioma não é o ideal chegar sem saber falar a língua. Isso pode se transformar em uma enorme barreira para o aprendizado e o aluno se sentirá desestimulado e pode largar o curso já no início.

De forma geral, o indicado é que o aluno já chegue com um conhecimento sólido e até avançado naquele idioma. No curso ele vai adquirir conhecimentos gramaticais e literários para poder se habilitar como professor.

Ou seja, o aluno aprende a analisar a língua e conhecer sua estrutura para que possa ensiná-la a outras pessoas ou mesmo trabalhar na tradução de obras como livros e filmes.

Quantos anos dura o curso de Letras?

Como quase todos os cursos de graduação, Letras também oferece a possibilidade de se graduar em licenciatura ou em bacharelado. A primeira opção foca em formar profissionais da educação, professores.

A duração convencional do curso é de 4 anos, mas isso pode variar de acordo com a grade curricular e o horário que o aluno opta por estudar. Alguns cursos noturnos podem acrescentar 1 ano a seus períodos.

Outra possibilidade é de o aluno adiantar o curso, puxando disciplinas de períodos avançados para o atual e diminuir seu tempo de estudos. Por isso não há uma duração fixa do curso, mas uma grade dividida em períodos com possibilidade de atrasar ou adiantar a formação dependendo do desempenho e da disponibilidade do aluno.

O que se estuda em Letras?

O curso se divide em dois campos bastante específicos e diferentes. Ambos são estudados pelos alunos independente de qual deles o aluno se identifica mais. Esses dois campos de estudo são:

Linguística – que estuda a linguagem e suas manifestações. São desenvolvidos estudos acerca da norma culta e das variações linguísticas, no objetivo de compreender onde e porque essas variações ocorrem.

É como um estudo da gramática mais aprofundado, que aborda fonologia, fonética, morfologia,semântica, sintaxe e todos os outros aspectos linguísticos que existem na linguagem e na comunicação.

Literatura – enquanto a linguística cuida das características técnicas da linguagem, a literatura se ocupa de estudar e conhecer suas aplicações estéticas. Ela estuda o uso artístico da língua e suas influências em um povo ou nação ao longo da história.

A licenciatura se ocupa desses dois campos e ainda do estudo dos conhecimentos didáticos, preparando o aluno para a docência.

Mercado de trabalho de Letras

O campo de atuação de um profissional formado em letras é bastante vasto. Ele pode encontrar oportunidades de atuar como:

Professor em sala de aula: habilitado em licenciatura, o profissional pode atuar na sala de aula do ensino básico ao ensino superior. Ele encontra trabalho em instituições públicas e privadas e pode ensinar desde crianças do fundamental até adultos na faculdade.

Com o avanço das tecnologias e o crescimento dos meios digitais, o professor pode ainda trabalhar ensinando línguas diversas em aplicativos ou vídeos na internet, além de poder vender material didático autoral.

Tradutor: Livros, filmes, séries, artigos… A lista de materiais estrangeiros que precisam de um tradutor é gigantesca. É aí que entra o profissional de Letras com habilitação em língua não nativa.

Portanto, se você pensa em fazer letras, mas não deseja ser professor, essa área pode ser bem promissora e se encaixar em sua rotina de forma bastante flexível. A globalização ajudou muito para que esse mercado se expandisse.

Revisor e produtor de conteúdo: ainda nessa perspectiva digital, o mercado está aberto para quem deseja escrever artigos para web ou revisá-los. Antes da internet, os profissionais atuavam na revisão de livros, roteiros e obras acadêmicas (o que ainda é possível).

  • Vestibular e ENEM: receba informações e material gratuito no WhatsApp

Atualmente, as possibilidades se expandiram e dá para ganhar dinheiro escrevendo e revisando materiais para a web.

Crédito: Foto: Reprodução no Pexels

O curso de Letras oferece amplas opções de atuação no mercado de trabalho. Mas, esta não é a única vantagem para quem opta por estudar tal área. Então, confira então, outros motivos para escolher o universo das linguagens.

Como funciona o curso de Letras?

A formação em Letras pode ocorrer na forma de bacharelado e licenciatura, ambas reconhecidas pelo MEC. Ou seja, garantindo uma formação de qualidade.

Os cursos de licenciatura formam os professores. Então, ao optar por essa modalidade, o aluno terá aulas com foco nas políticas da educação e didática. Assim, sairá preparado para ministrar aulas.

Já o bacharelado é uma formação que contempla aspectos mais amplos sobre a língua e a literatura brasileira. Com isso, o aluno estará apto a trabalhar em empresa, prestar concursos públicos ou seguir na área acadêmica, mas não poderá dar aula.

Qual a melhor opção?

A escolha entre licenciatura ou bacharelado dependerá de suas metas. Afinal, uma não é melhor ou pior que a outra. São apenas formações com objetivos diferentes.

Caso você pense em dar aulas em escolas ou até mesmo particulares, a Licenciatura é a melhor escolha. Mas, se você pretende focar em pesquisa, revisão de textos, tradução, o bacharelado pode ser o melhor caminho.

Vantagens de se fazer o curso de Letras

O curso de Letras traz muitas vantagens para aqueles que escolhem cursá-lo. Dentre elas citam-se as seguintes:

  • Amplas opções de atuação no mercado de trabalho;
  • Opção de escolher uma ou mais habilidades para estudar;
  • Pleno conhecimento da Língua Portuguesa.

Agora que você já conhece os benefícios que a graduação em Letras traz, confira do que se trata cada tópico listado acima. E, assim, se convença de uma vez por todas que este curso traz muitos bons frutos.

1 – Mercado de trabalho e opções de atuação

O aluno do curso de Letras tem várias opções de atuação em diferentes carreiras, sejam elas no ramo da Educação ou não. Portanto, sua formação ampla e voltada para habilitações que permite trabalhar em diversas áreas.

Em geral, o mercado de letras é concorrido, mas também bastante diversificado. Há vagas em editoras, escolas de idiomas e escritórios de tradução, bem como para exercer a profissão de forma autônoma.

O campo mais amplo, no entanto, é o da docência. Nos ensinos fundamental e médio existe uma carência geral de professores de todas as áreas.

Atuação na Licenciatura

Caso o aluno opte por cursar a licenciatura em Letras, poderá, no futuro, atuar nas mesmas funções que o bacharel, as também como professor nas seguintes disciplinas:

  • Língua portuguesa, Redação;
  • Literatura, Língua estrangeira.

Atuação como bacharel em Letras

O formado em bacharelado no curso de Letras não está habilitado para ministrar aulas. Mas, ele também tem várias opções de atuação. Portanto, veja a seguir:

  • Tradutor, Redator, Editor;
  • Intérprete, Revisor.

É claro que há muitas outras. Assim, o importante é que ele escolha o caminho que deseja seguir. Bem como, a área de atuação que mais desperta seu interesse.

2 – Habilitações específicas do curso de Letras

A graduação em Letras possui habilitações nas quais o aluno escolhe uma área de seu interesse para se especializar. Dessa forma o estudante aprofunda seus conhecimentos no ramo que mais se identifica, ou pretende trabalhar.

Este curso é uma das graduações que possui mais tipos de habilitação. Confira quais são elas:

  • Português;
  • Estudos Literários ou Literatura;
  • Estudos Linguísticos ou Linguística;
  • Edição, Tradução, Inglês;
  • Espanhol, Francês;
  • Português e Inglês ou Espanhol, ou Francês.

3 – Pleno conhecimento de Língua Portuguesa

Outra vantagem de se cursar a graduação em Letras é o domínio das normas do português, algo bastante desafiador para muitas pessoas. Contudo, esse conhecimento é adquirido naturalmente ao longo do curso.

Isso significa que você aprofundará no idioma e conhecer todas as suas particularidades da língua portuguesa. Além disso, a habilidade de escrita também será melhorada no decorrer do curso, a partir das técnicas de redação e análises de produções literárias.

Este pleno conhecimento do português será de extrema importância para qualquer profissão que escolher. Afinal, a língua portuguesa está presente em todas as áreas. Ademais, quando for prestar um concurso público, seus conhecimentos serão muito úteis.

4 – Desenvolvimento pessoal

Os conhecimentos sobre literatura, história da língua, filosofia e sociologia irão abrir seus horizontes e ampliar sua visão de mundo. Com isso, você crescerá como pessoa e passará a refletir sobre a vida de outra forma.

Como é o currículo do curso de Letras?

O profissional graduado no curso de Letras estuda as particularidades da língua portuguesa e de outros idiomas, bem como suas literaturas. Além das habilitações específicas, existe também uma base comum de disciplinas oferecidas na formação.

É uma graduação para quem gosta de ler e escrever. Presente há mais de 80 anos nas universidades brasileiras, o curso prepara o estudante para atuar em diferentes cenários, seja ele licenciado ou bacharel.

Nota-se, então, que a carga de leitura é bastante intensa, com foco em:

  • Textos literários;
  • Textos teóricos sobre as línguas;
  • História da literatura;
  • Interpretação de textos;
  • Ensino de línguas.

Quem optar pela licenciatura, também terá contato com matérias como Psicologia da Educação, Estágio, Didática e outros conteúdos. Elas, portanto, visam auxiliar o futuro profissional em sua rotina em sala de aula.

A graduação envolve todos os aspectos da língua portuguesa, além da Língua Estrangeira, linguística e análise literária. Não existe outra forma de aprender todas essas disciplinas que não seja pela leitura, pesquisa e estudos.

Currículo do curso de Letras

Em geral, a grade curricular do curso de Letras é composta por matérias práticas e teóricas. Portanto, estuda-se a história da língua. Bem como, cada uma das regras gramaticais, escolas literárias e gêneros.

Escolha fazer o curso de Letras

A graduação em Letras se dá em quatro anos de intensos estudos, em que a leitura e a interpretação de texto tem presença constante. Para cursá-la, é importante também se ter gosto pela escrita.

Existem muitas vantagens de realizar esta graduação, que vão muito além de um bom emprego. Então, se você se interessa pela área, saiba que todo o conhecimento adquirido na formação contribuirá muito para o seu crescimento como pessoa.

Siga-nos nas redes sociais:
LinkedIn | Instagram | YouTube | Facebook


Postingan terbaru

LIHAT SEMUA