O que explica a perda de entusiasmo por parte dos conjurados a partir de março de 1789?

Vamos resolver cada alternativa da questão por vez:

a) O texto caracteriza o movimento de 1789 como dividido em estratégias e propósitos, e não uno como normalmente é analisado.

b) O autor divide os inconfidentes em dois grupos: um que procurava reformas reais e outro satisfeito apenas em alcançar a suspensão da derrama.

c) A existência do segundo grupo, que queria apenas a suspensão da derrama.

d) Outro ponto de divergência era a manutenção ou não da instituição da escravidão quando Vila Rica se tornasse autônoma.

e) O Iluminismo foi fundamental para a inspiração da revolta contra a monarquia portuguesa e seus pesados impostos, além do desejo de parte do grupo em abolir a escravidão.

  • Julliagatinhappank
  • há 2 anos
  • Artes
  • 257

1. Leia o texto a seguir com atenção: Não acreditamos ser possível [...] fecharquestão quanto ao movimento de 1789,como se ele fosse uno (...). íntegro em seuspropósitos (...) e estratégias...) Um dos te-mas centrais de dissenso entre os incon-fidentes era precisamente o fato de que,enquanto alguns eram mesmo movidospor elevadas aspirações políticas reforma-doras, para outros, [...] o objetivo da Incon-fidência era apenas a suspensão da derra-ma, efetivamente obtida em 14 de marçode 1789. A partir dessa premissa, é pos-sível entender e explicar o arrefecimentodos ânimos e relativo enfraquecimentoDissenso: do levante antes mesmodiscordância.da repressão que se abateuArrefecimento:sobre os revoltosos [...) aperda do entusiasmo,do animo. partir de maio de 1789.FURTADO, João Pinto. A Inconfidência Mineira: um novotempo ou reedição dos motins do Antigo Regime? In: RESENDE,Maria Efigênia Lage de: VILLALTA, Luiz Carlos (Org.). Historiade Minas Gerais: as minas setecentistas. Belo Horizonte:Auténtica; Companhia do Tempo, 2007. v. 2. p. 636.a) De que forma o autor do texto caracteriza omovimento de 1789?b) Que distinção ele faz entre os inconfidentesquanto aos seus objetivos?c) Para o autor do texto, o que explica a perdade entusiasmo por parte dos conjurados apartir de março de 1789?d) Com base no que você estudou, qual era outroponto de divergência entre os inconfidentes?e) Em dupla. Debatam, reflitam e opirem: qualera a motivação dos conjurados: as ideiasdereforma inspirados no Iluminismo ou a sus-

pensão da derrama? Justifique.​


Respostas

1. Vamos resolver cada opção do problema separadamente.

a) O texto descreve o movimento de 1789 em termos de estratégia e propósito, ao invés de analisá-lo em geral.

b) O autor divide as pessoas vulneráveis ​​em duas categorias: aquelas que buscam melhorias genuínas e aquelas que estão satisfeitas com a prevenção de vazamentos.

c) A presença de um segundo conjunto para evitar vazamentos.

d) Outra questão controversa quando Villa Riga se tornou independente é manter a escravidão.

e) O Iluminismo foi a base para incentivar a rebelião contra a monarquia portuguesa e seus impostos excessivos, com exceção de alguns grupos que queriam acabar com a escravidão.

2.

a) O autor descreve o texto de 1789 como um movimento isolado que carece de integridade nos objetivos e na estratégia. O exercício tem propósitos diferentes.

b) A diferença entre aqueles que não têm certeza de seus objetivos é que há aqueles que querem uma mudança política real e aqueles que só querem vazar (cobrar impostos).

c) O autor perdeu o entusiasmo pela campanha quando o vazamento parou.

d) Outra disputa entre os conspiradores relacionada à escravidão. Alguns querem que termine, enquanto outros querem que continue.

e) Os motivos dos conspiradores se dividem entre aqueles que querem mudar de acordo com os princípios do Iluminismo e aqueles que simplesmente não querem vazar.

Talvez alguns membros do movimento estivessem mais ansiosos para acabar com o vazamento porque estavam em dívida com a família real.

Movimento em Minas Gerais em 1789

O movimento de 1789, conhecido como Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira, surgiu de um possível vazamento, um imposto obrigatório pago à família real portuguesa.

O grupo é repreendido por um de seus membros (Joaquim Silvério dos Reis), que tem uma grande dívida com a família real em troca do alívio da dívida. O Visconde de Barbacena parou o vazamento e prendeu os manifestantes.

Os membros foram rastreados por serem membros da elite mineira, que havia sido recentemente expulsa da colônia, mas não eram membros do mais alto escalão. Joaquim José da Silva Javier, mais conhecido como Tiradentes, foi condenado e enforcado.

estude bem!

resposta: olá

um xarope e espesso, formado por longos fios lustrosos e elásticos, como os da seda e celulose, que se solidifica com algo esfriar. essa era a aparência da primeira fibra sintética, produzida no início da década de 30 nos laboratórios da du pont de nemours, um dos gigantes da indústria química dos estados unidos, com sede em dalaware. a fibra não era grande coisa do ponto de vista comercial, pois logo quebrava e se solidificado as temperaturas mais baixas. mais foi o ponto de partida para milhares de combinações químicas que produziram outras tantas amostras de fios até se chegar àquela de maior aplicação prática: o nylon.

em 1937, a du pont selecionou o nylon para a fabricação em larga escala. a partir de então, o fio invisível, resistente e durável e desencadeou uma revolução. das meias à lingerie, passando pelas capas, blusas e pijamas, o nylon passou a ser sinônimo de moda feminina. e não só de moda. tornou-se presença obrigatória nas escovas de dente, linha de pesca, pára-quedas, tapetes e suturas cirúrgicas

explicação:

resposta:

a coreia, desde sua guerra civil, é um país que está em constante conflito e apresenta mudanças intensas nos cenários políticos, econômicos e sociais. atualmente, é o foco de muitos embates e traz uma bagagem muito grande de conteúdos que podem ser cobrados nos vestibulares.

com a sua divisão no período da guerra fria entre coreia do norte e do sul, a primeira ganha destaque nos conflitos geopolíticos, em função do seu programa nuclear, estilo de liderança militar e mistério para o resto do mundo.

com a quantidade de informações disponíveis atualmente, conhecer a fundo a história desse país pode ser um grande desafio para os estudantes. por isso, preparamos este conteúdo com todas as informações que você precisa saber sobre a coreia do norte e seus conflitos.

o regime da coreia do norte

para falar sobre todo o regime atual da coreia do norte, é necessário fazer uma retomada histórica da sua criação e constituição, afinal, sua história é permeada de guerras e confrontos que sustentam as notícias atuais.

a guerra da coreia

após o final da segunda guerra mundial, o mundo presenciou o período da guerra fria, uma disputa estratégica e de liderança entre os estados unidos (eua), com o sistema capitalista, e união soviética (urss), com o regime comunista. foi, então, a partir desse período que a coreia se dividiu entre coreia do norte, que segue a linha comunista, e coreia do sul, capitalista.

isso porque, até então, a coreia do norte era um país dominado pela união soviética e a do sul, pelos estados unidos. no entanto, um ano após a divisão, kim ii-sung tornou-se presidente da coreia do norte, criando o partido comunista da coreia do norte e proclamando a república popular democrática da coreia. assim, as urss deixou o país.

esse movimento serviu de base para que a coreia do sul também fizesse a sua proclamação e, então, cortasse as relações diretas com os estados unidos. porém, esse processo gerou conflitos territoriais e ideológicos entre as duas coreias e, com isso, o norte invadiu o sul iniciando a guerra da coreia, em 1950.

depois de três anos de disputa, em 1953 os países assinaram um documento de trégua, estabelecendo um perímetro desmilitarizado na fronteira entre os dois países. acontece que, em nenhum momento um tratado de paz foi desenvolvido, gerando conflitos até a contemporaneidade.

regime atual

com tudo isso que aconteceu, a coreia do norte se fechou em seu regime comunista e de extrema esquerda, enquanto que a do sul manteve um contato político, econômico e social aberto com o resto do mundo.

dessa forma, o regime norte-coreano criou um sistema rígido e ditatorial de regras, costumes e valores que devem ser carregados de geração para geração, além de evitar ao máximo ações políticas em parceria com a comunidade internacional.

tal regime baseia-se na ideologia juche, um conceito autônomo desenvolvido pela própria coreia do norte para encontrar valores intermediários entre os sistemas comunistas e socialistas, afirmando o seu posicionamento enquanto república.