O que é um neuronio

Os neurônios são as células nervosas responsáveis pela propagação do impulso nervoso. Elas compõem o sistema nervoso juntamente com as células glias.

Existem cerca de 86 bilhões de neurônios no cérebro humano e já se sabe que novos neurônios são produzidos ao longo da vida.

Estrutura dos Neurônios

Os neurônios possuem estruturas celulares tais como núcleo e mitocôndrias assim como outras células, no entanto, sua forma diferenciada está relacionada com a sua função.

O que é um neuronio
O que é um neuronio
Estrutura básica de um neurônio

No corpo celular dos neurônios estão as organelas e o núcleo, é o local onde ocorre o metabolismo celular. Do corpo celular partem diversos prolongamentos, os mais curtos são os dendritos, através dos quais são recebidos os estímulos provenientes dos neurônios vizinhos.

O axônio é um prolongamento do corpo celular, geralmente único, longo e envolvido pela bainha de mielina, que tem descontinuidades chamadas nódulos de Ranvier. A bainha de mielina é composta de células gliais que se enrolam no axônio e podem ser de dois tipos: oligodendrócitos e células de Schwann.

O axônio é responsável pela condução dos sinais elétricos e também tem terminações através das quais transmite as informações aos neurônios vizinhos, isso acontece por meio das sinapses.

Hoje em dia já se sabe também que ocorre neurogênese, ou seja, formação de novos neurônios mesmo durante a vida adulta e não só durante o desenvolvimento embrionário como se acreditou durante muito tempo.

Saiba mais sobre as Sinapses.

Tipos de Neurônios

Durante muito tempo se acreditou que existiam 100 bilhões de neurônios no corpo humano. No entanto, pesquisadores brasileiros resolveram investigar e chegaram ao número aproximado de 86 bilhões.

Dentre esses inúmeros neurônios existem diferentes tipos, que podem ser classificados segundo sua forma ou sua função.

Classificação Segundo a Forma

O que é um neuronio
Formas diferentes dos neurônios

  • Neurônios Multipolares: Possuem muitos prolongamentos celulares, vários dendritos e um axônio. São os mais comuns;
  • Neurônios Bipolares: Possuem apenas dois prolongamentos, ou seja, um axônio e outro prolongamento que pode se ramificar em dendritos;
  • Neurônios Unipolares: Possuem apenas um prolongamento, o axônio.

Saiba mais sobre as Células Nervosas.

Classificação Segundo a Função

O que é um neuronio
Estrutura de um neurônio motor

  • Neurônios Sensitivos: Recebem os estímulos recebidos de fora do corpo e produzidos internamente e os transmitem ao Sistema Nervoso Central (SNC);
  • Neurônios Motores: Recebem as informações do SNC e as transmitem para os músculos e glândulas do corpo;
  • Neurônios Integradores: São encontrados no SNC e conectam os neurônios, interpretando estímulos sensoriais.

Veja também: Sistema Nervoso Central

Função dos Neurônios

Os neurônios são células altamente especializadas em processar informações.

São responsáveis pela propagação do impulso nervoso e pelas sinapses, de modo que fazem a comunicação entre o sistema nervoso e o restante do corpo, conduzindo respostas a determinados estímulos.

Confira questões com resolução comentada em Exercícios sobre o Sistema Nervoso.

Neurônios são as células responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos. Eles são constituídos basicamente por três estruturas: um corpo celular, dendritos e axônios.

O que é um neuronio
Os neurônios são constituídos basicamente por um corpo celular, dendritos e axônio

Neurônios são as células responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos e constituem cerca de 10% do tecido nervoso.

→ Constituição dos neurônios

Os neurônios apresentam as seguintes estruturas em sua constituição:

  • Corpo celular ou pericário: região onde se encontra o núcleo (peri = em volta; cario = núcleo) e na qual se concentra o citoplasma;

  • Dendritos: ramificações presentes no corpo celular que recebem os impulsos nervosos;

  • Axônio: prolongamento do neurônio por onde os impulsos nervosos são levados a outro neurônio ou outro tipo de célula. A transmissão desse impulso ocorre na porção final do axônio, denominada de telodendro, por meio dos bulbos terminais, onde se encontram mensageiros químicos. Alguns axônios podem alcançar 1 metro de comprimento.

Muitos axônios são envoltos por células que formam uma estrutura denominada estrato mielínico ou bainha de mielina. Dois tipos de células podem formar o estrato mielínico: os oligodendrócitos e as células de Schwann, ou neurolemócitos. Os oligodendrócitos estão presentes no sistema nervoso central e atuam como isolantes elétricos. As células de Schwann, ou neurolemócitos, produzem substâncias nutritivas. Junto com o axônio, essas células formam a neurofibra ou fibra nervosa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os neurônios podem ser classificados de diversas formas. Segundo a sua morfologia, são classificados da seguinte maneira:

  • Bipolares: apresentam um dendrito e um axônio;

  • Multipolares: apresentam mais de dois prolongamentos. A maioria dos neurônios são multipolares;

  • Pseudounipolares: apresentam apenas um prolongamento, no entanto, este se divide em dois: um se dirige para a periferia, e o outro, para o sistema nervoso central.

De acordo com a sua função, os neurônios podem ser classificados como:

  • Sensoriais: transmitem as informações captadas pelos órgãos sensoriais;

  • Motores: transmitem os impulsos nervosos aos diversos órgãos;

  • Interneurônios: estabelecem conexões entre os diversos neurônios sensoriais e motores.

→ Como ocorre a transmissão dos impulsos nervosos?

As informações chegam aos neurônios por meio da sua captação a partir dos órgãos sensoriais, que as enviam à medula ou encéfalo. Nessas regiões, os impulsos nervosos chegam aos neurônios por meio dos dendritos e são transmitidos a outros neurônios, ou outros tipos de células, pelos axônios.

Por Helivania Sardinha dos Santos

Neurônios são as células que compõem o sistema nervoso, responsáveis por conduzir, receber e transmitir os impulsos nervosos através do corpo, fazendo com que este responda aos estímulos do meio, por exemplo.

O sistema nervoso humano é formado por dois grupos de células: neuróglia e neurônios. Além de ter a função de transmitir os estímulos, os neurônios também transmitem informações entre si através de sinapses, processos que consistem justamente na troca de informações entre essas células.

Todas as ações dos seres humanos, desde locomoção voluntária, involuntária, pensamentos, memórias, capacidades cognitivas, sensações, entre outras coisas somente são possíveis graças aos neurônios.

Estima-se que existam aproximadamente 86 bilhões de neurônios no sistema nervoso dos seres humanos.

Ver também: significado do Sistema Nervoso.

Partes do neurônio

Os neurônios são divididos nas seguintes partes: corpo celular, núcleo celular, dendritos, axônio e telodendritos.

  • Corpo celular / Soma: onde fica localizado o núcleo da célula, o citoplasma e o citoesqueleto, assim como as informações do DNA da pessoa. Também é a partir desta parte que saem as extensões dos neurônio - dendritos e axônio, e onde ocorre a integração das informações.
  • Dendritos: prolongamentos que atuam na recepção dos estímulos nervosos, seja a partir do ambiente ou de outros neurônios. Estes estímulos são transmitidos para o corpo da célula (soma).
  • Axônio: são prologamentos que trasmitem impulsos elétricos do corpo celular.
  • Telodendritos: parte terminal da ramificação do axônio, quando o impulso é transmitido para outro neurônio ou órgão.

Tipos de neurônios

Os neurônios podem ter diferentes formas, dependendo da sua estrutura, por exemplo. Sendo que, neste caso, a forma do neurônio irá interferir diretamente na sua função.

  • Neurônios multipolares: apresentam mais de dois prolongamentos que partem do corpo celular. Podem ter vários dendritos, mas apenas um axônio.
  • Neurônios bipolares: apresentam dois prolongamentos a partir do corpo celular, sendo um axônio e um dendrito.
  • Neurônios pseudo-unipolares: com apenas um prolongamento partindo do corpo celular, mas este se biforca em dois novos prolongamentos, porém ambos são axônios.
  • Neurônios unipolares: apresentam apenas corpo celular e um prolongamento (axônio). Não costumam ser muito comuns, além de servir como células sensoriais da retina e mucosa olfatória.

Os neurônios ainda podem ser classificados de acordo com a função que possuem.

  • Neurônios sensitivos ou aferentes: como o nome sugere, estas células transmitem os estímulos de fora do corpo e que são produzidos dentro do organismo e, posteriormente, transmite essas informações para o Sistema Nervoso Central.
  • Neurônios motores ou eferentes: recebem informações do sistema nervoso e transmitem para os músculos e demais glândulas do corpo.
  • Interneurônios: existem no Sistema Nervoso Central (SNC) e servem para transmitir as informações e estímulos entre os próprios neurônios, interpretando desta forma os estímulos sensoriais.

Ver também: Célula e Partes do corpo humano.