Como viajar de graça de ônibus interestadual

Uma das justificativas de muitos brasileiros para não viajar por dentro do país é o preço alto das passagens. Quando não é possível adquirir aquela promoção, infelizmente, gasta-se muito para se locomover de avião e ônibus.

Com a pandemia, porém, uma das tendências para quem planeja fazer as malas é justamente explorar destinos nacionais — e ainda não gastar em moedas internacionais, com cotações nas alturas.

O que muitas pessoas não sabem é que existem inúmeras maneiras de viajar de graça ou economizando mais de 50% do valor das passagens oferecidas por empresas convencionais. Nossa selecionou algumas opções e explica como funciona cada uma delas.

Carona com a FAB

Carona em avião da FAB é opção para viajar mais barato pelo Brasil

Imagem: Força Aérea Brasileira

Essa é uma opção desconhecida até por viajantes de longa data. Com ela, é possível pegar "carona" com a FAB (Força Aérea Brasileira) e viajar para um destino nacional sem pagar nada. O serviço não é exclusivo de políticos ou militares e pode ser solicitado por qualquer cidadão brasileiro.

No entanto, conseguir uma vaga dentro do avião não é tão fácil assim. É necessário que o usuário entre no site da FAB, na parte "Correio Aéreo Nacional", e veja se da sua cidade saem voos para outros destinos. O cadastro pode ser feito por telefone e depois é formalizado via e-mail.

Por último, é necessário aguardar em uma fila de espera e, se surgir uma vaga, o passageiro é chamado e embarca gratuitamente.

Vale lembrar que não são todos os destinos que estarão disponíveis e a pessoa precisa informar quantos e quais estados ele tem interesse em viajar para ser chamada. E não tem como saber qual a data certa que o usuário vai embarcar.

Segundo a FAB, ele deve ficar com as malas prontas, pois o órgão não disponibiliza um calendário com datas de viagens futuras e só mostra os destinos no próprio dia ou horas antes do embarque.

A principal exigência feita pelo órgão é que o passageiro mostre interesse com bastante antecedência para uma viagem específica, devido à alta procura. Fique atento, pois a convocação ocorre por e-mail e, às vezes, a mensagem vai para a caixa de spam.

Ser jovem garante desconto

Carteirinha garante descontos em várias atrações pelo Brasil

Imagem: Getty Images

O ID Jovem é um benefício que permite o acesso de pessoas, entre 15 e 29 anos, a viagens de forma gratuita. Para adquirir o serviço, é necessário ter renda de até dois salários mínimos por mês.

É possível viajar de trem e ônibus por diversos estados brasileiros e a reserva em empresas responsáveis deve ser feita com, no mínimo, três horas antes.

O cadastro é feito por meio de um aplicativo e no dia do embarque é necessário mostrá-lo no celular, junto com um documento de identificação. Normalmente, são reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, seja trem ou ônibus, e outras duas com 50% de desconto, caso não haja mais vagas na modalidade gratuita. Além desse benefício, é possível pagar meia-entrada em eventos esportivos e de lazer.

Viagem gratuita para terceira idade

Terceira idade também tem benefícios na hora de viajar pelo país

Imagem: Getty Images

O direito é parecido com o programa ID Jovem, mas é oferecido para o público acima dos 60 anos e com renda mensal de até dois salários mínimos. O Estatuto do Idoso garante que viagens interestaduais possam ser feitas sem custo.

E caso o idoso não consiga comprovar renda, é possível por meio da Carteira do Idoso, do Ministério da Cidadania, mostrar que ele não possui um emprego formal e garantir o direito.

A viagem poderá ser marcada a partir de 30 dias úteis até três horas do início do trajeto.

Use aplicativos a seu favor

Se você não se encaixa em nenhuma das opções acima, é possível garantir bons preços de viagem, mesmo tendo que pagar. Uma das maneiras é usar o aplicativo Skyscanner para achar voos em conta e comparar os valores.

Quando for procurar um destino, coloque a opção "mês mais barato" e veja que economizará muito em vez de colocar uma data específica. Mas se suas férias são sempre em uma única época do ano e não têm como mudar de jeito nenhum, tente deixar as datas mais abertas e evite viagens entre sexta e segunda, onde as demandas são maiores e encarece as passagens aéreas.

Também há opção de usar aplicativos que divulgam promoções de viagens ou "bugs" de companhias aéreas. Os apps mais famosos são: Passagens Imperdíveis e Melhores Destinos.

Aplicativos ajudam a tornar as viagens terrestres mais baratas

Imagem: Getty Images

O aplicativo BlaBlacar já é usado em países da Europa e tem ganhado adeptos aqui no Brasil. Ele permite que o dono do veículo ofereça carona a outros viajantes cobrando um valor bem inferior a uma viagem de ônibus.

Para confiança de ambos, o condutor tem avaliação na plataforma e o passageiro também. Ainda é possível verificar se o motorista pode deixar ou buscar em locais mais próximos da sua casa ou um melhor ponto de encontro para os dois.

Experimente empresas econômicas de ônibus

É possível fazer viagens terrestres pagando bem pouco. Conhecidas como "low cost" de ônibus, as empresas Buser e WeMobi oferecem passagens com valores inferiores àquelas oferecidas por empresas convencionais.

Bit. Ly/viajar-gratis | Jovens de 15 a 29 anos, com renda de até dois salários-mínimos, já podem se cadastrar no aplicativo ID Jovem e viajar gratuitamente de um estado a outro do Brasil. Por meio do cadastro, eles ainda podem assistir a shows, espetáculos e eventos esportivos pagando meia entrada.

Além do aplicativo, também é possível fazer o cadastro por meio do site (idjovem. Caixa. Gov. Br/idjovem/#/jovem). O Número de Identificação Social (NIS), contendo 11 dígitos, é a “chave” para acessar o site, o aplicativo e emiti-la.

Para usar a identidade não é preciso imprimi-la. Basta apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso, acompanhada de documentação oficial com foto.

O funcionamento da meia-entrada artística-cultural e esportiva é semelhante ao já conhecido da Carteira de Identificação Estudantil. Para usar o benefício, basta apresentar a ID Jovem no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento, acompanhada sempre de documento oficial com foto.

Essa possibilidade vai permitir que jovens de baixa renda que não estudam também paguem meia entrada em diversos eventos. As recusas em aceitar a ID Jovem no pagamento da meia-entrada devem ser encaminhadas ao Procon.

Viagens

A reserva de vagas em ônibus interestaduais deverá ser feita, no mínimo, três horas antes da viagem.

O beneficiário deve apresentar a ID Jovem e a carteira de identidade no momento em que solicitar o bilhete. Serão reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros; e duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas.

Caso a empresa se recuse a fornecê-lo, as denúncias devem ser feitas pelo telefone 166 da ANTT.

ID Jovem

É o aplicativo do programa ID Jovem que dá mais acesso a transporte interestadual, cultura, lazer e eventos esportivos. Ele permite que o beneficiário emita o seu cartão de forma simples e sem custos. Basta fazer download gratuito do APP ID Jovem abaixo, fornecer os dados solicitados e salvar o cartão no próprio aplicativo:

Baixe na Google Play

Baixe na Apple Store

Baixe na Windows Store

Como funciona?

//www.youtube.com/embed/GmWhNU2nMIo

Fonte: //www.amodireito.com.br/2017/02/jovens-podem-viajar-gratuitamente-entre.html

Idosos de baixa renda têm a possibilidade de viajar de modo gratuito em transporte interestadual. Isso é possível a partir da Carteira do Idoso, a qual também permite desconto em passagens. O benefício é devido a cidadãos com mais de 60 inscritos no CadÚnico. Pode ser solicitado de maneira presencial ou pela internet.

O que é a Carteira do Idoso?

A Carteira da Pessoa Idosa, ou Carteira do Idoso, se trata de um documento que permite o acesso gratuito a passagens interestaduais nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário. Ou ao menos, o desconto de 50% nessas passagens. Esse benefício está previsto no Estatuto do Idoso, da Lei nº 10.741/03.

Após emissão, o documento tem validade de dois anos, e o beneficiário tem a possibilidade de fazer a renovação.

Quem tem direito?

Tem direito ao benefício os idosos acima de 60 anos de idade, com renda mensal inferior ou igual a dois salários mínimos. Para ter direito, o cidadão deve ter inscrição do Cadastro Único, sistema do governo federal que reúne dados das famílias de baixa renda.

Nota-se também que a Carteira do Idoso deve ser emitida por quem se encaixa nesses requisitos citados e não tem como comprovar renda individual de até dois salários mínimos.

Essa comprovação pode ocorrer a partir de apresentação de contracheque de pagamento, carnê de contribuição para a Previdência, extrato de pagamento de benefício ou declaração do INSS ou carteira de trabalho com anotações atualizadas. Então, quem dispor de um desses documentos não precisa emitir a Carteira da Pessoa Idosa para acessar os benefícios de viagens de graça ou com desconto.

Quais os benefícios?

Com a Carteira do Idoso, o cidadão de baixa renda consegue viajar gratuitamente ou obter desconto de no mínimo 50% na passagem de transporte interestadual.

O Estatuto do Idoso define que devem ser reservadas duas vagas gratuitas em todos os veículos de transporte coletivo interestadual, para os idosos nas condições mencionadas. Essa norma é válida para ônibus, barco e trem. Ao passo que, viagens de avião não estão previstas.

Um trecho do estatuto indica a “reserva de 2 (duas) vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários-mínimos”. Bem como o “desconto de 50% (cinqüenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, para os idosos que excederem as vagas gratuitas”.

Como solicitar a Carteira do Idoso presencialmente?

Para solicitar a Carteira do Idoso, o idoso com renda de até dois salários mínimos deve primeiro fazer inscrição no Cadastro Único. Para isso, é necessário comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. O cadastro é feito para toda a família, a partir da entrevista de com um dos membros, e permite o recebimento do Número de Identificação Social (NIS).

É a partir do número do NIS que o CRAS fará a solicitação da emissão da carteira através do sistema Carteira do Idoso. Para quem já está incluso no CadÚnico, basta ir ao CRAS ou em um órgão da assistência social para solicitar pelo documento.

Nota-se que, a carteira só poderá ser gerada após 90 dias, contados a partir da data de cadastro ou atualização no Cadastro Único. Ao passo que, a carteira demora até 120 dias para ficar pronta. Durante esse período, o idoso baixa renda poderá fazer uso de uma Declaração Provisória para acessar os benefícios, a mesma tem validade de até 180 dias.

A Carteira da Pessoa Idosa indica o número do NIS do beneficiário, bem como informações de identificação do idoso e do município em que ele mora e a foto.

Como solicitar a Carteira do Idoso pela internet?

Ademais, também é possível solicitar a Carteira da Pessoa Idosa pela internet. Para isso é necessário acessar o site Gov.br, no serviço relacionado a carteira para o idoso de baixa renda. Feito isso, deve-se clicar em “Emitir Carteira” e fazer o login na plataforma. Quem não é cadastrado, deve clicar na opção de “Crie sua conta gov.br”.

Emitir Carteira do Idoso

Em seguida, o usuário deve preencher o formulário solicitado e poderá imprimir ou guardar a carteira digital.

O que precisa para idoso viajar de graça?

Então, para o idoso de baixa renda viajar de graça, deverá solicitar a sua passagem a partir de 30 dias úteis até 3 horas do início da viagem.

Para conseguir a vaga gratuita no transporte interestadual, o cidadão deve apresentar a sua Carteira do Idoso. Ou ainda ir até o guichê da empresa com o documento de identidade e um comprovante de renda individual.

Nas situações em que a empresa se recusar a oferecer a passagem gratuita ou com desconto, o idoso pode fazer uma denuncia na Ouvidoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Seja por telefone, de número 166, ou por e-mail, cujo endereço é .

Leia também:

Passagens baratas: melhores sites e dicas certeiras para comprar

Saiba como receber 5 benefícios do Cadastro Único

Saiba emitir a carteira do ID Jovem para viajar de graça e ter meia-entrada

Postingan terbaru

LIHAT SEMUA