Como comparar data no excel para vencimento de produtos

Como controlar vencimentos em Excel: Você realiza o controle de vencimentos de contratos, garantias, cobranças entre outras necessidades de uma empresa? Você sabia que é possível realizar esse tipo de controle através do Excel?

Acompanhe o tutorial que preparamos para você e veja como é fácil montar a sua planilha para controle de vencimentos de contratos. Mas antes se quiser fazer o download da planilha para mais fácil visualização, basta clicar no link abaixo:

[DOWNLOAD]

Passo a Passo: Como controlar vencimentos em Excel

Vamos abordar neste exemplo o vencimento de contratos. Na planilha utilizada em nosso exemplo, temos as seguintes informações:

  • Número do contrato;
  • Nome do cliente;
  • Data de Contratação;
  • Data de Vencimento:
  • Dias Restantes;
  • Vencimento Próximo;
  • Vencido.

Destes campos preencheremos o número do contrato, nome do cliente, data de vencimento e data de contratação, os demais serão preenchidos automaticamente com o uso de fórmulas.

1º Passo: Inserindo a data atual na planilha

Para que a planilha possa realizar os cálculos de vencimentos dos contratos automaticamente, a primeira coisa que precisamos fazer é inserir no campo data atual a seguinte fórmula (conforme imagem acima): =HOJE().

Essa fórmula ficará responsável por informar na planilha a data atual do seu computador sempre que o Excel for aberto.

Formulário de Cadastro Online

Conheça nossa área de Formulários online, uma forma fácil e pratica de preencher formulários corriqueiros.

Formulário Online

2º Passo: Criando a fórmula para cálculo dos dias restantes

Seguindo em frente o nosso segundo passo será criar uma fórmula para a coluna “Dias Restantes”. Essa fórmula deverá diminuir a data informada na célula dia de vencimento do contrato pela data atual, obtendo como resultado os dias restantes de contrato.

Para isso, no nosso exemplo, utilizamos a seguinte fórmula:

Onde:

D4: Data de Vencimento;

B2: Data Atual

Observação: O símbolo “$” é utilizado no Excel para congelar valores, nesse caso precisamos fazer o seu uso para que o Excel entenda que a data atual é fixa e invariável com base no valor informado célula B2. Esse pequeno detalhe irá nos permitir inserir a fórmula apenas uma vez e arrastá-la até o final da coluna.

3º Passo: Criando a fórmula para identificação de vencimentos próximos

No terceiro passo, vamos criar a fórmula para a coluna “Vencimento Próximo”. Aqui definiremos que todo contrato com 30 ou menos dias para o vencimento deve ser notificado.

Para isso, utilizaremos a seguinte fórmula:

  • =SE(E(E4<=30; E4>0);”X”; “”)

Onde:

SE: Função Condicional

E: Utilizado para indicar a existência de duas condições

E4: Número de dias restantes

<=30: Regra de Validação (É atendida quando a célula E4 é menor ou igual a 30)

E4>0: Regra de validação que complementa a anterior, indicado que o campo só será assinalado se além de menor ou igual a 30, for maior que 0. (Contratos com 0 dias ou menos serão considerados vencidos).

“X”: O que fazer quando a regra de validação for atendida

“”: O que fazer quando a regra de validação não for atendida

Com essa fórmula informamos ao Excel, quando ele deverá assinalar a coluna “Vencimento Próximo” nos alertando sobre contratos que precisam ser renovados.

Para alterar o período de validação, basta alterar o valor “30” para 60 ou 90, por exemplo.

4º Passo: Criando a fórmula para identificar vencimentos próximos

Por fim, temos a última coluna que deverá apenas ser assinalada quanto um contrato já estiver vencido. Nesse caso utilizarmos a seguinte fórmula:

Muito semelhante a fórmula anterior, ela indica que o campo “Vencido” deve ser assinalado sempre que E4 for igual ou menor que zero.

Veja o resultado no exemplo da imagem abaixo:

5º Passo: Formatação Condicional

Por fim, para melhorar a identificação visual dos contratos vencidos ou com vencimento próximo podemos fazer uso da formatação condicional.

Para isso, selecionaremos o intervalo de células para o qual aplicaremos a regra de formatação e logo após, seguiremos as instruções da imagem abaixo, veja:

Uma nova janela se abrirá, nela informaremos que toda vez que for encontrado um “X”, o Excel deverá preencher a célula em amarelo.

Repetiremos o processo na coluna “Vencido”, informando a cor vermelha. Veja o resultado final:

Gostou da nossa dica de Como controlar vencimentos em Excel? Então, aproveite a oportunidade e faça o download gratuito da planilha agora mesmo!

Para outros recursos, visite a loja da Smart Planilhas e conheça todos os nossos produtos para a gestão dos seus negócios.

Olá amigos!! Vocês lembram que já aprendemos sobre as funções de data no Excel, né? No post de hoje vamos trabalhar com a aplicação dessas funções… é muito importante saber quando usar uma função, sempre que requisitado e a melhor maneira é praticando!

Então vamos fazer uma breve retrospectiva das funções de data. Veja abaixo:

Função HOJE() – Retorna a data atual do computador.

=hoje()

Função DIA.DA.SEMANA() – Retorna ao dia da semana em forma numérica, onde: 1 = domingo; 2 = segunda; 3 = terça; 4 = quarta; 5 = quinta; 6=sexta; 7= sábado.

=dia.da.semana(B1)

Função AGORA() – Retorna ao dia e hora atuais do computador.

=agora()

Função DIAS360() – Retorna a diferença passada entre uma data e outra.

=dias360(A1;B1)

Vamos trabalhar uma aplicação bem simples, mas explicativa, para calcular o vencimento de produtos.

  • Abra o Excel;
  • Monte a Planilha abaixo;

  • Para encontrarmos a data atual usaremos a função HOJE. Na célula C4, digite =hoje()  e enter, assim aparecerá a data atual… repita nas demais células;

  • Observem como ficou nossa coluna de data atual, lembrando que ela sempre se manterá atualizada:

  • Agora vamos calcular os dias passados usando a função DIAS 360. Sempre que utilizarmos precisaremos de duas datas: uma data inicial, que em nosso caso é a data de fabricação e uma data final, que é a data atual.

  • Façam o mesmo com as demais células
  • Para facilitar ainda mais a compreensão do usuário, vamos acrescentar uma função SE, que estabelecerá que os produtos acima de 365 estarão “VENCIDOS” e caso não esteja esteja dentro do prazo, escreva “NO PRAZO”

Façam a mesma fórmula nas demais células, =SE(D5>365;”VENCIDO”;”NO PRAZO”); lembrando que SE os dias passados forem maiores que 365,  então “VENCIDO” ou se não “NO PRAZO”. Vejam abaixo como ficou nossa planilha:

 Esperam que tenham gostado do post!

Esse foi mais um post do Blog do Curso de Informática Microcamp.
Faça um curso completo na melhor escola do Brasil >> microcamp.com.br

Postingan terbaru

LIHAT SEMUA